Qual é o assunto da quadrilha?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

A dança em si representa a realização da festa de casamento. Essa tradição tem como objetivo homenagear Santo Antônio, o santo casamenteiro. Além do noivo e da noiva, outros personagens tradicionais fazem parte do roteiro da quadrilha: o padre, o pai da noiva, o juiz e o delegado.

Brasil

A origem da dança é europeia, mais precisamente inglesa com influência francesa, e chega ao Brasil junto com a família real portuguesa, principalmente com apresentações nos salões da corte durante o século 19 em cidades como Rio de Janeiro e Salvador.

Os personagens são: os noivos, os pais do noivo, os pais da noiva, os padrinhos e as madrinhas, o padre, às vezes, o sacristão, o delegado, às vezes, com alguns soldados, o juiz com o escrivão; os demais integrantes do grupo são convidados.

A quadrilha é dirigida pela narração de uma pessoa (marcador), que faz brincadeiras e conduz os casais em cada momento. A temática mais comum nas quadrilhas atuais é a do casamento.

A festa junina, uma das maiores tradições brasileiras, surgiu no período pré-gregoriano na Europa, como uma festa pagã que comemorava a fertilidade da terra e as boas colheitas. Essa festa sempre acontecia durante o solstício de verão, que acontecia no dia 24 de Junho.

É uma manifestação cultural que se relaciona a questões sociais e culturais das regiões brasileiras. Por isso, além de ser uma atividade lúdica, a festa junina pode ser utilizada como um elemento pedagógico.

Os principais elementos da festa de São João
Os festejos da festa contam com pratos típicos da festa junina, brincadeiras e a quadrilha de São João, como dança tradicional. Porém, vale lembrar que isso pode mudar de região para região.

A quadrilha é uma tradicional dança que ocorre, predominantemente, nos festejos juninos com a participação de muitos dançarinos quadrilheiros e um narrador.

Quadrilha

  • Caminho da roça;
  • Balancê;
  • Túnel;
  • Formação do caracol;
  • Olha a chuva;
  • Olha a cobra.

A quadrilha, também chamada de quadrilha junina, quadrilha caipira ou quadrilha matuta, é um estilo de dança folclórica coletiva muito popular no Brasil.

Hoje existem quadrilhas tradicionais, que se caracterizam por roupas e por movimentos simples e as quadrilhas estilizadas, com passos coreografados e figurino cheio de brilho e glamour.

A festa junina escolar é uma oportunidade de aprendizado prático e lúdico, onde os estudantes podem conhecer mais sobre a cultura brasileira, participar ativamente da organização do evento, desenvolver habilidades manuais na criação das decorações e, claro, se divertir!

  1. Faça um projeto interdisciplinar da Festa Junina na escola. ...
  2. Trabalhe as origens da festa junina. ...
  3. Mostre o significado das tradições. ...
  4. Apresente as festas regionais. ...
  5. Envolva toda a comunidade escolar nos preparativos da Festa Junina na escola.

Essas festas eram realizadas como forma de afastar os maus espíritos e qualquer praga que pudesse atingir a colheita. Para melhor entendermos isso, é preciso considerar que o solstício de verão no hemisfério norte acontece exatamente no mês de junho.

Quadrinha são poemas de quatro versos que apresentam linguagem simples, rimam e divertem as crianças. Elas fazem parte da cultura popular, por isso, desde pequenos, costumamos ouvir quadrinhas contadas pelos mais velhos.

1. São João de Campina Grande, Paraíba. Considerada a maior festa de São João do Brasil, o “Maior São João do Mundo” acontece em Campina Grande, na Paraíba, na região Nordeste.

A partir da década de 1980, um movimento de profissionalização dos grupos de quadrilha junina deu origem a derivações como quadrilha estilizada e quadrilha moderna, que competem em concursos, se relacionam com o contexto urbano de festividades juninas e são muito fortes no estado de Goiás.

O Dia de São João é uma das comemorações da Festa Junina. São João Batista, na tradição cristã, anunciou a “boa-nova” (boa notícia) da vinda do Cristo, filho de Deus, salvador da humanidade, que “renovaria todas as coisas”. Foi ele também que batizou Cristo no rio Jordão.

Quando as festas juninas começaram a ser celebradas no Brasil? A ideia de festa junina chegou ao Brasil por intermédio dos portugueses durante o período de colonização, no século 16, afirma o CPS. Na época, a honraria aos três santos juninos era marcada por procissões, missas, danças e comemorações populares.