Qual é o bairro mais antigo de Contagem?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

o Retiro

Localizado em Vargem das Flores, o Retiro é um dos bairros mais antigos de Contagem, com forte ligação com a regional Sede por tradição histórica, religiosa e social.

O município de Contagem se originou do pequeno povoamento que surgiu espontaneamente no século XVII e início do século XVIII, quando em busca de ouro e pedras preciosas, as primeiras bandeiras paulistas chegaram em território da colônia portuguesa ainda desconhecida, mas que futuramente viria a chamar Minas Gerais.

Segundo o historiador Ermelino de Leão, o nome do bairro é uma homenagem à influente família Cabral, que residia na região e, em meados do século passado, doou o terreno onde se ergueu a pequena capela consagrada ao Bom Jesus, hoje conhecida como Igreja do Cabral e cujo nome oficial é Igreja Senhor Bom Jesus do Cabral.

Maior aglomerado de Minas Gerais sem considerar os complexos de favelas, o Jardim Terezópolis/Santo Antônio tem cerca de 23,1 mil moradores e números impressionantes. A favela conta com 11 bairros, 160 becos e 207 pequenas empresas na região industrial, segundo informações da Regional Jardim Terezópolis.

Os bairros de Contagem estão divididos em oito regionais administrativas: Sede, Eldorado, Riacho, Industrial, Ressaca, Nacional, Petrolândia e Várzea das Flores.

Um posto de registro foi instalado na Região das Abóboras. Em torno dela, surgiu o povoado “Arraial de São Gonçalo da Contagem das Abóboras”. O nome Contagem faz referência à contagem das cabeças de gado, de escravos e mercadorias que eram taxadas no posto de fiscalização.

Entre as cidades citadas, a ordem de cada uma delas, levando-se em conta a extensão territorial, é: Belo Horizonte (331,354km²), Contagem (194,746km²) Uberlândia (4.115,206km²), Juiz de fora (1.435km²) Betim (343,884km²), Montes Claros (3589,811km²) e Uberaba (4 523,957km²).

Contagem é uma das principais escolhas para pessoas que buscam moradias confortáveis de qualidade, sem se afastar em demasia de Belo Horizonte. A cidade faz limite com a capital mineira, ficando entre ela e Betim. Sua acessibilidade é alta, pois possui várias linhas de ônibus e até metrô.

Assim, por ali, as pessoas, com o tempo, foram ocupando as terras e formando um povoado conhecido como “Arraial de São Gonçalo da Contagem das Abóboras”.

Os números surgiram há mais de 30 mil anos quando os seres humanos tiveram que contar objetos e animais. Quando sentiam necessidade de contar aquilo que caçavam ou pescavam, os homens e mulheres primitivos desenhavam animais nas paredes para indicar sua quantidade.

E nas redondezas, ainda se assentavam pessoas que encontravam faixas de terras devolutas. Ali se comercializava vários tipos de gêneros, como gado, cavalos e potros; barras de ouro; ouro em pó para ser trocado por dinheiro ou com os guias, para casa de fundição de Sabará. Entretanto, esse comércio era precário.

O núcleo de Nova Contagem é um conjunto construído na década de 1980 para abrigar moradores retirados de áreas de risco de todo o município. À época era considerado “o fim do mundo” segundo o morador Antônio Cotta: “Morávamos em áreas de risco, mas em bairros já constituídos e com toda a infraestrutura.

Com o crescimento acelerado da cidade, a Administração Municipal incorporou, em 1912, as colônias agrícolas à zona suburbana. Novos logradouros foram abertos e lotes coloniais divididos em porções menores (com áreas de 300 ou 600m²), dando origem ao bairro Carlos Prates.

Lagoinha. Trata-se do mais antigo e emblemático bairro pericentral de BH.

Rogério Rego

Criado no aglomerado, Rogério Rego comanda um programa na Radio Autentica Favela, é conselheiro tutelar e liderança social no Serrão. Ele conta que quando chegou ao aglomerado, há cerca de 30 anos, a Serra era bem diferente.