Qual é o alimento que substitui a carne?

Perguntado por: ebarbosa . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Oleaginosas. As oleaginosas, como nozes, castanhas, amêndoas e pistaches, são fontes de proteínas e gorduras saudáveis. Têm menos calorias e gorduras saturadas do que a carne, mas também são menos ricas em proteínas.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

Com o aumento contínuo dos preços de diversos produtos, as escolhas alimentares começam a ser mais seletivas. Uma opção para substituir a carne, por outra proteína mais acessível, é optar pelo consumo de ovos.

Cereais e leguminosas
Outros bons vegetais para fornecer proteínas são as leguminosas, como feijão, grão de bico e lentilha. O resultado pode ser ainda melhor se elas foram combinadas na mesma refeição.

Deficiência de nutrientes
Ao parar de comer carne, algumas pessoas notam a falta de ferro, iodo e vitaminas D e B12, por exemplo.

Para saber se sua alimentação apresenta déficit de proteínas, você pode ficar atento a alguns sintomas como: fragilidade e perda de cabelo, linhas nas unhas (mãos e pés), pigmentação reduzida no couro cabeludo, pele escamosa, dores musculares, má cicatrização de feridas e edema (acúmulo anormal de líquido).

Abacate. Fonte de proteínas para substituir a carne, de carboidratos, de gorduras e de fibras, o abacate é uma fruta versátil e que pode ser consumida como vitamina, in natura e até em lanches.

A nível de exemplo, dois ovos inteiros possuem 13g de proteína. Enquanto uma porção padrão (100g) de peito de frango possui 32g de proteína. "Outro ponto relevante, mas pouco comentado, é que o ovo também é uma importante fonte de gordura. Para cada ovo há em média 6,5g de proteína e 4,5g de gordura.

Leite e produtos lácteos
Os alimentos de origem animal são as principais fontes de vitamina B12 na dieta. O leite e seus derivados, como queijo e manteiga, são boas fontes do micronutriente.

damasco

“O damasco figura, talvez, como a fruta com maior carga proteica (3,67g em uma porção de 100g)”, diz a nutricionista Dayse Paravidino. Por isso, o ideal é tentar apostar em outras fontes do nutriente.

Carne leve e saudável
A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

De acordo com o Instituto Ovos Brasil, incluir ovos em nossa alimentação diária pode contribuir para aumentar a imunidade e reduzir o risco de contrair doenças sazonais, como o resfriado. Recomenda-se consumir pelo menos dois ovos por dia, de forma equilibrada e como parte de uma dieta saudável e variada.

Ovos são produtos de origem animal, mas se diferem da carne por conta da sua origem biológica. O que conhecemos como “carne” é o que corresponde às estruturas do corpo de um animal, como a pele, os tecidos, a gordura, os órgãos e outros.

Castanhas, como o pistache e nozes, além de sementes como as de linhaça, são opções saborosas para ingerir proteínas sem consumir carne.

Opções mais baratas como frango, fígado bovino e de frango, coração de frango, ovos e sardinha possuem esses nutrientes e são bons substitutos. Contudo, se tratando de vitamina B12, a carne vermelha é a maior fonte, sendo esta encontrada em menores quantidades nos outros alimentos de origem animal.

O que já se pode adiantar é que o pensamento é mito. O que precisa ser feito quando não se come mais carne é substituir por alimentos vegetais que deem os nutrientes necessários para o corpo funcionar bem.

Embora seja natural que a galinha ponha ovos, há muita crueldade e exploração nas granjas, sendo assim, os veganos não consomem ovos. Você sabe por que veganos não comem ovos? Os veganos não comem nada de origem animal, inclusive ovos, mas se a galinha bota ovo de qualquer jeito, porque os veganos não podem comê-los?