Qual é o animal que representa a Deus?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.7 / 5 20 votos

O cordeiro, animal cândido e puro, simboliza a inocência e, consequentemente, Cristo na doutrina cristã, aparecendo representações com este significado já na época paleocristã (nas catacumbas).

Os cristãos para se identificarem desenhavam no chão o peixe, assim podiam conversar sobre Cristo com outro cristão, sem correr o risco de ser atacado por um perseguidor, hoje esse simbolo continua a ser usado por algumas denominações cristãs e com o passar dos tempos essa figura veio se associando ao Cristianismo.

vaca

Em determinadas religiões, a vaca é um animal sagrado. Em outras, quem comanda são os ratos. Na Amazônia, as comunidades tradicionais também possuem suas visões e valores simbólicos para a fauna da região.

Vacas

Vacas. A vaca é o animal mais sagrado do hinduísmo, do jainismo e do zoroastrismo. Apesar de muitos acharem que os hindus consideram a vaca como um deus, isso não é verdade. No entanto, a maioria adepta dessa religião é vegetariana e ve a vaca como um símbolo de sacrifício da vida que deve ser protegida e reverenciada.

Por fim, existem lendas que apontam que um coelho foi o primeiro ser a presenciar a ressurreição de Jesus e que esse animal era um símbolo de renovação, pois era o primeiro a sair de sua toca com o fim do inverno.

7 E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando.

Nesse sentido, não há dúvidas de que a dickinsonia foi o primeiro animal.

A igreja Católica afirma que animais são criaturas de Deus e devem ser preservados. Francisco de Assis, grande personagem da Igreja, chamava os animais de irmãos e não aceitava que fossem tratados como coisas, mas companheiros dos seres humanos.

Alguns animais espirituais de acordo com o xamanismo

  • Cavalo. De acordo com o xamanismo, o cavalo irá ensiná-lo a andar em uma nova direção, pois novas jornadas e aventuras podem estar a caminho. ...
  • Águia. ...
  • Leão. ...
  • Coelho. ...
  • Raposa. ...
  • Serpente.

Segundo a interpretação bíblica dos versículos, o Leão de Judá seria o Messias salvador, que governaria e unificaria todas as nações sob o nome de Deus. Genericamente, a figura do "leão" é compreendida como "o rei", "o poder" ou "o que governa sobre os outros".

Na mitologia romana, a coruja sempre esteve associada à figura de Palas Atena (Minerva) como imagem de sua sagacidade, e acabou se transformando num verdadeiro símbolo da advocacia a partir dessa relação.

Elefante africano

Elefante africano
Esse é o animal mais forte da terra em termos de tração, capaz de carregar até 9 toneladas.

Chimpanzé

Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra.

grous

Os grous são animais sagrados do Japão porque incorporam a longevidade. Além disso, essas aves são consideradas amuletos da sorte e bastante representadas nos famosos tsurus. Diz a lenda que quem dobrar mil grous de papel terá seu desejo realizado.

louva-a-deus

O louva-a-deus, o animal mais religioso. O louva-a-deus é o mais conhecido das 2.450 espécies pertencentes à ordem mantodeos. Essa espécie é bastante abundante na Espanha.

A raposa é um animal tão esperto e rápido que se um dia você ver uma, considere-se uma pessoa de sorte. A beleza e o misticismo que é associado ao animal também fazem com que a raposa seja um símbolo da boa sorte.

ELEFANTE

Boa memoria, persistência, determinação, solidariedade, sociabilidade, amizade, companheirismo, postura, autoridade, longevidade, sabedoria e majestade são algumas das qualidades que representa.

Touro

Lucas: Touro: O Evangelho de Lucas é representado por um touro, que indica os animais que eram oferecidos em sacrifício no Templo. O livro começa justamente com a visão de Zacarias no templo e também termina com os apóstolos indo anunciar a Boa Nova no mesmo lugar.

Portanto, podemos encontrar as referências à presença dos animais na cena do nascimento do Menino Jesus na própria Bíblia. Muitas montagens incluem a presença de um boi ou uma vaca perto do berço do Menino Jesus na manjedoura.

Neste contexto, para os cristãos, o coelho seria uma das representações da ressurreição de Jesus Cristo. Alguns povos antigos relacionavam este animal com a chegada do fim do inverno e começo da primavera, como um simbolismo do “renascimento da vida”.