Qual é o animal símbolo da Austrália?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Canguru vermelho

É considerado um “emblema floral” do país e é um símbolo do patriotismo australiano. O Canguru vermelho e o Emu são os animais representantes do país. São um dos únicos animais nativos da Austrália e junto a isso, nenhum dos dois andam para trás, simbolizando que o país só progredirá.

Consiste em um escudo com seis Estados australianos, rodeados por acácias douradas e guardados por animais peculiares da Austrália: o canguru e o emu (grande ave que lembra a ema brasileira).

acácia

O acácia é um símbolo de unidade, representa o espírito do povo australiano.

Conheça quatro animais raros encontrados apenas na Austrália

  • Lesma rosa-choque. A lesma rosa-choque (Triboniophorus aff. ...
  • Ornitorrinco. Um mamífero que bota ovos e tem patas similares às de um pato. ...
  • Peixe-mão-rosa. ...
  • Diabo-da-Tasmânia.

Taipan

Taipan-do-interior
Trata-se sem dúvidas de um dos animais mais perigosos e letais do país, pois é agressiva, possui movimentos rápidos, grande tamanho, com cerca de 1,8 m de comprimento, e um veneno que poderia matar várias pessoas adultas em uma só picada.

Aussie, Ozzie, Oz e Ocker – Austrália ou australiano
Essas são expressões para se referir à Austrália e aos australianos.

Nome oficial: Comunidade da Austrália. Gentílico: australiano. Extensão territorial: 7.692.024 quilômetros quadrados. Localização: Oceania.

inglês

Com a presença forte do inglês como idioma oficial, a Austrália também tem em seu território diversas outras línguas faladas por seus habitantes, chegando a mais de 260 idiomas e dialetos. É o caso do mandarim, italiano, árabe, cantonês, grego e até mesmo português.

Quando se trata da origem do nome Austrália, pesquisamos e descobri- mos que vem da palavra em latim australis, que significa "austral", ou seja, "do sul"; e sua origem data de lendas do século II de "terra desconhecida do sul" (terra australis incognita).

No total, a bandeira da Austrália possui três cores: o azul, o vermelho e o branco, que são justamente as cores da bandeira do Reino Unido.

Camberra

Camberra é a capital da Austrália. Com uma população de 450 mil habitantes, é a oitava cidade mais populosa do país. A cidade está localizada no extremo norte do Território da Capital Australiana, a 280 km a sudoeste de Sydney e a 660 km a nordeste de Melbourne.

Eucalyptus regnans é uma espécie de eucalipto, nativa do sudeste da Austrália, na Tasmânia. Historicamente, é conhecida por atingir alturas de mais de 100 metros, é uma das espécies de árvores mais alta do mundo.

Ipê Amarelo

A flor do Ipê Amarelo é considerada a flor símbolo do Brasil, a partir de um decreto do presidente Jânio Quadros, de 27 de junho de 1961.

CANGURU—Símbolo da exótica fauna australiana 14.

grous

Grou-do-japão
Os grous são animais sagrados do Japão porque incorporam a longevidade. Além disso, essas aves são consideradas amuletos da sorte e bastante representadas nos famosos tsurus. Diz a lenda que quem dobrar mil grous de papel terá seu desejo realizado.

panda-gigante

Ameaçado de extinção, o panda é o animal que representa a China. Impossível falar da China sem se lembrar do panda-gigante. O animal possui concentração unicamente em território chinês, mas em caráter de extinção.

Girafa mais velha do mundo teve ao longo da vida 61 filhotes
Ela morava no Taronga Western Plains Zoo, em New South Wales, na Austrália. Os descendentes do animal foram espalhados pela Austrália e pela Nova Zelândia, e a girafa só teve companhia de dois filhotes.

O chamado leão marsupial da Austrália, um predador que desapareceu da Terra há cerca de 40 mil anos, claramente não sumiu por incompetência. Uma nova análise acaba de revelar que o bicho tinha uma mordida muito mais poderosa do que a de qualquer carnívoro vivo hoje, deixando os verdadeiros leões africanos no chinelo.

Rapidamente, os felinos se espalharam por todo o país e hoje habitam 99,8% da área total da Austrália. Segundo o biólogo John Woinarski, da Universidade Charles Darwin, cerca de 2,8 milhões de gatos selvagens vagam pelo continente, sendo que esse número pode aumentar para 6,3 milhões em anos de chuvas intensas.