Qual é o bairro mais japonês do Brasil?

Perguntado por: ualbuquerque . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

bairro da Liberdade

Um dos maiores pontos turísticos da cidade São Paulo, o bairro da Liberdade é também a maior comunidade japonesa fora do Japão. Além dos japoneses, as colônias coreana e chinesa também emprestaram suas características para que aquela região seja, atualmente, considerada um pedaço da Ásia no Brasil.

No Brasil, vivem aproximadamente 1,5 milhão de japoneses e descendentes, grande parte desse número habita no Estado de São Paulo, o restante está espalhado por todo do território brasileiro e em outros pontos de concentração, como Paraná, Mato Grosso do Sul e Pará.

A região Sul abriga 11,69% do total da população de origem japonesa, e no Estado do Paraná se concentra a grande maioria.

Os japoneses estão na posição número 1 na expectativa de vida no mundo, e não apenas isso, eles vivem mais e com mais saúde.

São Paulo

São Paulo é hoje a cidade mais japonesa do país, com cerca de 290 mil descendentes. A Liberdade é o bairro de origem e maior concentração populacional.

A vinda de imigrantes japoneses para o Brasil foi motivada por interesses dos dois países: o Brasil necessitava de mão-de-obra para trabalhar nas fazendas de café, principalmente em São Paulo e no norte do Paraná, e o Japão precisava aliviar a tensão social no país, causada por seu alto índice demográfico.

Como buscar seus antepassados imigrantes japoneses
Para facilitar essa busca, duas entidades possibilitam a localização gratuita desses dados. O site do Memorial permite que você localize o imigrante pelo nome, sobrenome, ano de chegada e/ou o nome do navio.

Tadashi Yanai além da Fast Retailing
As propriedades do empresário estão nesta lista, como uma casa avaliada em US$ 50 milhões localizada em uma região periférica a Tóquio.

Seuku Miyadora

Faleceu agora no início da manhã o japonês mais famoso do mundo, Seuku Miyadora (1928-2019). Ele deixa viúva a senhora Jaky Tikumy, e dois filhos: Tegozo Nakara, de 15 anos e Oku Tekomo de 4.

Nissei é a segunda geração dos imigrantes japoneses. O filho do nissei, nascido no país em questão, é um sansei, em que “san-” significa terceira, ou seja, o issei é a primeira geração, o nissei é a segunda, e o sansei é a terceira. Nissei são os filhos de japoneses (dos Issei); cuja natalidade deu-se no Brasil.

A vinda de imigrantes japoneses para o Brasil foi motivada por interesses dos dois países: o Brasil necessitava de mão-de-obra para trabalhar nas fazendas de café, principalmente em São Paulo e no norte do Paraná, e o Japão precisava aliviar a tensão social no país, causada por seu alto índice demográfico.

estado de São Paulo

Mais de 70% dos brasileiros asiáticos estão concentradas no estado de São Paulo. Também existem populações significativas no Paraná, Mato Grosso do Sul, Amazonas , Pará e Pernambuco.

1 – Um bom lugar para se morar
O Brasil tem cerca de 1.5 e 2.5 milhões de japoneses e descendentes de japoneses, e isso pode ser uma certeza que eles achamo Brasil um bom lugar de se morar.

O crescimento econômico japonês nas décadas de 1960 e 1970 foi baseado na expansão rápida da indústria pesada em áreas como automotiva, aço, construção naval, química e eletrônica. O setor secundário (indústria, construção e mineração) expandiu para 35,6% da força de trabalho em 1970.

Com relação à saúde, a expectativa de vida no nascimento, no Japão, é de 84 anos, três anos a mais do que a média da OCDE, de 81 anos. A expectativa de vida das mulheres é de 88 anos, comparada a 81 anos para os homens.

Em dados mais recentes, publicados em 2020 pelo governo japonês, a expectativa de vida era de 81,64 anos para homens e de 87,64 para as mulheres. Para efeitos de comparação, de acordo com dados do IBGE de 2021, a expectativa de vida no Brasil para o ano era de 76,8 anos.

A relação migratória entre Brasil e Japão tem sua origem no início do século XX, fato desencadeado a partir de um acordo firmado entre os dois países. Atualmente, o Brasil possui a maior população japonesa fora do Japão do mundo, são pelo menos 1,5 milhão de pessoas.

Hamamatsu

As cidades com mais brasileiros são Hamamatsu (Shizuoka), Nagoia (Aichi), Oizumi (Gunma), Shizuoka (Shizuoka), Gifu (Gifu) e Saitama (Saitama).

5.565

Segundo o IBGE, o município é uma unidade político-administrativa, cuja sede é chamada de cidade. No Brasil, existem exatamente 5.565 municípios. O número de municípios no Brasil mais que dobrou desde a década de 1960.