Qual é o animal que respira diferente do ser humano?

Perguntado por: eferreira . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Peixes, alguns moluscos e crustáceos são exemplos de seres vivos que possuem respiração do tipo branquial. Também chamada de respiração tegumentar, esse tipo de respiração ocorre na superfície do corpo do animal por meio da pele.

Os tipos de respiração são: difusão, traqueal, branquial e pulmonar. A respiração é um processo que consiste basicamente na absorção do oxigênio do ambiente e na eliminação do dióxido de carbono do organismo.

A respiração dos animais pode ser: branquial, no caso dos peixes, polvos e lulas; traqueal, no caso dos insetos; cutânea, feita através da pele, no caso de moluscos, anfíbios, anelídeos, cnidários, e nematódeos; e a pulmonar, feita por alguns anfíbios, mamíferos, aves e répteis.

Sim! O cachorro respira pela boca, e o gato também. Entretanto, em situações de normalidade, eles são como os humanos e utilizam o nariz para respirar na maior parte do tempo. “Nos casos em que respiram pela boca por longos períodos, algo pode estar errado”, explica o especialista.

Ratos e porcos podem respirar pelo ânus, e talvez todos os mamíferos consigam, segundo uma pesquisa recente. Para isso, é necessário alterar a estrutura de parte do intestino grosso e ventilar oxigênio pelo orifício retal.

5) Macaco sem nariz
Esse simpático mamífero vive no Himalaia em alturas maiores do que 3.500 metros acima do mar. Por esse motivo, o frio é intenso e a região sofre com aproximadamente 280 dias de geada por ano. Porém, o macaco chama atenção não por sua resistência ao frio, mas sim pela falta de nariz.

A respiração das aves ocorre através de pulmões rígidos que se localizam na região torácica do animal.

anfíbios

De todos os tetrápodes, vertebrados terrestres com quatro membros, sabe-se que a ausência de pulmões ocorre apenas em anfíbios. São conhecidas algumas espécies de salamandras sem o órgão, além de uma de cobra-cega.

Em geral, a primeira fase desses animais é de vida aquática e, assim como os peixes respiram por brânquias. Ao longo dessa fase, eles desenvolvem patas e a respiração torna-se pulmonar ou cutânea (através da pele), fazendo com que possam viver tanto na água, quanto em terra firme.

O coelho respira exclusivamente pelo nariz, por isso, qualquer doença que cause obstrução das vias aéreas na espécie torna-se muito séria e traz rápida redução na qualidade de vida e saúde do orelhudo.

Coloque a mão no abdômen (barriga) próxima ao umbigo. Feche os olhos e concentre-se em sua respiração. Perceba que quando você inspira (puxa o ar) o abdômen desce e quando expira (solta o ar) o abdômen sobe. Tente realizar o movimento contrário: o abdômen subir ao inspirar e descer ao expirar.

A respiração da minhoca é cutânea, ou seja, as trocas gasosas ocorrem através da pele ao longo de todo seu corpo.

A respiração branquial é realizada pelos moluscos que vivem na água, como os polvos, lulas e ostras. A respiração pulmonar está presente em moluscos que vivem em ambiente terrestre, como os caracóis. A respiração cutânea ocorre com as lesmas que também vivem em ambiente terrestre, sob o solo e em árvores.

oxigênio

A respiração é um processo de trocas gasosas pelo qual os seres vivos obtêm oxigênio e eliminam gás carbônico.

A maioria das serpentes possuem apenas um pulmão funcional, sendo que o pulmão pertencente ao lado esquerdo geralmente aparece de forma vestigial ou mesmo ausente.

O cavalo é um corredor e a sua respiração se faz somente pelas narinas, isso sugere que as narinas dilatáveis sejam uma adaptação. As narinas formam a abertura externa para um par de cavidades nasais. Essas cavidades são separadas dentre si pelo septo nasal e da boca pelos palatos duro e mole.