Qual é o animal que tem a carne mais saborosa?

Perguntado por: abeiramar3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

gado Wagyu

Hoje vamos falar sobre a raça que produz a carne mais saborosa e cara do mundo: o Wagyu. De origem japonesa, o gado Wagyu, que significa gado (gyu) do Japão (wa), chegou ao Brasil em 1992 através da empresa Yakult, proprietária da Fazenda Paulista, localizada em Bragança Paulista (SP).

Filé mignon
É conhecida como a parte mais suculenta e saborosa do boi e está localizada na parte traseira do animal, uma região sem rigidez muscular. O filé mignon é um corte de carne magro, que costuma custar mais caro em relação a outros cortes do boi.

picanha

A picanha é um dos cortes nobres do bovino de maior prestígio, por suas características exclusivas. A carne é retirada da parte traseira do gado, e conserva uma capa de gordura e fibras generosas que acentuam o sabor e maciez do corte.

alcatra

Da alcatra é feita a picanha falsa com o formato triangular muito parecido com o da verdadeira. A peça de picanha é retirada de uma das partes mais nobres do bovino, até por isso seu preço é realmente salgado, em média você irá pagar, no quilo, em torno de R$ 70 enquanto o preço médio da alcatra é R$ 40.

frango

O frango está se consolidando como a carne mais consumida no mundo. Durante anos, a posição foi confortavelmente ocupada pela proteína de porco, que é a predileta no continente mais populoso do planeta, a Ásia.

Carne leve e saudável
A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

Porém, o ideal é optar por cortes bovinos mais magros como: filé mignon, patinho e maminha. As melhores carnes magras: coxão duro, coxão mole, filé mignon, lagarto, maminha, músculo e patinho. Procure evitar as carnes gordas como: acém, capa de filé, contrafilé, costela, cupim, fraldinha, miolo de alcatra e picanha.

Uma carne com certificação internacional
O gado Wagyu é conhecido por receber um tratamento especial, da genética à criação. Sua gordura entremeada entre as fibras se dá pela alimentação natural e pelo cuidado para que os animais não sofram qualquer tipo de estresse.

acém

Uma das carnes de segunda mais conhecidas, o acém costuma ser muito vendido nos açougues moído, mas ele também faz bonito na grelha da churrasqueira.

Maminha. A maminha está entre as melhores carnes para churrasco. Ela é a parte mais macia da alcatra e tem sabor suave e suculento.

Kobe Beef

O Kobe Beef, o corte mais caro do mundo, é uma variedade do Wagyu. Ganhou destaque no noticiário mundial pela sua criação diferenciada, que inclui diversas mordomias, a fim de reduzir o estresse do animal durante a cria e engorda.

Quatro opções de carnes mais baratas e saudáveis

  1. Lagarto. O lagarto é uma ótima opção para quem quer economizar, mas também não quer sair da linha. ...
  2. Maminha. A maminha também é uma opção de carne mais barata. ...
  3. Fraldinha. A fraldinha pode ser grelhada, assada, na panela e também para o churrasco. ...
  4. Patinho.

Acém, músculo, frango e suíno são alternativas mais em conta para comprar enquanto o preço da proteína continua alto. Veja dicas.

A picanha está mais barata. Bem como o filé mignon, a alcatra, o contrafilé e essencialmente todos os outros tipos de carnes vendidos nos supermercados e açougues, incluindo, ainda, as opções de frango e de porco.

Consumo no Brasil e no mundo
Os que menos consomem o produto são Índia (0,5/kg), Tailândia (1,2/kg), Nigéria (1,3/kg), Indonésia (22/kg), Etiópia (2,5/kg), Filipinas (3,2/kg), Arábia Saudita (3,9/kg), China (4,1/kg), Peru (4,2/kg) e Ucrânia (4,7/kg).