Qual é o artesanato da região sul?

Perguntado por: ecruz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Os tapetes feitos à mão e as peças em madeira e argila são destaques da região Sul do país. Diante da influência europeia localizada na região, os artesãos sulistas investem em renda, barro, madeira, fibras vegetais e palhas para criar diversos produtos, como bolsas, chapéus, redes, cestarias e até mesmo bonecas.

A cultura da região Sul é notável pela influência italiana, alemã, ucraniana e polonesa. As principais manifestações culturais estão na dança, na literatura e na culinária. Os Centros de Tradições Gaúchas são sociedades sem fins lucrativos que lutam para a preservação da cultura gaúcha.

Os tipos de artesanato são:

  • Tear;
  • Crochê;
  • Bordado;
  • Patchwork;
  • Reciclado;
  • EVA;
  • Feltro.

A região Sul do Brasil tem como uma de suas características a forte presença europeia em seu processo de colonização e povoamento. Assim, possui traços europeus marcantes na arquitetura, na culinária, na população e até no clima, pois é a única do país cujos estados estão abaixo do Trópico de Capricórnio.

Essa região apresenta elementos culturais dos índios (primeiros ocupantes do território), espanhóis e portugueses (colonizadores), negros (escravos). Posteriormente, os imigrantes alemães, italianos, açorianos, eslavos, japoneses, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Sul do Brasil.

5 principais tendências de artesanato para 2021 e 2022

  1. Enxovais e decoração infantil. Tudo que envolve crianças tem aquele toque de fofura e delicadeza. ...
  2. Crochê e tricô ...
  3. Cosméticos artesanais. ...
  4. Feltro. ...
  5. Acessórios da moda.

Além do artesanato indígena das etnias Kadiwéu e Terena, o público da feira prestigiou outros tradicionais e de arte popular, como: bonecas, utilitários e produtos decorativos em cerâmica, flores em madeira, peças em cabaça, madeira, fibra, osso, couro e lã de carneiro.

O artesanato expressa a cultura e a identidade de um povo. Cada produto artesanal traz impresso a sua origem, matérias-primas e técnicas, sendo capaz de traduzir a sua identidade regional. E os produtos artesanais reforçam sentimentos de pertencimento a identidades regionais.

Além da agricultura, a indústria e o setor de serviços são a base da economia local. Entre os principais produtos estão: arroz, milho, soja e trigo.

No Rio Grande do Sul, os estilos encontrados são praticamente o bugio, o vanerão, xote, valsa, chamarrita, além das músicas folclóricas como balaio, tatu, facão, pau de fita. Já em Santa Catarina um estilo que chamado de música de bandas, parecido com a marchinha, recebe também a influência do estilo gaúcho.

A seguir, apresentaremos 7 dos mais populares tipos de danças típicas da região Sul do Brasil.

  1. 1 – Chula gaúcha. ...
  2. 2 – Vaneira. ...
  3. 3 – Mazurca. ...
  4. 4 – Chimarrita – Dança típica da região Sul de origem portuguesa. ...
  5. 5 – Milonga. ...
  6. 6 – Pau de Fitas – Dança das fitas. ...
  7. 7 – Dança da Balainha.

A cerâmica é uma das formas de arte popular e de artesanato mais desenvolvidas no Brasil.

O artesanato é reconhecido em áreas como a de bijuterias, bordados, cerâmica, vidro, gesso, mosaicos, pinturas, velas, sabonetes, saches, caixas variadas, reciclagem, patchwork, metais, brinquedos, arranjos, apliques, além de várias técnicas distintas utilizadas para a fabricação de peças.

Artesanato é a arte de criar objetos por meio da transformação da matéria-prima, usando as mãos como o principal instrumento de trabalho.

danças típicas, chimarrão, esportes que envolvem atividades campeiras.

No Sul e no Sudeste há mais desenvolvimento porque as políticas do país são mais concentradas nessas regiões. Onde estão as indústrias de grande porte e os maiores investimentos? No Sul e Sudeste”, destaca. Segundo ele, há a necessidade de uma política de desenvolvimento regional para o Nordeste brasileiro.

A formação territorial da região Sul teve início ainda no processo de colonização do Brasil. No entanto, diferentemente da maior parte do território nacional, os primeiros estrangeiros a aportarem na área foram os padres jesuítas espanhóis, no século XVI. Nos séculos que se seguiram, a presença portuguesa ampliou-se.

A dança tradicionalista gaúcha surge a partir de 1949 inspirada nas danças uruguaias. Daquele momento em diante, danças folclóricas foram incorporadas e reeditadas e outras foram criadas a partir das pesquisas de Paixão Côrtes.

Foram os alemães que introduziram os embutidos, muito consumidos em todas as suas refeições. Já o arroz carreteiro surgiu com os trabalhadores que transportavam cargas por todo Brasil, os carreteiros, que preparavam pratos com carnes que podiam ser facilmente transportadas sem estragar, como o charque e a carne de sol.

Os artesanatos de tricô e crochê têm um alto valor de mercado, portanto essas são algumas das opções mais lucrativas para você apostar!