Qual e o ar que não tem gosto?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

De forma geral, o ar é incolor, inodoro e insípido. Ou seja, não possui cor, cheiro ou gosto.

Em média o ar seco é composto por Nitrogênio (78%), Oxigênio (21%), Argônio (0,9%), Gás Carbônico (0,3%) e ainda pequenas quantidades de gases inertes, Na atmosfera se encontra também o vapor de água em quantidade variável, dependendo de fatores meteorológicos.

Porque a atmosfera é composta de gases incolores. Para que possamos enxergar um gás qualquer, é preciso que ele possua alguma coloração. Isso só acontece quando seus elementos químicos absorvem luz visível, uma vez que, como ensina o arco-íris, cada um dos sete raios que compõem a luz corresponde a uma cor diferente.

Na península de Brøggerhalvøya, de Spitsbergen, em Svalbard, o arquipélago norueguês no Oceano Ártico, situa-se a cidade de Ny-Ålesund. É considerada por muitos como a cidade com o ar mais limpo do mundo, mas por que é que é tão bem considerada?

Fica sobre o Oceano Antártico a área do planeta onde a atividade humana ainda não afetou a qualidade do ar, segundo um novo estudo agora publicado. Será o local do mundo onde o ar é mais puro, livre de partículas causadas pela atividade humana, e fica localizado sobre o Oceano Antártico.

Os principais elementos que compõem o ar são essencialmente o nitrogênio (78%) e o oxigênio (21%) e em pequena quantidade argônio (0.94%), gás carbônico (0,03%), neônio (0,0015%).

Uma análise nas camadas de ar seco e limpo ao nível do mar pode revelar uma composição de 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio, 1% de argônio, e 0,03% de dióxido de carbono. Também estariam presentes traços de hidrogênio, hélio e ozônio, além de vapor d'água e matéria sólida suspensa, microscópica e submicroscópica.

O que determina a qualidade do ar?

  1. qual o grau de emissão de poluentes;
  2. como o ambiente se comporta quanto a ele (retendo as substâncias ou permitindo que elas se dissipem);
  3. condições meteorológicas e climáticas da região.

O ar entra no nosso corpo por meio das narinas (aberturas no nosso nariz) e segue para as cavidades nasais. Os pelos e o muco presentes nessas cavidades ajudam a filtrar o ar, retirando impurezas, como poeira e micro-organismos. O muco ajuda também a umedecer o ar que inspiramos.

Os responsáveis pela produção de oxigênio são as algas - seres aquáticos que podem ser microscópicos ou macroscópicos – e que, juntos, formam o chamado fitoplâncton. Acredita-se que o fitoplâncton produza cerca de 98% do oxigênio atmosférico.

O uso de 100% de oxigênio no ar respirado é tóxico aos pulmões e a todo o organismo. A concentração de O2 em excesso pode causar danos ao pulmão, fazendo com que suas estruturas murchem, dificultando a troca gasosa pelo sangue até a perda da função do órgão.

Não podemos ver o ar nem tocá-lo. Ele é invisível, incolor (não tem cor) e inodoro (não tem cheiro). Mas existe, tem peso e ocupa espaço.

É somente quando o ar se satura de água, quando começa a condensação da água no ar, quando já existem partículas de água líquida (ou até sólida na forma de pequeníssimos cristais de gelo) em suspensão é que podemos perceber a água no ar. Portanto não é possível enxergar o vapor de água no ar.

A atmosfera terrestre é firmemente mantida devido à gravidade da Terra, e isso é facilmente demonstrado via simples cálculos bem estabelecidos na Física e na Físico-Química básicas.

Natal já recebeu o título de ar mais puro das Américas, após estudo feito pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a pedido da Nasa (agência espacial dos EUA). A cidade se orgulha também da qualidade de sua água. Parte da água consumida é “filtrada” pelas dunas.

Aparelhos de ar-condicionado mais vendidos de outubro de 2021. Mais uma vez, o ar-condicionado split LG Dual Inverter Voice de 9.000 BTUs foi o modelo mais vendido por aqui.

1.1). O nitrogênio e o oxigênio ocupam até 99% do volume do ar seco e limpo. A maior parte do restante 1% é ocupado pelo gás inerte argônio.

* Oxigênio: É o segundo maior componente do ar, mas é o mais importante para a manutenção da vida, pois está presente no processo de respiração dos humanos e animais.

O ar é composto pelos seguintes gases: nitrogênio, oxigênio, argônio e gás carbônico. Além deles, gases nobres, vapores de água e poeiras também entram na composição do ar atmosférico.

O ar puro é basicamente um remédio natural para a saúde. É bem fresco pela manhã e ajuda a oxigenar os pulmões e beneficia a circulação do sangue, já que é o horário que se concentra menos impurezas no ar.