Qual é o animal mais encontrado no Pantanal?

Perguntado por: ifogaca4 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

OS BIG 5

  • Onça-pintada (Panthera onca) ...
  • Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) ...
  • Cervo-de-pantanal (Blastocerus dichotomus) ...
  • Anta (Tapirus terrestris) ...
  • Capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) ...
  • Ema (Rhea americana) ...
  • Ariranha (Pteronura brasiliensis) ...
  • Sucuri-amarela (Eunectes notaeus)

Nervosa, Juma descobrirá que Solano tentou matar o Velho do Rio e surtará com a confissão. Ela, então, irá virar onça ali mesmo e matará o personagem vivido por Rafael Seig sem dó.

Após ter sua identidade descoberta, o assassino, que mata Roberto (Cauê Campos), filho de Tenório, se esconde na tapera de Juma (Alanis Guillen). Ao ser ameaçada por ele, a mulher de Jove (Jesuita Barbosa) vira onça e mata o pistoleiro.

Capivara do Pantanal
Esse é o maior roedor do mundo, adaptando-se também ao ambiente aquático, onde torna-se uma presa difícil para os demais predadores, já que é uma ótima nadadora. As capivaras adultas pesam 50 kg em média, podendo chegar a 100 kg, seu comprimento vai de 106 a 134 cm e a altura de 50 a 62 cm.

São animais que ocorrem na África.

A Tartaruga-do-pantanal (Acanthochelys macrocephala) é uma espécie de quelônio da ordem testudinata que ocorre na região central da América do Sul e que há registros no Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia, sendo um animal típico do bioma Pantanal e Chaco.

Além do número bastante elevado da espécie, algo em torno de 8 a 9 felinos a cada 100 km, em Porto Jofre as onças-pintadas são acostumadas com a presença humana, segundo Rafael Hoogesteijn, supervisor da ONG Panthera Brasil, que desde 2014 trabalha diretamente na preservação de onças-pintadas no Pantanal.

No capítulo de quinta-feira (22), de “Pantanal”, o público assistiu a uma das cenas mais icônicos e esperadas da trama: o fim do matador de Tenório (Murilo Benício), Solano (Rafa Sieg), pelas mãos de Juma Marruá (Alanis Guillen), transformada em onça.

A última fase de "Pantanal" receberá a chegada de um novo personagem muito aguardado: o filho de Jove (Jesuíta Barbosa) e Juma (Alanis Guillen). Os dois passaram algumas semanas separados após uma briga feia, mas já estão juntos novamente após Jove chegar de uma viagem de negócios.

Foi quando matou o pai de Muda na frente dela e da mãe. O que nenhuma das partes sabia é que todo esse conflito foi gerado por Tenório. Ele enganou os Marruá e fez uma falsa venda das terras para a família pobre. Foi aí que começou toda a briga e as mortes.

Juma (Alanis Guillen) vai chorar a morte da mãe, Maria Marruá (Juliana Paes), pela segunda vez na novela "Pantanal".

Outro bordão de Juma é o tô com reiva, usado quando ela quer dizer que está com raiva — o que pode ocasionar a sua transformação em onça.

Nos próximos capítulos da novela “Pantanal”, as vidas de José Leôncio (Marcos Palmeira) e seus três filhos, José Lucas (Irandhir Santos), Tadeu (José Loreto) e Joventino (Jesuíta Barbosa) ficarão em risco.

Adiante, a entidade vai revelar um segredo e fazer Juma cair para trás. Ele diz que Maria Marruá vai encarnar novamente, no bebê em que ela está esperando. Sendo assim, Juma terá uma menina, que será tão valente quanto a sua mãe.

arara-azul-grande

Fauna. A fauna pantaneira é muito rica, provavelmente a mais rica do planeta. Há 650 espécies de aves (no Brasil inteiro estão catalogadas cerca de 1800). A mais espetacular é a arara-azul-grande, uma espécie ameaçada de extinção.

Porém, este não é o único problema de se fazer carinho em uma capivara. Ela pode transportar em seu corpo uma espécie de carrapato que pode levar uma pessoa à morte, é o chamado “carrapato estrela” - transmissor da febre maculosa. “A transmissão da febre acorre através da picada do carrapato infectado no homem.

O tuiuiú (Jabiru mycteria) é uma cegonha encontrada desde o sul do México até o norte da Argentina, mas 50% da população está no Brasil, principalmente na planície pantaneira.

Em todo o país, atualmente, existem 17 girafas. O casal da espécie que vivia no antigo zoológico do Rio morreu há 7 anos. O Bioparque da Quinta da Boa Vista não tem girafas. Em 14 de dezembro, três das 18 girafas que estavam no resort em Mangaratiba escaparam de um local onde elas estavam tomando sol.

Habitat: Regiões costeiras. Características gerais: Popularmente conhecidos como Leões-marinhos, devido a juba de pêlos que o macho apresenta ao redor do pescoço. Única espécie de Leão-marinho que ocorre na região Sul do Brasil.

Balaenoptera musculus

O animal mais pesado do mundo é a baleia-azul, também conhecida como Balaenoptera musculus, que pode chegar a 180 toneladas de peso e até 30 metros de comprimento, de acordo com o Laboratório Nacional de Mamíferos Marinhos dos Estados Unidos. Para se ter uma ideia, seu peso equivale a 33 elefantes.