Qual é o ano mais difícil do Ensino Fundamental 2?

Perguntado por: lmarinho . Última atualização: 17 de maio de 2023
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De fato, o 9º ano do Ensino Fundamental continua sendo a série em que os alunos mais apresentam dificuldades de aprendizado nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática.

A primeira série do Ensino Médio é a série com o maior índice de reprovações e de evasão escolar, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Dados divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) revelam que o primeiro ano do ensino médio é a série escolar com o maior percentual de reprovação e evasão da educação básica com 15,3% e 12,9%, respectivamente, durante o Censo Escolar 2014/2015.

Para a maioria dos respondentes de uma pesquisa que a SchoolAdvisor realizou no Instagram, a série mais difícil foi o 1º ano do Ensino Médio. De acordo com o Censo Escolar 2020, a série que mais reprova alunos (ou que existe maior abandono da escola) é o 6º ano do ensino fundamental.

Os assuntos indicados pelos entrevistados como sendo o de maior dificuldade são os seguintes: em matemática, equações elementares, conjuntos numéricos e análise combinatória; em física, cinemática, leis de Newton e dinâmica impulsiva; e em química, fisíca-química, química inorgânica e estequiometria.

De acordo com um documento da Direção-Geral da Educação sobre o ensino da Matemática, entre o conjunto de disciplinas do ensino secundário, este é considerado o mais difícil de todos.

Como já ocorre na rede da prefeitura de São Paulo, que une 1ª a 3ª série, 4ª a 6ª e 7ª e 8ª séries, dentro desses ciclos não se reprova o aluno. Na rede estadual há, desde 1984, o Ciclo Básico, que eliminou a reprovação entre a 1ª e a 2ª série.

Para a maioria dos respondentes de uma pesquisa que a SchoolAdvisor realizou no Instagram, a série mais difícil foi o 1º ano do Ensino Médio. De acordo com o Censo Escolar 2020 , a série que mais reprova alunos (ou que existe maior abandono da escola) é o 6º ano do ensino fundamental.

O que fazer depois do Ensino Médio? Conheça 4 opções

  1. Prestar vestibular. Um objetivo comum ao terminar o Ensino Médio é prestar vestibular para ingressar em uma universidade a fim de concluir uma graduação. ...
  2. Procurar um emprego. ...
  3. Empreender. ...
  4. Fazer cursos profissionalizantes.

A resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o Ensino Fundamental, proíbe a reprovação no primeiro e segundo ano.

A partir deste ano, começa a valer a recomendação do Ministério da Educação (MEC) para que as escolas não reprovem os alunos dos três primeiros anos do ensino fundamental, criando um ciclo de alfabetização.

Lei de diretrizes e bases da Educação atualizada - Não retenção ou reprovação das crianças na pré-escola. Com a atualização na LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação, crianças com 4 e 5 anos de idade não poderão ser retidas ou reprovadas na pré-escola.

Na rede de ensino do Estado de São Paulo, na qual a escola está inserida, é adotada a progressão continuada no Ensino Fundamental em três ciclos: do 1º ao 3º ano, do 4º ao 6º ano e do 7º ao 9º ano. No Ensino Médio, a retenção pode acontecer em qualquer série.

Hoje, os alunos só podem ser retidos ao final do 5º e do 9º anos, séries que finalizam os ciclos atuais.