Qual é o animal que consegue ficar mais tempo debaixo d'água?

Perguntado por: ecoutinho . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Baleias cachalote

Pessoas comuns conseguem segurar a respiração embaixo d'água por pouco mais de um minuto. Mas o mergulho livre, também chamado de mergulho em apneia, é uma habilidade que pode ser treinada ... Resposta: Baleias cachalote conseguem ficar mais de uma hora em baixo d'água sem respirar.

Entre 10 e 30 minutos, em média. Quanto mais ativas, menos tempo mergulhando.

30 minutos

As focas-comuns podem mergulhar a profundidades de 427 metros e permanecer até 30 minutos embaixo d'água.

Coryphaenoides armatus. Também conhecida como granadeiro abissal, essa espécie vive entre 280 e mais de 5 mil metros de profundidade. Seu comprimento adulto é de 20 a 40 centímetros.

esponjas-do-mar

O fato é que as esponjas-do-mar são provavelmente os animais que vivem mais tempo do mundo. Elas já existiam há 542 milhões de anos e algumas superaram 10.000 anos de vida.

Não são apenas os mamíferos que conseguem dormir sem se deitar! Aves como patos, galinhas, flamingos, pombos, cegonhas, canários, gaivotas, pardais e andorinhões também se mantêm em alerta enquanto descansam.

Um dos exemplos mais conhecidos de animais com esse tipo de respiração são os sapos, que, quando adultos, apresentam a respiração pulmonar e a cutânea. Devido ao pouco desenvolvimento de seus pulmões, a troca de oxigênio pelo gás carbônico é complementada através da pele.

Uma equipe de cientistas israelenses e americanos identificou uma espécie de animal que sobrevive sem realizar respiração celular aeróbica (ou seja, sem oxigênio). Trata-se do Henneguya salminicola, um parasita microscópico que vive nos tecidos musculares de salmões.

Capturadas incidentalmente em redes de espera ou arrastos, as tartarugas são forçadas a permanecer submersas por muito tempo, não conseguindo subir à superfície para respirar. Se não socorridas a tempo, pelos pescadores, acabam por morrer afogadas.

Os anfíbios existem há mais de 350 milhões de anos e foram os primeiros animais a apresentar musculatura para se sustentar fora da água.

7 horas

Em geral, a maioria das tartarugas aquáticas dormem debaixo de água entre 4 a 7 horas. Durante este tempo, a tartaruga virá à superfície por um momento, irá repor o seu suprimento de ar, e vai retomar o seu sono.

A quantidade de tempo que uma baleia consegue suster a respiração debaixo de água depende da espécie: as baleias-anãs conseguem aguentar cerca de 15 minutos, os cachalotes até 90 minutos e as baleias zífio mais de duas horas.

300 m

A baleia, uma fêmea marcada com um sensor, pôs-se a mergulhar cada vez mais fundo, ao largo da costa do Rio Grande do Sul, até ultrapassar 300 m de profundidade --coisa um bocado incomum para a espécie.

Esses animais são ótimos nadadores e podem ficar até cinco minutos submersos. Além disso, possuem olhos e narinas localizados no alto da cabeça, característica essa que permite que grande parte do animal fique embaixo da água e que ele seja capaz de respirar e enxergar fora dela.

Peixe sem rosto e porco do mar: criaturas que resistem na zona do Titanic. De Ecoa, Em São Paulo (SP).

Os tubarões-brancos podem nadar a velocidades de 25 km/h (16 mph) para rajadas curtas e a profundidades de 1 200 metros (3 900 pés).

O peixe-caracol Mariana (Pseudoliparis swirei) estava no meio de outros 37 espécies coletadas em expedições realizadas em 2014 e 2017, de profundezas que variaram de 6.900 metros a 8.000 metros.

tubarão-da-groenlândia

Com mais de 100 anos, uma fêmea de tubarão-da-groenlândia encontrada encalhada em uma praia na Cornualha (Inglaterra), no ano passado, morreu em plena adolescência. Isso porque a espécie pode viver até 500 anos, sendo considerado o animal vertebrado de vida mais longa na Terra.

Entre eles, um artigo publicado pela National Geographic menciona o tubarão-da-Groenlândia (Somniosus microcephalus) como o vertebrado mais longevo do mundo. O peixe cartilaginoso é capaz de viver 400 anos, o dobro da idade do animal terrestre mais longevo: a tartaruga-gigante.

golfinho

Entre todos os animais conhecidos, o golfinho é considerado o mais inteligente. Como esse mamífero possui um cérebro grande e evoluído , ele é capaz de se comunicar com outros da sua espécie. Inclusive, é uma comunicação muito semelhante à humana.