Qual é o astro que gira em torno de um planeta?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Os astros que giram em torno dos planetas são os satélites naturais, também chamados de luas. O planeta Terra possui como satélite natural, a Lua. No sistema solar orbitam cerca de 170 satélites naturais.

O Movimento de Rotação é a revolução de um corpo celeste sobre seu próprio eixo (imaginário). O tempo gasto para realizar esse percurso é chamado de período . Embora esse movimento se aplique aos demais planetas do Sistema Solar, vamos limitar o nosso estudo ao Planeta Terra.

O Sol é considerado uma estrela de sequência principal (que produz sua energia por meio da fusão do hidrogênio), de categoria anã amarela.

O Sol é a estrela mais próxima do Planeta Terra. É o corpo central e responde por mais de 99% da massa do sistema ao qual dá nome. Formado basicamente por hidrogênio e hélio, o Sol é uma fonte de energia incrível.

Lua é sinônimo de satélite natural ou planeta secundário. Trata-se de um corpo celeste que gira em torno de um planeta principal e não em torno de uma estrela.

Lua

A Lua é um astro iluminado que reflete a luz do Sol, um astro luminoso. A Lua é o único satélite natural da Terra e pode ser vista durante o dia em alguns períodos do mês.

O que faz a Terra girar? Na verdade, o nosso planeta, assim como os demais planetas solares, só gira porque não existe nenhum tipo de força ou resistência capaz de parar a sua rotação, que se perpetua.

Na escola, aprendemos que a Terra gira ao redor do Sol e em seu próprio eixo - os movimentos responsáveis pela existência do dia e da noite, além das estações; mas há outros movimentos realizados pelo planeta. Para girar sobre seu próprio eixo, a Terra leva exatamente 23 horas, 56 minutos e 4,1 segundos.

A rotação terrestre é um movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo, ou seja, é o movimento giratório do nosso planeta, como se fosse um pião girando em pé!

Na Astronomia, astro é o nome dado aos corpos celestes que orbitam no espaço. No entanto, no que diz respeito à Astrologia, os astros possuem o mesmo significado que os planetas. São eles: Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

Estrelas, portanto, são astros luminosos, já que realizam o processo de fusão nuclear, que requer muita energia para acontecer, mas libera muito mais energia do que consome — tendo luz e calor como consequência.

O movimento em que a Lua gira em torno da Terra é chamado de revolução. Dura aproximadamente 28 dias, assim como a rotação, e é ele que permite a existência das quarto fases, de 7 em 7 dias. Este período de 28 dias, em que a Lua gira ao redor da Terra e ao redor de si mesma se chama mês lunar.

Vênus é facilmente reconhecido pelo seu intenso brilho e sua cor branco-azulada. Marte aparece bem avermelhado e Saturno tem uma coloração entre o amarelo e o alaranjado. Júpiter aparecerá somente após as 23h, na direção leste.

Vênus

O mais brilhante dos planetas, Vênus excepcionalmente pode ser avistado durante o dia. Sua cor é branco-azulada e seu brilho aparente só é superado pelo Sol e pela Lua.

O SOL É PURO CALOR E ENERGIA EM ALTÍSSIMAS ESCALAS. ELE REINA ABSOLUTO COMO O MAIOR OBJETO DO NOSSO SISTEMA TODOS OS OUTROS CORPOS DO SISTEMA SOLAR, COMO PLANETAS, PLANETAS ANÕES, ASTEROIDES, COMETAS E POEIRA, BEM COMO TODOS OS SATÉLITES ASSOCIADOS A ESTES CORPOS, GIRAM AO SEU REDOR.