Qual é o aranto venenoso?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Qual aranto é venenoso? A planta não é venenosa. No entanto, ela pode ser confundida com outras que não são próprias para consumo.

A ciência começou a explorar há alguns anos a capacidade das kalanchoes em combater o câncer. Por exemplo, um estudo de 2015, conduzido por cientistas cariocas, mostrou que compostos isolados de outro tipo de kalanchoe, a tubiflora, podem atuar contra células agressivas de leucemia.

Além disso, não devem ser ingeridas mais de 30 g da planta por dia. Isso porque, o consumo exagerado do aranto pode causar efeitos tóxicos no corpo, assim como vômitos e diarreia.

Possíveis Efeitos Colaterais e Precauções
Se você possui sensibilidade a outras plantas da família Kalanchoe, é aconselhável ter cautela ao manusear a planta aranto. Em grandes quantidades, a planta aranto pode causar problemas digestivos, como náuseas, vômitos e diarreia.

Para fins terapêuticos, são utilizadas normalmente as folhas de aranto, de onde se extraem as substâncias ativas com propriedades medicinais. O consumo é feito na forma de chá ou cápsulas, que são produzidos a partir do extrato seco das folhas da planta medicinal.

Além disso, as folhas frescas do aranto, também podem causar intoxicação, não sendo recomendado seu consumo. Por isso, o uso do aranto deve ser feito apenas com orientação do médico ou de um profissional com experiência em plantas medicinais.

Mãe-de-milhares, também conhecida como aranto, é uma planta herbácea, suculenta, originária de Madagascar na África que chama a atenção por seu efeito ornamental e valor medicinal.

A "mãe de milhares" pode ser consumida em chá ou suco. Para isso, é necessário separar algumas folhas da planta. No caso do suco, é preciso que a folha esteja verde, enquanto o chá já requer folhas secas.

A planta medicinal Avelós, de origem africana e que pode ser encontrada em todo o Brasil, é a base para uma pesquisa desenvolvida em Valinhos (SP) que busca alcançar um novo tratamento para o câncer.

Resultados: os entrevistados citaram sete plantas medicinais utilizadas no tratamento e na prevenção do câncer: babosa (Aloe vera sp), erva-de-lagarto (Casearia sylvestris), noz-pecã (Caraya illionensis), quebra-pedra (Phyllanthus niuri), cocão (Erythroxylum argentinum), madressilva (Lonicera sp) e carrapicho rasteiro ...

Além de reduzir a pressão arterial, estudos sugerem que o amaranto – por ser rico em fitoesterois – tem potencial para reduzir o nível do colesterol ruim no organismo.

Ele atua como anti-inflamatório natural, sendo usado para preparar chás e sucos para tratar dor de garganta e outras inflamações, por exemplo.

Para fazer o suco de Aranto (aproximadamente 200mL, 1 copo), você pode seguir os passos:

  1. Separe um pedaço da folha da planta (do tamanho aproximado de 3 dedos);
  2. Misture com 200mL de água;
  3. Leve tudo ao liquidificador (ou processador/mixer).

O aranto (Kalanchoe daigremontiana), também conhecido como mãe-de-milhares, é uma espécie de suculenta de origem africana, conhecida por sua beleza e utilidade terapêutica, proporcionada por suas propriedades analgésica, anti-inflamatória, antioxidante, cicatrizante e diurética.

foi utilizada pelos usuários, visando auxiliar no tratamento do câncer, sem abandonar o tratamento convencional. Concluiu-se que, apesar de os entrevistados terem relatado o uso da babosa, não se encontraram estudos que confirmassem suas propriedades anticancerígenas.

A “Cura Tudo” é recomendada para quem sofre de gastrite, úlcera, pedra nos rins, males do fígado e hepatite; má circulação, ácido úrico, varizes, reumatismo e hemorroidas. Também é vermífugo e auxilia no controle do diabetes, servindo, portanto, como emagrecedor.

Seus grãos têm grande proporção de proteínas (15%), gorduras e minerais, além de aminoácidos essenciais para o desenvolvimento humano, como a lisina. Pesquisadores também têm relacionado o consumo do amaranto à redução do colesterol ruim no sangue. Flores, folhas, talos e grãos podem ser consumidos em saladas e sopas.