Qual é o aplicativo do governo para alfabetização?

Perguntado por: malmeida . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Veja como funciona o GraphoGame, aplicativo de alfabetização citado pelo presidente | GZH.

Aplicativo GraphoGame do MEC auxilia famílias e professores na alfabetização de crianças.

O Programa Mais Alfabetização fundamenta-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que determina o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

O game finlandês Graphogame será disponibilizado gratuitamente para todo o país, estará disponível para download gratuito e não demandará conexão para o uso.

O Graphogame foi desenvolvido por uma empresa finlandesa e o Ministério da Educação (MEC) pagou R$ 274,5 mil para a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) para que fosse traduzido para o Brasil em 2020.

Os pais também podem fazer uso do software em casa para consolidar as habilidades de alfabetização. O jogo é dividido em 57 sequências, as quais possuem diversas fases. O GraphoGame possui dois modos: “Estrelas”, para uso escolar, e “Mapa da Aventura”, em que as crianças podem jogar de maneira livre.

Segundo informações do site da GraphoGame, a ferramenta foi adotada por escolas em países como Finlândia e França, mas também na Guatemala, Peru, Bolívia, Zâmbia e Venezuela, por meio de parcerias com organismos internacionais.

Ao todo, são seis apps: Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Avaliação in loco, Rede Nacional de Certificadores (RNC), Sistema Integrado de Gestão de Ativos de Segurança (Sigas), Banco Internacional de Pares Evaluadores (Bipe) e Censo Localiza.

O aplicativo Gov.br está disponível para Android e iPhone (iOS). Com ele o cidadão pode acessar serviços do governo, apresentar seus documentos em formato digital, assinar documentos eletronicamente, gerenciar o uso de seus dados pessoais e realizar a prova de vida digital.

A adesão deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). As escolas terão está sexta-feira, 23 de fevereiro, para fazer sua inscrição.

Estados e municípios têm até o dia 30 de abril para manisfestar interesse em aderir ao programa Tempo de Aprender, do Ministério da Educação (MEC). A adesão pode ser realizada no site alfabetizacao.mec.gov.br.

Para maiores informações sobre o Programa acesse: http://alfabetizacao.mec.gov.br/tempo-de-aprender e https://sisalfa.mec.gov.br/login.

O que é e como funciona o GraphoGame
O aplicativo citado por Bolsonaro é o GraphoGame, um app finlandês que foi adaptado para a língua portuguesa por pesquisadores do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) da PUC-RS para ser utilizado em escolas brasileiras.

O Graphogame é um jogo educativo finlandês lançado em 2011 e que chegou ao Brasil em novembro de 2020, fruto de uma parceria do Ministério da Educação com o Instituto do Cérebro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,.