Qual é o antagonista da morfina?

Perguntado por: vevangelista . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

A naloxona é um antagonista puro, que pode reverter a ação dos agonistas (morfina, fentanil, alfentanil, sufentanil) bem como a de alguns agonis- tas/antagonistas e agonistas parciais (butorfanol, nalbufina, pentazocina, dezocina e buprenorfina).

Opioides mais utilizados na prática. Morfina: é um potente analgésico com boa ação sedativa e ansiolítica, efeitos mediados pelos receptores MOP, sendo um agonista dos receptores opioides. A Morfina possui apresentações para diversas vias. As três principais são: oral, venosa e subcutânea.

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO? Narcan® (cloridrato de naloxona) é um antagonista de opioide indicado para o tratamento de emergência de superdose ou intoxicação aguda por opioide, suspeita ou comprovada, que se manifesta por depressão respiratória e/ou depressão do sistema nervoso central.

A principal diferença entre a codeína e a morfina é que, apesar de ambas serem derivadas da papoula, uma é mais potente que a outra. Estima-se que a morfina seja 12 vezes mais potente que a codeína, sendo indicada para casos mais extremos.

O antagonista narcótico Naloxona é o antídoto específico. Administrar 0,4 mg intravenosamente, simultaneamente com a respiração assistida. A duração do efeito da Naloxona é consideravelmente menor que a da Morfina epidural ou intratecal e a administração deve ser repetida, se necessária.

Tipos de Opioides
Opioides fortes – tramadol, metadona, fentanil, morfina e oxicodona.

Os principais efeitos colaterais da morfina são: tontura; vertigem; sedação; náusea; vômito e transpiração excessiva. Em casos mais graves, a morfina pode causar: depressão respiratória; depressão circulatória; confusão mental; parada respiratória; choque e parada cardíaca.

A morfina é um alcaloide (amina cíclica com anel heterocíclico contendo nitrogênio) extraído da flor da papoula e usado como medicamento para aliviar dores intensas.

Morfina causa depressão respiratória, é perigosa: é efeito adverso raro em pacientes onde a dose prescrita foi titulada, principalmente quando falamos de morfina via oral. É um dos efeitos adversos para o qual desenvolve-se tolerância com o uso crônico, um dos primeiros a desaparecerem.

Fentanil® é um analgésico narcótico que se caracteriza pelas seguintes propriedades: rápida ação, curta duração e elevada potência (100 vezes maior do que a da morfina). A duração da analgesia obtida com Fentanil® depende da intensidade do estímulo doloroso.

Atropina, para o que é indicado e para o que serve? Atropina produz dilatação da pupila e paralisação da acomodação visual, sendo indicada em oftalmologia, para exames de fundo de olho, exames de refração e para prevenir aderências em determinadas inflamações oculares.

As indicações para o uso de Epinefrina na sala de emergência são: Parada cardiorrespiratória. Choque circulatório refratário. Anafilaxia e choque anafilático.

Este medicamento é indicado para o tratamento de hipertensão perioperatória; para controle de insuficiência cardíaca congestiva, no ajuste do infarto agudo do miocárdio, para tratamento de angina pectoris em pacientes que não respondem à nitroglicerina sublingual e betabloqueadores e para indução de hipotensão ...

Os antagonistas são classificados em:

  • parcial/total.
  • reversível/irreversível.
  • competitivo/alostérico.

Em outras palavras, antagonista pode representar, além de um ser humano, o próprio ambiente, um traço de personalidade ou sentimento que o protagonista tenta combater, como por exemplo, o ciúme de Otelo, falha do herói presente na obra de William Shakespeare.

Significado de Antagonista
substantivo masculino e feminino Quem está lutando contra outra pessoa; adversário. Pessoa se opõe a algo ou a alguém; opositor. [Literatura] Algo ou alguém que tenta acabar com o protagonista, impedindo que ele alcance seus objetivos.

"Apesar disso, a potência analgésica do tramadol é considerada 10 vezes inferior à produzida pela morfina, o que faz dele mais seguro", diz. "Outro mecanismo que contribui para o seu efeito analgésico é inibição da recaptação neuronal de noradrenalina e o aumento da liberação de serotonina.