Qual é o animal mais pequeno do mar?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

O zooplâncton é o grupo dos menores animais que vivem na água. Esses animais se alimentam de pequenas plantas flutuantes e, por sua vez, servem de alimento para peixes.

O peixe rosa com mãos.

mais de 260.000 espécies diferentes vivendo nos mares, e sabemos que há muitas outras ainda a serem descobertas. Alguns cientistas acreditam que há mais de um milhão de espécies nos mares, mas a atividade humana vem levando algumas à extinção antes mesmo de termos a chance de estudá-las.

coalas

Coala é o animal mais burro que existe no planeta. Não é nem pelo cérebro de amoeba do gene. que parece um cocô albino, mas sim pela dieta que o senhor yudo aqui escolheu. Os coalas vivem nas florestas de eucalipto da Austrália.

Destacam-se, em especial, corais e esponjas, mas peixes como os granadeiros também estão presentes. Além disso, um estudo de 2010 conseguiu isolar uma bactéria — batizada de Halomonas titanicae — descoberta no local.

tubarão-baleia

Por exemplo, na sua alimentação, ao contrário da maioria das espécies, esse “grandão” atua como um filtrador, ou seja, sua alimentação é à base de plâncton e pequenos peixes. Considerado o maior peixe do mar, já foi registrado tubarão-baleia com cerca de 20 metros de comprimento (18,8m) e 34 toneladas.

Peixe-caracol

Peixe-caracol (Pseudoliparis belyaevi)
Com sondas que tinham petiscos acoplados os cientistas da Universidade da Austrália Ocidental e da Universidade de Ciência e Tecnologia Marinha de Tóquio capturaram imagens de duas espécimes, que inclusive, estabeleceram o recorde para a captura mais profunda.

vespa-do-mar

A vespa-do-mar é considerada a criatura mais perigosa do mundo, se considerado o potencial de seu veneno, que pode facilmente matar um humano, levando-o à paralisia e, muitas vezes, ao afogamento. Estima-se que aconteçam entre 25 e 50 fatalidades todos os anos com essa espécie.

Chimpanzé

Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra. Esse mamífero pode ser encontrado em regiões da África Central e Ocidental. Naturalmente, costuma viver em grupos nas florestas.

De acordo com a instituição de pesquisa, o número de espécies reconhecidas por aquele que é considerado o maior banco de dados das espécies marinhas foi reduzido para 228.450, depois de encontrar duplicações de 190.400 animais e plantas na literatura científica.

Até então, as estimativas giravam entre 3 milhões e 100 milhões. Dos 8,7 milhões, 6,5 milhões são espécies terrestres e 2,5 milhões, marinhas. Para a ciência, os números representam um desafio gigantesco, uma vez que a grande maioria ainda não foi classificada ou mesmo descoberta.

À medida que se aproxima do oceano, há encostas continentais formadas por granito e rochas sedimentares formadas pela pressão aplicada ao sedimento. Mais profundamente no oceano, o leito (abaixo da areia e do sedimento) é composto quase que inteiramente por crosta oceânica máfica, principalmente basalto e gabro.

Segundo um artigo publicado na conceituada revista Science, em 2010, o besouro da espécie Onthophagus taurus (pertencente à família Scarabaeidae) é capaz de carregar mais de mil vezes a sua própria massa corporal, sendo que seu comprimento que não passa de um centímetro.

1. Vespa-do-mar. Original da Austrália, esta medusa é considerada o animal mais letal do mundo.

Tubarão-baleia

1 – Tubarão-baleia.