Qual é o artesanato típico de São Paulo?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Derivado da miscelânea cultural, o artesanato de São Paulo vai da cerâmica rústica ao trançado de fibras naturais, especialmente em cidades do Vale do Ribeira, onde se concentra a maior população tradicional do estado.

A produção artesanal resulta do próprio trabalho manual do artesão. Já a arte popular é fruto da criação do artista e reflete com mais expressividade as crenças e tradições de um povo. Da abundância de folhas, palhas, cipós e fibras, nasceram peneiras, cestos, esteiras e redes.

O artesanato local aposta em elementos como pedras semipreciosas, cerâmicas, madeira, metais e barro. Nesse sentido, como resultado desses materiais, você encontra redes, tapetes, tachos em cobre e diversos produtos produzidos a partir do barro.

O artesanato é reconhecido em áreas como a de bijuterias, bordados, cerâmica, vidro, gesso, mosaicos, pinturas, velas, sabonetes, saches, caixas variadas, reciclagem, patchwork, metais, brinquedos, arranjos, apliques, além de várias técnicas distintas utilizadas para a fabricação de peças.

As técnicas do artesanato brasileiro que se sobressaem são a cerâmica, as rendas, a cestaria, a tecelagem e os trabalhos em madeira, pedra e couro.

A cerâmica é uma das formas de arte popular e de artesanato mais desenvolvidas no Brasil.

Quais são os 8 tipos de artesanatos mais vendidos?

  • Crochê e tricô Apesar de serem duas técnicas diferentes, o resultado final pode acabar muito similar, não é mesmo? ...
  • Cosméticos artesanais. ...
  • Velas terapêuticas. ...
  • Acessórios. ...
  • Artesanatos com reciclagem. ...
  • Macramê ...
  • Biscuit. ...
  • Artesanato em feltro.

As formas mais comuns são as flores, mas juntando diversos fuxicos é possível criar, por exemplo: bonecas, animais, colares, chaveiros, colchas de cama, tapetes, etc. O importante é usar a criatividade. Que tal unir o útil ao agradável e ao sustentável?

Técnicas milenares, passadas entre muitas e muitas gerações, o crochê e o tricô voltaram com tudo nos últimos anos. Bonecas e brinquedos infantis, almofadas, bolsas, forro de mesa, roupas casuais e roupas de banho, acessórios e roupas para pets são belos exemplos de itens que podem ser feitos dessas maneiras.

O artesanato, portanto, pode ser entendido como uma dessas formas de manifestações artísticas da sociedade, pois carrega questões sociais e de ancestralidade, a combinação entre a tradição e o contemporâneo, a transmissão de conhecimento entre gerações e, também, importância econômica em nível nacional.

O artesanato é uma forma de produzir objetos com o uso das mãos, ou seja, de forma artesanal. O artesanato é uma técnica manual, utilizada pelo artesão, para a confecção de obras objetos funcionais ou artísticos.

De acordo com o Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa, um artesão é um indivíduo que “produz, por prazer artístico ou profissionalmente, trabalho que depende de habilidade manual”. Nesse sentido, o artesanato é uma técnica profissional e artística.

2022. Cada obra de arte é única e, portanto, o artista nunca fará uma igual a outra. Já o artesanato possui uma produção manufaturada em larga escala, ou seja, produz-se muitos produtos iguais para serem comercializados.

Os indígenas são os primeiros artesãos brasileiros, pois antes mesmo da chegada dos portugueses, no século XV, eles produziam manualmente diversos itens, como cestos, cerâmicas, tinturas, armas de arco e flecha, ornamentos de penas e plumas, além das vestimentas, máscaras, tinturas e a própria moradia.

Conceito de artesanato
O quarto capítulo da Portaria 1007-SEI/2018 estabelece o artesanato como toda produção resultante da transformação de matérias-primas em estado natural ou manufaturada, através do emprego de técnicas de produção artesanal, que expresse criatividade, identidade cultural, habilidade e qualidade.

Na região norte e nordeste a tecelagem é a principal fonte de renda de muitos artesãos que confeccionam redes, mantas, tapetes e almofadas. Sem dúvida, essas peças de artesanato brasileiro dão um toque de aconchego e estilo para qualquer ambiente.

A Região Sudeste
Os artesãos são muito criativos, utilizando fibras de coco, taquara, cipó e bambu para confeccionar cestos, balaios e abanos, acessórios indispensáveis devido às altas temperaturas da região.

As Tipologias do Artesanato
As matérias-primas do artesanato podem ser de origem mineral, vegetal, de animal.

Tipos de artesão

  • Artesão-artista: aquele que é muito habilidosos com objetos de decoração e arte. Ele utiliza a sua criatividade para criar obras originais. ...
  • Artesão-artesão: aquele que trabalha com objetos em série. ...
  • Artesão semi-industrial: esse é aquele que utiliza moldes ou formas para a confecção das peças.