Qual é o ângulo da via subcutânea?

Perguntado por: vjaques . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 2 votos

Introduzir a agulha rapidamente na área escolhida, com ângulo indicado para a espessura da tela subcutânea, que pode ser: indivíduos magros – ângulo de 30°, indivíduos com pesos normais – ângulo de 45°, indivíduos obesos – ângulo de 90°, se a agulha for 10mm x 5mm ou menor - ângulo de 90°, independente da espessura da ...

Via subcutânea é aquela que permite a injeção de um medicamento diretamente no tecido subcutâneo. Como o nome sugere, esse tecido fica abaixo da camada superficial da pele (a derme) e acima do tecido muscular.

Introduzir a agulha com bisel para cima, em ângulo de 15º. Introduzir a medicação até que uma pápula seja formada. Retirar a agulha e não massagear. Deixar o paciente confortável.

Agulha azul: com calibre de 25 x 0,6mm, essa agulha hipodérmica pode ser usada em administrações por vias subcutânea e endovenosa, além de coletas de sangue, dependendo da anatomia do paciente, por ter um calibre fino e delicado.

Para as agulhas com comprimento de 4 e 5 mm, recomenda-se o ângulo de 90 graus. Já para as agulhas de 6 e 8 mm, o ângulo poderá variar entre 90 e 45 graus e para os comprimentos maiores que 8 mm, deve ser feito o ângulo de 45 graus.

O volume máximo a ser administrado por esta via é 1,5 mL e não deve ser aspirado, a não ser no caso específico de aplicação da vacina subcutânea na região dorso glútea. São exemplos de vacinas administradas por essa via: vacina sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela (atenuada)(1-3).

1. [ Anatomia ] Que se localiza sob a pele ou sob a cútis (ex.: depósitos subcutâneos de gordura). 2. Que é feito ou se aplica sob a pele (ex.: administração de vacina por via subcutânea).

MEDICAMENTOS INCOMPATÍVEIS COM A VIA SUBCUTÂNEA:

  • Diazepam;
  • Diclofenaco;
  • Eletrólitos não diluídos;
  • Fenitoína.

O ângulo para a aplicação da IM contribui para a dor relacionada ao procedimento. As aplicações devem ser realizadas em ângulo de 90º a fim de garantir que a agulha atinja o músculo, reduzindo dessa maneira a dor. Após a injeção no músculo, deve-se proceder a aspiração antes da administração do fármaco.

Na via subcutânea, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo. Nessa via, a absorção é lenta. As regiões de injeção subcutânea incluem as regiões superiores externas dos braços, o abdome, a região anterior das coxas e a região superior do dorso.

Agulha: Introduzir a agulha com a outra mão (bisel para cima), em um ângulo de 25 a 45º. Após o sangue fluir adequadamente na seringa, pedir ao paciente que abra a mão.

Bisel voltado para CIMA: No caso da intradermica, para que o medicamento seja injetado formando uma pequena pápula sob a pele; No caso da subcutânea, para melhor absorção de forma lenta; No caso da endovenosa, a fim de seguir o fluxo sanguíneo e não transpassar a veia, assim ocasionando hematomas.

Intradérmica é introduzida na derme onde a pele é distendida no local da aplicação, com ângulo de variação de 15º onde o fármaco é injetado levemente (tem que fazer a pápula), não deve ser massageado. Subcutânea tem ação local, suas funções se diferenciam conforme a mescla usada (gordura localizada, celulite).

INSTRUÇÕES PARA Auto administração sUBCUTÂNEAs. Escolha o local para aplicação da injeção. Os melhores locais para aplicação são: abdômen e região superiores das coxas. É importante variar sempre o local da aplicação.

O canhão AZUL, é utilizada para aplicação de soluções subcutâneas e endovenosas. A agulha com o canhão CINZA ESCURO, é bastante utilizada para a aplicação de soluções intramusculares e endovenosas em adultos. Na cor VERDE, é utilizada para a aplicação de soluções intramusculares, geralmente em adultos.