Qual é o apelido de Floripa?

Perguntado por: lgaspar . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Ilha da Magia

Florianópolis é conhecida pelas praias, pelas belezas naturais, por pontos turísticos famosos, como a Ponte Hercílio Luz, e pelo seu apelido: Ilha da Magia. E esse apelido não surgiu apenas porque aqui é um lugar para viver momentos mágicos em meio a paisagens lindas.

E esse apelido dado à cidade não existe somente em razão das inúmeras belezas naturais (que realmente parecem até magia do universo). Apesar disso por si só já justificar, a Ilha da Magia é conhecida assim também pelo misticismo e pelas lendas que contam a história de como tudo começou por aqui.

Florianópolis é um lugar especial. Floripa, como é carinhosamente chamada, traz uma mistura única do clima de férias, cortesia das suas mais de 40 praias, com o forte desenvolvimento econômico e urbano. E esse é apenas um que todos os anos atrai turistas das mais diversas partes do Brasil e do mundo.

Assim, em 1894, o nome de Desterro foi mudado para Florianópolis, que significa "cidade de Floriano", em homenagem a ele. A cidade continuou a crescer. Em 1926, construíram a Ponte Hercílio Luz, que se tornou um símbolo da cidade. Hoje, Floripa - como muitos a chamam carinhosamente - é uma cidade bem grande.

Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina. O município é composto pela ilha de Santa Catarina, a parte continental e algumas pequenas ilhas circundantes. Contando com mais da 675 km², “Floripa” é uma das três capitais insulares do Brasil, sendo que somente 2,77% desse valor está na área continental.

As pessoas que vivem na Ilha da Magia, como é conhecida a cidade, são muito alegres e receptivas. Muitos dizem, inclusive, que isso vem do fato de os moradores da região ter mais contato com a natureza, o que traz boas energias.

Nossa Senhora do Desterro

Originalmente batizado de Povoado de Nossa Senhora do Desterro, o centro da capital catarinense foi fundado em 1675. Ele é tido como o bairro principal e mais antigo da cidade de Florianópolis.

Boitatá

Segundo Cascaes, o Boitatá era uma lenda de origem indígena, que na língua tupi significava: Mboy = cobra e Tatá = fogo. Então Boitatá, em sua origem, quer dizer cobra de fogo.

Florianópolis não passava de um povoado com 27 casas. O nome da localidade era Nossa Senhora do Desterro; a elevação à condição de freguesia aconteceu em 1714 e à categoria de vila em 1726. Nessa época, alguns paulistas tiveram autorização para ocupar o estado. Contudo, na Ilha, a preocupação permanecia insignificante.

E para manter toda essa história e tradição vivas em Santa Catarina, temos vários grupos folclóricos, entre eles podemos destacar os seguintes: Alivanta Meu Boi, Arreda Boi, Boi de Mamão do Pantanal, Boi de Mamão da Vargem Grande e Boi de Mamão do Sambaqui, entre outros.

23 de março

23 de março é aniversário de Florianópolis, a capital do estado de Santa Catarina.

Bucica – apelido para cadela.

Florianópolis, localizada no litoral sul do Brasil, é capital de Santa Catarina. A maior parte da cidade fica na Ilha de Santa Catarina. Ouça o texto abaixo em aúdio! Florianópolis é um município brasileiro e capital do estado de Santa Catarina, que fica na Região Sul do Brasil.

Florianópolis, 22.03.2023 - A capital de Santa Catarina completa nesta quinta-feira, 23, 350 anos da sua fundação.

Juan Dias Solis

Com a descoberta das ricas terras do Brasil, Santa Catarina logo entrou na rota dos navegadores europeus. A primeira expedição significativa a chegar a Santa Catarina foi a do português Juan Dias Solis, em 1515. O litoral catarinense era habitado por índios carijós, do grupo tupi-guarani.

No século XIX, Desterro foi elevada à categoria de cidade; tornou-se Capital da Província de Santa Catarina em 1823 e inaugurou um período de prosperidade, com o investimento de recursos federais.

23 de março de 1673

A cidade de Florianópolis, também conhecida como “Ilha da Magia”, é a capital de Santa Catarina. É considerada um dos melhores municípios em qualidade de vida do Brasil. Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina.

Segundo ele, a área se chamava Desterro até 1894. No século 19, a capital catarinense foi palco de uma grande guerra civil, a chamada Revolução Federalista, resultado de uma série de embates políticos.

Saiba mais sobre a pesquisa Infosolo em Florianópolis:
Totalizavam 171 favelas e assentamentos consolidados informais cujos habitantes representavam mais de 14% da população da área conurbada de Florianópolis.