Qual é o anticoncepcional mais usado?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

De acordo com o levantamento da Close-Up Retail Market, sobre medicamentos anticoncepcionais mais vendidos, no acumulado do ano (MAT) com base em dezembro de 2020, foi Qlaira, da Bayer, com 3.684.501 unidades de um total de 155.404.456.

Os três principais são a injeção contraceptiva, com índice de falha 0,1%, o SIU – Sistema intrauterino liberador de levonorgestrel (DIU hormonal),que também tem níveis mínimos de falha (cerca de 0,1%) e o implante hormonal, que hoje em dia é considerado o método mais eficaz, com índice de falha de apenas 0,05%.

As pílulas hormonais apenas de progesterona, por sua vez, costumam ter menos impacto no desejo sexual, mas ainda perdem para o implante e o suporte intrauterino de Levonorgestrel, porque agem inibindo a ovulação e já é sabido que as mulheres têm um incremento da libido no período peri-ovulatório.

Os LARCs são as opções mais eficazes e de baixa falha de anticoncepcional. Os tipos mais comuns são os DIUs de cobre, os DIUs de prata ou os hormonais e o Implanon. Por terem uma longa duração, significa que não exigem trocas frequentes ou administração diária.

De acordo com o levantamento da Close-Up Retail Market, sobre medicamentos anticoncepcionais mais vendidos, no acumulado do ano (MAT) com base em dezembro de 2020, foi Qlaira, da Bayer, com 3.684.501 unidades de um total de 155. ...

Anticoncepcional com menos risco de trombose: minipílula
Também chamadas de minipílulas, elas contém apenas o hormônio progesterona, que costuma surgir na forma de desogestrel, linestrenol ou noretisterona. Algumas marcas que apresentam esses compostos são: Cerazette. Norestin.

A minipílula exerce seu efeito contraceptivo de várias formas. Assim como na pílula de estrogênio e progesterona, a minipílula também age impedindo a ovulação. Porém, esse efeito supressor da ovulação da pílula só de progestina é bem mais fraco que os dos anticoncepcionais tradicionais.

O que temos de mais recente no Brasil entre os anticoncepcionais femininos é o Slinda, da farmacêutica Exeltis, que foi aprovado pela Anvisa em maio de 2021 e chegou ao mercado no final do ano.

Na hora de decidir o método contraceptivo adequado pra você, deve se levar em conta diversos aspectos nessa escolha como rotina, número de parceiros sexuais, características da menstruação e quantidade de hormônio.

Tipos de Anticoncepcionais

  • Pílula Anticoncepcional. Anticoncepcional oral. A pílula anticoncepcional evita a gestação em 97 a 98%... ...
  • Injeção Anticoncepcional. Anticoncepcional injetável. ...
  • Pílula do Dia Seguinte. Após relação sexual desprotegida. ...
  • DIU. Dispositivo Intra Uterino.

A maioria das pílulas anticoncepcionais vem em caixas com 21 comprimidos, mas há marcas com 28 comprimidos, sendo os últimos 7 compostos apenas por açúcar ou qualquer outra substância inócua. As caixas com 28 comprimidos servem para que a mulher não tenha que todo mês ficar contanto 7 dias sem tomar a pílula.

Quais métodos contraceptivos têm menos efeitos colaterais?

  • Camisinha (masculina e feminina).
  • DIU de cobre.
  • Capuz cervical.
  • Diafragma.
  • Esponja contraceptiva.

Remédios caseiros para aumentar o apetite sexual

  1. Suco de açaí e guaraná Um bom remédio caseiro para aumentar o apetite sexual é com açaí e guaraná porque o açaí é afrodisíaco e o guaraná tem propriedades estimulantes. ...
  2. Remédio caseiro com catuaba e salsaparrilha. ...
  3. Vitamina de banana e melancia. ...
  4. Chá de feno-grego.

Forteviron é um composto de substâncias naturais que estimulam o organismo, combatendo a fraqueza física, mental e ativando o desempenho sexual de homens e mulheres.

Que idade começar a tomar? Não há idade certa para começar a tomar a pílula, mas a mulher precisa já ter iniciado seu período fértil, ou seja, já ter tido a primeira menstruação. A escolha do anticoncepcional adequado deve sempre ser feita junto com um médico.

Lista de anticoncepcionais com baixa dosagem hormonal

  • Norestin.
  • Cerazette.
  • Nactali.
  • Juliet.

A paciente deve começar o uso de Selene® preferencialmente no dia posterior à ingestão do último comprimido ativo (último comprimido contendo hormônio) do contraceptivo usado anteriormente ou, no máximo, no dia seguinte ao último dia de pausa ou de tomada de comprimidos inativos (sem hormônio) do contraceptivo usado ...

“Normalmente, os anticoncepcionais com etinilestradiol e progestagênio melhoram a acne, pois o etinilestradiol (componente estrogênico) diminui a testosterona livre, independente da ação do progestagênio”, explica Thalita Domenich, médica e consultora do Tarja Rosa.

Como tomar o anticoncepcional pela primeira vez
Assim, ao iniciar o uso do anticoncepcional, a mulher deve tomar o primeiro comprimido da cartela no 1º dia da menstruação e continuar a tomar uma pílula por dia no mesmo horário até o fim da cartela, sempre seguindo as instruções presentes na bula.