Qual é o aparelho que mede a quantidade de chuva?

Perguntado por: efarias3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Pluviômetro – Mede a quantidade de precipitação pluvial (chuva), em milímetros (mm).

A leitura de um pluviômetro é feita pela verificação da quantidade de água coletada em sua superfície durante determinado período de tempo. Essa medição é feita em milímetros e pode ser registrada manualmente ou por meio de sensores automáticos.

Já o pluviógrafo registra a intensidade de precipitação, ou seja, a variação da altura de chuva com o tempo. Este aparelho registra, simultaneamente, a quantidade e a duração da precipitação.

O Barômetro é um instrumento para medir a Pressão Atmosférica. O Barómetro é utilizado na meteorologia para obter o valor da pressão atmosférica. Existem vários tipos de Barômetros como barômetros analógicos, barômetros digitais e barómetros com data logger.

O volume de chuva é calculado em mm por metro quadrado (m²). Ou seja, em uma área de 1m por 1m, 1 litro (L) de água irá subir 1mm. Pra você entender melhor pense que 1 mm de chuva é o mesmo que 1L de água em 1m². Por exemplo, se no jornal falar que choveu 50mm de chuva, você sabe que isso representa 50L de água por M².

De 10 a 19mm/h - chuva moderada. De 20mm a 60mm/h - chuva forte.

Dizer que em uma região choveu 100 mm significa dizer que, em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 100 milímetros. Esse volume pode ser obtido pelo cálculo do volume do paralelepípedo de 1 m2 de área da base e altura de 100 mm = 0,1 metro.

Chuva moderada: quando a intensidade é igual ou superior a 2,5 mm/h mas inferior a 10 mm/h; Chuva forte: quando a intensidade é igual ou superior a 10 mm/h mas inferior a 50 mm/h; Chuva violenta: quando a intensidade é superior a 50 mm/h (geralmente sob a forma de aguaceiros).

O Pluviômetro (Pluvio = nuvem carregada de chuva + Metro = medida) é um instrumento utilizado para medir a quantidade de chuva em milímetros dentro de um determinado período de tempo.

O pluviômetro deve ser instalado a no mínimo, 3 m de distância dos obstáculos ou a uma angulação de 30° a 45° com a horizontal, do topo do pluviômetro até o topo do obstáculo e a uma altura mínima de 1,5 m do solo até a área de coleta (BLAINSKI et al., 2012).

Os pluviômetros convencionais ainda são os mais utilizados, principalmente na agricultura, mas os equipamentos automáticos estão em crescimento no mercado. Eles acompanham um software de coleta e de tratamento de dados, que é utilizado para relatórios temporais e análises das características da chuva.

Para fazer a leitura é fácil. As linhas verticais indicam a quantidade de chuva (mm) e as horizontais indicam a hora e minutos de inicio e fim da mesma. Através do pluviograma pode-se extrair algumas informações a respeito do comportamento da chuva.

3 É possível medir a quantidade de chuva que cai em um local usando um instrumento chamado pluviômetro. No experimento que você realizou, o que seria equivalente ao pluviômetro? O copo ou o copo com o funil.

Uma garrafa de plástico PET, uma régua, fita adesiva e um estilete são os materiais necessários para fazer o “pluvipet”. Depois basta colocá-lo em um local aberto e esperar. A cada 24 horas, o pluviômetro precisa ser verificado para a coleta dos dados sobre a quantidade de água armazenada.

A diminuição de 2 a 3 milibar em 2 dias pode indicar a chegada de chuva fraca a moderada nos próximos dois ou 3 dias. A diminuição de 3 a 5 milibar 1 dia, indica mudança brusca de tempo no mesmo dia. A diminuição de valores mais altos que 5 milibar indicam a chegada de sistemas chuvas muito fortes e ciclones.

Eles utilizam o manômetro com a finalidade de realizar medidas de diferença de pressão entre pontos de um líquido contido em uma tubulação. O barômetro é um aparelho inventado pelo físico Torricelli. O barômetro é mais utilizado para medidas de pressão atmosférica.

Segundo alguns internautas, o número indicaria o percentual do território que deverá receber a chuva, o que é incorreto. A Climatempo esclarece que o número revela as chances de chover no local em questão.

Trata-se do registro de 1285 mm em 24 horas na Ilha Reunião, no Oceano Índico, entre os dias 7 e 8 de janeiro de 1966. O evento recorde em Reunião ocorreu com a passagem do ciclone tropical Denise no Sul do Oceano Índico.

A quantidade de chuva é medida com relação ao metro quadrado. Assim, possivelmente teremos 200 mm de altura de água em um quadrado de um metro quadrado. Quanto isso significa em litros? Convertendo-se a altura para metros tem-se que 200 mm = 0,2 metros.

"Vejamos um exemplo do que essa probabilidade significa", diz o serviço meteorológico em sua definição. "Se a previsão para um determinado distrito diz que há 40% de probabilidade de chuva para esta tarde, isso significa que há 40% de chance de chover em algum lugar do distrito entre meio-dia e 18h", acrescenta.

Na previsão do tempo, por exemplo, se a chance de chover em um dia é de 30%, é pequena a chance de chuva. A probabilidade de não chover é maior do que a de chover. A previsão pode indicar cerca de 3mm para a cidade.