Qual é o animal que nunca dorme ou dorme pouco?

Perguntado por: hmaciel . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

A girafa é um dos animais que dormem pouco. Elas apenas dormem 2 horas por dia, mas em intervalos de apenas 10 minutos que dividem ao longo do dia. Caso as girafas dormissem mais elas se tornariam uma presa fácil para os predadores da savana africana, como os leões e a hienas.

Cientistas já sabiam que tubarões não dormem ou descansam da mesma maneira que mamíferos: por exemplo, alguns tubarões precisam nadar constantemente, inclusive durante o sono, para manter a água com oxigênio fluindo em suas brânquias. Isso apontaria não para um sono, mas um “descanso”.

Concluiu-se assim que os elefantes na natureza dormem em média duas horas e que são os mamíferos que dormem menos. Paul Manger conta que há animais como a girafa ou a palanca-vermelha que podem dormir pouco, mas não tão pouco como os elefantes e, além disso, ainda não foram feitos estudos na natureza com estes animais.

Ao invés de deitar e fechar os olhos, os peixes simplesmente se tornam inativos pelo período de descanso. A forma que mostram essa inatividade muda conforme a espécie de peixe, porém, é correto afirmar que a maioria fica parado com as guelras quase sem movimento.

Quando o sono aperta, eles entram em um estado de dormência conhecido como “letargia”: seu metabolismo se torna mais lento, tudo vai ficando mais devagar e, então, eles passam a se comportar como se estivessem dormindo acordados.

Para sanar a curiosidade das pessoas, o biólogo explica que sim, elas dormem. “Dormem, mas com os olhos abertos. Elas não têm pálpebras por isso os olhos não se fecham como outros animais. Porém, acredita-se que elas durmam aproximadamente 18 horas por dia”, esclarece.

As formigas nunca dormem. Elas trabalham por turnos e, para poder descansar, apenas diminuem o seu metabolismo, entrando assim num estado de latência.

Mas o prêmio de animal com maior expectativa de vida no mundo fica com um tipo de molusco bivalve cujo nome cientifico é Arctica islandica. Graças a seu metabolismo (bem) lento, o animal vive aproximadamente 400 anos.

Por isso, é comum que uma formiga rainha passe mais de 9 horas dormindo por dia, enquanto uma operária durma menos de 5. As rainhas da espécie de fogo dormem sonos relativamente longos e profundos, que somam uma média de nove horas todos os dias.

A medalha de ouro vai para o coala, este lindo e doce marsupial nativo da Austrália. Ele é capaz de dormir 22 horas por dia. O Coala passa a maior parte do tempo entre os galhos de eucalipto e só se movimenta quando a temperatura cai ou sobe.

morcego-marrom

Um exemplo disso é o morcego-marrom, que em testes realizados em 1969 ganhou o título de animal mais dorminhoco, marcando 19,9 horas de sono em um período de 24.

A maioria das corujas se abriga em cavernas ou galhos de árvores durante o dia. Algumas espécies, como a buraqueira, escondem-se em buracos e tocas cavadas no chão. Outras ainda utilizam como “dormitório” torres de igrejas, telhados e forros de casas velhas.

A duração do sono depende da espécie, alguns pesquisadores dizem não passar de 15 minutos. Algumas espécies menores dificilmente, ou nunca, ficam imóveis, elas se movem 24 horas por dia desde o nascimento até a morte.

Os elefantes dormem em pé porque é mais conveniente para eles de acordo com seu peso. É demorado para que eles consigam levantar seus corpos pesados do chão, e por esse motivo eles preferem dormir algumas vezes em menor tempo para continuar sua procura por alimentos.

Isso acontece porque, em geral, não possuem pálpebras. As pálpebras, que são essas pelinhas que abrem e fecham os olhos, são responsáveis pela lubrificação e limpeza dos olhos. Elas estão presentes na maioria dos animais vertebrados.

Beber não é bem o termo, pois eles praticamente não ingerem líquido. A pequena quantidade que entra pela boca vai para as brânquias, órgãos respiratórios onde também acontecem as trocas de água com o ambiente. Nos peixes de água doce, o líquido entra naturalmente no organismo, por osmose.

Crocodilos podem dormir com um olho aberto, afirma um novo estudo realizado na Austrália. Com isso, eles entram na lista de animais com essa habilidade, que inclui pássaros, golfinhos e outros répteis.

Embora comer água-viva possa parecer pouco convencional a muitos, as águas-vivas, de fato, são consumidas em alguns lugares da Ásia como parte da culinária tradicional há gerações e são valorizadas por seus benefícios à saúde.

Jesus é a fonte de água viva que nunca se esgota. Ele disse: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. E rios de água viva correrão do coração de quem crer em mim” (João 7:37-38).