Qual é o anestésico mais usado?

Perguntado por: lmota9 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

A anestesia local é o procedimento anestésico mais comum, sendo usado para bloquear a dor em pequenas regiões do corpo, habitualmente na pele. Ao contrário das anestesias geral e regional, que devem ser administradas por um anestesiologista, a anestesia local é usada por quase todas as especialidades.

lidocaína

O anestésico mais seguro para gestantes é a lidocaína a 2%, pois tem a adrenalina 1:100.000, no máximo 2 tubetes por atendimento (14). O anestésico seguro para utilizar em crianças é a lidocaína 2% com adrenalina 1:200.000.

Sabe-se que a bupivacaína é um dos mais potentes anestésicos locais, com longa duração de ação, mas que ao mesmo tempo apresenta sérios efeitos tóxicos em relação aos outros AL, como explicado anteriormente.

XILOCAÍNA E LIDOCAÍNA SÃO O MESMO MEDICAMENTO. COMO COMPRAR? voltar. A Xilocaína é um dos nomes comerciais da Lidocaína, sendo um medicamento anestésico local indicado para o alívio da dor durante a realização de exames, instrumentações ou para prevenir as dores de um procedimento.

Antes de tudo, quais são os tipos de anestesia? As anestesias são dividias em quatro categorias: local, plexular, geral e espinhais. No caso da anestesia local, elas são muito comuns em cirurgias superficiais. Ou seja, age somente na região aplicada onde será elaborado o procedimento.

As reações podem ser:
Reações do Sistema Nervoso Central, as quais incluem: nervosismo, tontura, convulsões, inconsciência e, possivelmente, parada respiratória. Reações cardiovasculares, as quais incluem: hipotensão, depressão miocárdica, bradicardia e, possivelmente, parada cardíaca.

A lidocaína é indicada para alívio da dor durante realização de exames e instrumentação (ex.: proctoscopia, sigmoidoscopia, cistoscopia, intubação endotraqueal), para o alívio temporário da dor associada a queimaduras leves e abrasões da pele (ex.: queimadura de sol, herpes zoster e labial, prurido, rachadura de seios, ...

A anestesia geral faz com que você fique inconsciente. Este tipo de anestesia, embora seja muito segura, é o tipo com maior probabilidade de causar efeitos colaterais.

A anestesia infiltrativa é aquela que se aplica através de uma agulha numa zona da cavidade oral, pelo que a sua administração é mais dolorosa. Pelo contrário, a anestesia tópica é aplicada por meio de um gel ou aerossol mais cómodo e menos irritante, embora implique uma menor duração do efeito.

Anestésico local, a pomada Xilocaína é um medicamento de aplicação tópica que age ao bloquear o impulso nervoso da dor no cérebro. Tendo como princípio ativo a Lidocaína, a pomada anestésica é muito utilizada para o alívio temporário de dores na pele e mucosas.

A lidocaína é contraindicada em pacientes com conhecida hipersensibilidade a anestésicos locais do tipo amida ou a qualquer um dos componentes da fórmula. A epinefrina é contraindicada em pacientes com hipertiroidismo ou doença cardíaca grave, particularmente quando a taquicardia está presente.

Um dos medicamentos anestésicos mais utilizados na anestesia geral é o Propofol (Provive). Comercialmente conhecido por Diprivan, o fármaco é muito utilizado na realização de cirurgias e outros procedimentos dolorosos, deixandoo paciente inconsciente e sedado.

Resistência à anestesia local pode ser comum e também ter causas genéticas. De acordo com uma pesquisa feita por cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, casos de resistência à anestesia local podem ser mais comuns do que imaginado, e podem também ter causas genéticas.

venda sob prescrição médica.

A Lidocaína possui uma toxicidade bem baixa em relação aos demais anestésicos. Trata-se de um anestésico de ação rápida, iniciada entre 3 a 5 minutos, sendo que seu efeito tem duração média de 1 hora em polpa e de 3 a 5 horas em tecidos moles. A dose máxima recomendada deste anestésico é de 7mg/kg em pacientes adultos.

A anestesia raquidiana é um tipo de anestesia regional que torna insensível à dor apenas uma parte do corpo, fazendo com que o paciente mantenha a consciência durante o procedimento cirúrgico. Pode ou não ser associada a uma sedação, na qual o paciente fica sonolento, dormindo e, geralmente, não se lembra de nada.

Raquianestesia: anestesia aplicada na coluna e geralmente usada para cesariana, situação em que ela retira a sensibilidade da parte inferior do abdome e das pernas, com duração de aproximadamente 3 ou 4 horas.