Qual é o ancestral mais antigo do homem?

Perguntado por: uperes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Saccorhytus

Cientistas do Reino Unido, Alemanha e China acreditam ter encontrado o ancestral mais antigo do ser humano. Trata-se do Saccorhytus, um animal microscópico descrito em pesquisa publicada na revista científica Nature como a fase mais primitiva de evolução que teria levado aos peixes e, consequentemente, ao ser humano.

Os primeiros hominídeos pertenciam ao gênero Australopithecus e se diferenciavam dos demais primatas por conta de sua postura ereta, locomoção bípede e uma arcada mais próxima da atual espécie humana. Apesar de ser considerado o primeiro ancestral humano, não existe um estudo conclusivo sobre a escala evolutiva.

Sahelanthropus tchadensis
Os cientistas tendem a acreditar que o nosso ancestral em comum com o chimpanzé viveu entre 9 e 7 milhões de anos atrás. O Sahelantropus tchadensis, é o hominínio mais próximo desta data que conhecemos.

As evidências mais contundentes de que o Homo sapiens surgiu na África são fragmentos de ossos encontrados em Herto e em Omo Kibish, na Etiópia. O primeiro é um crânio com idade estimada em 160 mil anos e o segundo, um crânio de 195 mil anos.

Entre as várias espécies do gênero Homo, à qual pertencemos, podemos destacar a do Homo habilis (2 milhões a 1,4 milhão de anos), Homo ergaster (1,8 a 1,2 milhões de anos), Homo erectus (1,6 milhão a 150 mil anos atrás), Homo neanderthalensis (150 mil a 30 mil atrás) e Homo sapiens (de 130 mil anos até hoje).

O último ancestral universal ou último ancestral comum, conhecido também como LUCA (last universal common ancestor) é o hipotético último ser vivo a partir do qual todos os seres vivos que vivem actualmente na Terra descendem. Por isso é ancestral comum mais recente de toda a vida actual na Terra.

Quais os macacos mais parecidos com os seres humanos? O homem faz parte da superfamília de primatas chamada Hominoidea, que inclui somente grandes macacos, como o gibão (um símio do sudoeste asiático), o orangotango, o gorila e o chimpanzé.

Você conhece a origem do seu sobrenome? No site do FamilySearch você pode descobrir a origem! Basta acessar o link familysearch.org/sobrenome, digitar o seu e pronto! Não precisa de login e você ainda pode compartilhar o resultado em suas redes sociais e baixar um infográfico como este abaixo!

Registros de vendas, registros de terras e propriedade e outros documentos históricos podem ajudá-lo a rastrear sua família muito mais longe. Os registros do censo podem ajudá-lo a associar seus ancestrais às residências reais.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

Quem eram os filhos de Adão e Eva
Uma vez expulsos do Éden, Adão e Eva tiveram vários filhos, de acordo com a tradição de 14 a 140. Os únicos três mencionados na Bíblia, no entanto, são Caim, Abel e Seth.

É a designação geral em zoologia para as espécies da ordem dos primatas atuais e extintos mais próximos evolutivamente do homem: os gorilas, chimpanzés, bonobos e orangotangos (chamados grandes símios) e os gibões (chamados símios menores). Os macacos antropoides são os animais mais semelhantes ao ser humano.

Do gênero homo, o primeiro hominídeo seria o homo habilis, que viveu há 2,4 a 1,5 milhões de anos, fabricando instrumentos grosseiros de pedra, além de desenvolver uma linguagem rudimentar. Do homo habilis teria descendido o homo erectus.

Não descendemos de macacos
Os homens modernos, da espécie Homo sapiens sapiens, não evoluíram dos macacos, mas compartilham de um ancestral comum com eles. "Um erro muito comum é pensar que 'viemos dos macacos'.

O progenota (último ancestral comum)
O último ancestral comum deve ter tido características que são compartilhadas por todos os seres vivos: reprodução por meio de genes (DNA), fábricas de proteínas (ribossomo e RNA), mecanismos para reparar erros no código, obter e armazenar energia.

Ancestral comum é uma espécie que, através do processo de descendência com modificação, dá origem a novas espécies.

Conceito de Ancestral Comum
Um ancestral comum é uma espécie que por algum processo evolutivo de especiação origina outras espécies. Do ponto de vista genético, trata-se de uma linhagem de ADN (Ácido desoxirribonucleico) da qual descendem pelo menos outras duas linhagens.