Qual é o animal que mais dorme no mundo?

Perguntado por: vornellas . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

A medalha de ouro vai para o coala, este lindo e doce marsupial nativo da Austrália. Ele é capaz de dormir 22 horas por dia. O Coala passa a maior parte do tempo entre os galhos de eucalipto e só se movimenta quando a temperatura cai ou sobe.

Bicho-preguiça
Ele faz, sim, jus ao nome, e costuma ser encontrado em florestas tropicais da América do Sul, quase sempre dormindo, uma vez que passa até 20 horas de seu dia assim, agarrado em um galho e tirando um cochilo praticamente interminável. O animal também é conhecido por se mover com extrema lentidão.

Por mais surpreendente que possa parecer, não existem animais que não dormem, mas existe uma grande variabilidade no tempo de descanso das diferentes espécies. Enquanto há animais que podem dormir mais de 20 horas por dia – tais como os coalas – outros precisam de apenas alguns minutos de sono reparador.

Sabendo disso, como então os cetáceos dormem? Eles dormem com um lado do cérebro de cada vez, isso mesmo. Essa adaptação recebe o nome de sono uni-hemisférico, estado no qual um hemisfério cerebral dorme enquanto o outro permanece acordado.

1. Escaravelho sagrado. É isso mesmo que você está lendo. O escaravelho sagrado está entre as espécies mais fortes da natureza.

Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra. Esse mamífero pode ser encontrado em regiões da África Central e Ocidental. Naturalmente, costuma viver em grupos nas florestas.

As preguiças obviamente encontram-se no topo da lista de animais mais preguiçosos do mundo. Elas precisam dormir incríveis 20 horas por dia, pois o metabolismo delas é bem lento.

Quando o sono aperta, eles entram em um estado de dormência conhecido como “letargia”: seu metabolismo se torna mais lento, tudo vai ficando mais devagar e, então, eles passam a se comportar como se estivessem dormindo acordados.

Ao invés de deitar e fechar os olhos, os peixes simplesmente se tornam inativos pelo período de descanso. A forma que mostram essa inatividade muda conforme a espécie de peixe, porém, é correto afirmar que a maioria fica parado com as guelras quase sem movimento.

Grifo-de-Rüppell

O grande campeão é o Grifo-de-Rüppell, encontrado em planícies e desertos do continente africano. Ele voa a 11.270 metros de altitude, graças à abertura das asas. Além disso, ele pode planar por horas e pegar correntes de ar quente para auxiliar no voo.

baleia azul

Um apetite de baleia
O maior animal da Terra, a baleia azul, devora quatro toneladas do crustáceo krill por dia. Parece muita coisa, mas esse animal tem um corpo de 200 toneladas para alimentar, então não é uma grande proporção de seu peso corporal.

Uma mistura de cavalo, zebra e girafa: eis o ocapi, um dos animais mais curiosos do mundo! Apesar de ter o porte de um cavalo, com 2,5 m de comprimento e altura até o ombro de 1,5 m, ele pertence à mesma família das girafas (Giraffidae).

As formigas nunca dormem. Elas trabalham por turnos e, para poder descansar, apenas diminuem o seu metabolismo, entrando assim num estado de latência.

Quando dormimos bem, acordamos revigorados e alertas no dia seguinte. O sono ajuda o corpo a se manter saudável, a evitar doenças e permite que o cérebro funcione corretamente. Portanto, assim como se alimentar e praticar esportes, dormir bem pode nos tornar mais longevos.

A pesquisa concluiu que aquelas que se definem como "noturnas" têm 10% mais chances de sofrerem uma morte prematura do que aquelas que se dizem "diurnas". Além disso, quem acorda mais tarde tem uma tendência maior também de ter doenças físicas ou mentais, segundo o estudo.

De acordo com um estudo feito pelos cientistas da Universidde de Warwick em colaboração com a Universidade de Medicina Federico 2º em Nápoles, Itália, pessoas que regularmente dormem menos que seis horas por noite têm chances 12% maiores de morrer em um período de 25 anos do que as pessoas que dormem o período ideal, ...

Seus membros possuem poucos músculos visando facilitar a locomoção. Para dormir, eles travam os tendões e os músculos. Porém, dormem pouco. Tiram só alguns “cochilos”, e juntos podem somar, apenas, três horas de sono.

Mamíferos somos todos, mas….
No entanto, o principal problema no consumo de leites de animais selvagens é a inexistência de qualquer controle sanitário sobre a criação do bicho, em cativeiro ou na natureza, ou mesmo da qualidade do leite produzido. Você pode se dar mal e consumir bactérias e contrair doenças.