Qual é o animal mamífero que não tem dente?

Perguntado por: smendes . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Já entre os mamíferos, os banguelas são raros. Uma ordem mamífera antiga, que já não é mais considerada, era a Edentata (“sem dentes”, em latim). Ela tinha em seus ramos espécies como a preguiça, o tatu e o porco-formigueiro, que não têm dentes incisores ou molares.

As baleias Mysticeti não possuem dentes. Em seu lugar estão placas filamentosas de queratina (mesma substância das nossas unhas), usadas para filtrar o zooplâncton, que é a sua fonte principal de alimento. Os Mysticeti possuem dois espiráculos no topo da cabeça.

Como se alimenta de formigas e cupins, não possui dentes. Seu olfato é aguçado, já que é a principal ferramenta para localizar suas presas.

A baleia-azul não possui dentes, mas uma estrutura que lembra uma franja, a qual garante a filtração da água e a retirada das presas. No que diz respeito à respiração, assim como todos os mamíferos, as baleias-azuis respiram por meio de pulmões. Esses animais, portanto, precisam ir até a superfície para respirar.

Carpa

Carpa. Peixe de boca pequena, sem dentes verdadeiros, rodeada de barbilhões curtos; alimenta-se de vegetais e outras substâncias. É ovíparo.

São animais ruminantes adaptados a uma dieta herbívora e desenvolveram um sistema dental único que lhes permite processar eficientemente os alimentos vegetais.

As presas dos elefantes, também chamadas de marfins, são os dentes incisivos superiores. Elas são cobertas por uma camada de esmalte, que serve para proteger (não se confunda, não tem relação nenhuma com o produto que passamos na unha). Depois, vem a dentina, que tem uma estrutura menos dura.

A dentição equina final consiste em 12 incisivos para cortar erva, 12 pré-molares e 12 molares para moer e mastigar alimentos. Nos machos, existem também 4 presas (mais raramente nas éguas). Alguns cavalos podem também ter dentes de lobo, que são vestígios de pré-molares previamente existentes.

80 dentes

Possuem no total 80 dentes, quando adultos, distribuídos em duas fileiras em cima e embaixo da mandíbula. Eles também têm a capacidade de se renovarem em pouco tempo.

Os equinos são difiodontes, possuem uma dentição temporária, de leite, e uma dentição permanente. Além disso, são considerados heterodontes por terem diversos grupos de dentes (incisivos, caninos, pré-molares e molares). A dentição definitiva varia de 36 a 44 dentes.

18 – Tamanho dos dentes.

Entretanto, os patos não têm dentes. Como mencionamos anteriormente, nenhuma espécie de ave possui dentes. Os patos têm um bico achatado, mas estão totalmente desprovidos de estruturas dentárias.

Tatu é um mamífero da família dos dasipodídeos, ordem dos desdentados, a mesma dos tamanduás e preguiças. Contudo, os tatus só não têm dentes na frente: podem apresentar de 7 a 25 pequenos mas eficientes dentes em cada lado da boca.

gato preto é o Banguela!

47 dentes

Os mosquitos têm nada menos que 47 dentes. No entanto, esta não é a cifra mais surpreendente no reino animal, já que o tubarão baleia possui 4,5 mil dentes e o peixe-gato (Amiurus nebulosus) tem 9.280 dentes. Os mosquitos costumam medir entre 4 e 6 mm, dependendo da espécie.

Anote aí: 252 é o número de dentes do golfinho; 45 centímetros mede a língua da girafa; 54 litros de água bebe por dia um elefante-marinho-do-norte; 7,8 quilos pesa o cérebro de uma cachalote. Ufa! Já parou para pensar em quantos animais existem no mundo e em como eles são diferentes entre si?