Qual é o ângulo de um triângulo isósceles?

Perguntado por: dgil . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Os ângulos são iguais por que os lados são iguais. O valor deles é 60 graus por que a soma dos ângulos internos de um triângulo é 180 graus.

Lados com medidas diferentes
O triângulo escaleno também tem como característica o fato de seus ângulos serem diferentes. No entanto, a soma dos ângulos internos deve ter sempre como resultado 180°.

Se prolongarmos cada um dos lados de um triângulo, poderemos obter os ângulos externos, cuja soma corresponde sempre a 360 graus. Quando estivermos na presença de um polígono regular (com todos os lados iguais), podemos calcular os ângulos externos dividindo 360 por três.

Como a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180 graus, então os outros dois ângulos medem 90 graus.

Como medir os ângulos?

  1. Colocar o centro da base do transferidor sobre o vértice do ângulo.
  2. Colocar o ponto que indica 0º do transferidor em um dos lados do ângulo.
  3. O outro lado do ângulo apontará para a sua medida.

Ângulos do triângulo escaleno
Um triângulo escaleno possui os três ângulos com medidas diferentes. A soma dos ângulos internos de todo triângulo é a igual a 180º.

Um triângulo é chamado de escaleno se todos os lados possuem medidas diferentes. Um triângulo é chamado de acutângulo se todos os ângulos são agudos. Um triângulo é chamado de retângulo se possui um ângulo reto. Um triângulo é chamado de obtusângulo se possui um ângulo obtuso.

Triângulo isósceles é um polígono que apresenta três lados, sendo dois deles congruentes (mesma medida). O lado com medida diferente é chamado base do triângulo isósceles. O ângulo formado pelos dois lados congruentes é chamado ângulo do vértice. são os ângulos da base e possuem a mesma medida.

Triângulos são figuras geométricas formadas por três segmentos de reta que se encontram nas extremidades. Assim, são polígonos com três lados, três ângulos e três vértices.

Ângulos de um triângulo
Ou seja, em todo triângulo equilátero, a medida de cada ângulo interno vale 60°.

Um triângulo é um polígono de três lados, três vértices e três ângulos.

O triângulo isósceles possui como principal característica dois lados congruentes, ou seja, possui dois lados iguais. Isso implica a presença de dois ângulos internos congruentes, e eles recebem o nome de ângulos da base.

Os triângulos possuem diversas propriedades, uma delas diz respeito aos seus ângulos internos: independentemente das dimensões do triângulo, do seu formato, do comprimento de seus lados ou da medida de seus ângulos internos, a soma desses ângulos internos sempre será igual a 180°.

ou seja, o vértice de um ângulo interno coincide com o vértice do polígono. Na figura acima, temos destacado o ângulo AˆBC. Por exemplo, no triângulo abaixo, temos um ângulo interno de 70º: ao se prolongarmos um dos lados desse ângulo, obtemos seu ângulo externo, cuja medida é de 110º pois, 110º+70º=180º.