Qual é o animal mais velho do planeta?

Perguntado por: lferrari . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

O tubarão-da-Groelândia (Somniosus microcephalus) é o animal mais velho a habitar a Terra, segundo um novo estudo publicado na revista Science. Com aproximadamente 390 anos, o animal que vive nas águas profundas do Ártico teve a camada externa dos olhos analisada para a datação da idade.

Espécie de molusco bivalve marinho da costa da América do Norte, a Amêijoa-Gigante consegue também impressionar as pessoas pela sua longevidade, já que vive por volta de 150 anos.

Tubarão-da-Groenlândia
O fato de ser cego e lento já entrega um pouco a sua idade, afinal de contas, ele consegue viver mais de 500 anos tranquilamente. Você sabia que já foi encontrado um desses animais que tinha 392 anos?

Ainda os dinossauros não existiam e já as trilobites dominavam os mares do planeta. Estes animais invertebrados surgiram há mais de 500 milhões de anos, sofreram várias evoluções e resistiram a duas extinções maciças de espécies.

Então, vamos lá: quem recebe esse título dos estudiosos é a tartaruga Rafetus swinhoei, ou tartaruga-de-casco-mole, como é mais conhecida. Se você se interessa pelo mundo animal, vai adorar saber mais um pouco sobre essa espécie de réptil da família Tryonichidae.

vespa-do-mar

A vespa-do-mar é considerada a criatura mais perigosa do mundo, se considerado o potencial de seu veneno, que pode facilmente matar um humano, levando-o à paralisia e, muitas vezes, ao afogamento. Estima-se que aconteçam entre 25 e 50 fatalidades todos os anos com essa espécie.

Este título cabe a um molusco bivalve da espécie Arctica Islandica, que entrou para o livro Guiness dos Recordes quando pesquisadores descobriram, em 2013 que ele tinha 507 anos.

Conheça oito deles agora:

  • Arara-vermelha. Os casais de araras-vermelhas-pequenas, também chamadas de araracangas, podem passar a vida toda juntos. ...
  • Castor-europeu. ...
  • Pinguim-imperador. ...
  • Cisne. ...
  • Gibão. ...
  • Lobo. ...
  • Coruja. ...
  • Águia-careca.

tartaruga-gigante-de-Aldabra

A tartaruga-gigante-de-Aldabra foi registrada como vivendo até os 255 anos de idade. Os tubarões-da-Groenlândia, que são encontrados no Oceano Ártico, podem viver até os 392 anos de idade. Esses moluscos, que são nativos do Oceano Atlântico Norte, foram registrados como vivos até os 507 anos de idade.

tubarão-da-groenlândia

Com cerca de 400 anos, o tubarão-da-groenlândia tem o dobro da idade do animal terrestre mais longevo do planeta, a tartaruga-gigante. Segundo o National Geographic, apesar do nome, este animal não é encontrado apenas na Groenlândia.

Alguns animais filtradores, como o quahog-do-oceano, o mexilhão-de-rio e as poliquetas-de-tubo podem passar dos 500, 300 e 250 anos, respectivamente. Animais que vivem mais tempo: milênios de vida e imortalidade. Os Antipatharia são corais com aparência de arbustos que vivem em águas profundas. Até aí, tudo normal.

efemerópteros

Não é apenas um bicho, mas uma classe inteira de insetos detém o recorde de vida mais curta do reino animal. Os efemerópteros (ordem Ephemeroptera), como o próprio nome diz, têm vida efêmera, de no máximo 24 horas.

Turritopsis nutricula

O animal mais longevo existente na Terra é uma água viva chamada Turritopsis nutricula, recentemente renomeada para Turritopsis dohrnii, que não morre nunca. Ao que tudo indica, as hidras podem ter escapado da senescência e ser, potencialmente, imortais.

Ming, um molusco oceânico da espécie Arctica islandica, foi inicialmente pensado para ter 402 anos de idade. Mas os cientistas que o encontraram em um fundo do mar perto da Islândia, em 2006, agora dizem que uma análise mais aprofundada revelou que o molusco tinha incríveis 507 anos quando foi descoberto.

Existiam seres humanos na época dos dinossauros? Não. Qualquer filme que envolva homens e dinossauros é pura ficção. Enquanto faz 65 milhões de anos que os dinossauros foram extintos, o Homo sapiens começou a evoluir há 200 mil anos.

A conclusão é que as galinhas, quem diria, estão no mesmo tronco evolutivo do T-Rex e são as aves que apresentam maior semelhança com essa temível criatura pré-histórica. Se o T-Rex é o parente mais distante das galinhas, as aves modernas que vemos hoje descendem dessa espécie da ilustração acima.

O parentesco é resultado de milhões de anos de mutações genéticas e seleção natural das espécies. Muito se fala que dinossauros e galinhas são considerados primos, de acordo com o diagrama filogenético da evolução. Embora os animais apresentem, sim, um parentesco, não são exatamente primos.

javali

Qual é o animal que não vale mais nada? - Resposta: O javali.

Saola

Qual é o animal mais difícil de se encontrar? O animal mais difícil de se encontrar é o Saola. Existem muitas espécies animais que são difíceis de se encontrar na natureza, algumas por serem naturalmente raras e outras por habitarem locais remotos ou de difícil acesso.