Qual é o alimento que nunca estraga?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

O mel é muitas vezes considerado o único alimento que realmente dura para sempre, graças a sua química mágica e a obra de abelhas. O néctar das flores se mistura com enzimas dentro das abelhas que extraí-lo, o que muda a composição do néctar e divide-os em açúcares simples que são depositados em favos de mel.

O único alimento que não apodrece é o mel. Além do seu sabor delicioso, é praticamente o único alimento da natureza que não estraga.

A vida útil do arroz varia.
Segundo a Healthline, antes de cozinhado, o arroz branco pode durar até dois anos se mantido a temperatura ambiente, enquanto que o arroz integral dura cerca de seis meses. Congelar aumenta a sua vida útil. Já o arroz cozinhado deve ser refrigerado e conservado até cerca de quatro dias.

O açúcar não tem data de validade porque não caduca. De acordo com a Norma Europeia, não será exigido indicar a data de duração mínima no caso dos açúcares em estado sólido. A sacarose tem a característica de se manter “estável” no tempo e sem se alterar.

Maçãs e pêras, quando conservadas dentro da geladeira, podem durar de 3 a 4 semanas. Já a framboesa, manga, abacate, goiaba e figo podem durar até 2 semanas enquanto os frutos cítricos como laranja, limão, tangerina, abacaxi e acerola tem uma durabilidade aproximada de 1 semana.

O sal praticamente não estraga. O que pode acontecer é por causa da umidade do local, o sal ficar úmido e grudento. Mas não quer dizer que ele estará ruim. Ele pode até mudar um pouco de cor, é normal acontecer isso.

Feijão. O feijão cru também entra para essa lista de alimentos que se conservam com qualidade por tempo indeterminado. Em média de um ano após seu armazenamento, ele pode demorar mais para amolecer enquanto cozinha, mas não chega a perder nenhuma de suas qualidades com o tempo.

Manter uma batata na temperatura fria da sua geladeira vai transformar seu amido em açúcar mais rapidamente, de modo que você vai ficar com uma batata doce e dura. Em vez de colocar as batatas na geladeira, guarde-as em um saco de papel em um local fresco, mas não frio, como dentro de uma despensa.

Eis uma dúvida muito comum: os ovos devem ficar dentro ou fora da geladeira? Guarde a resposta: dentro da geladeira sempre, mas não na porta! O ideal é mantê-los fechadinhos dentro da caixa sem lavá-los, e guardá-los no fundo da geladeira, onde eles sofrem menos exposição ao calor no abre-e-fecha da porta.

Deixe fora da geladeira pelo menos até o amadurecimento pleno: abacate, abacaxi, ameixa, banana, mamão, manga, melão, pêssego.

Ferver o mel fará com que ele perca as propriedades naturais. Fato! Temperaturas elevadas promoverão o aumento da substância chamada hidroximetilfufural (HMF). O produto também perderá parte dos compostos aromáticos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sugere cautela na manipulação do produto para que não se percam suas propriedades. O mel é delicado. Deve-se evitar aquecê-lo, para que suas enzimas não percam a potência, mantendo-se o alimento até a temperatura de no máximo 70 graus.

Você sabia que veganos não consomem mel? Muitas pessoas não param para pensar nisso, mas o mel é de origem animal, e muito importante para as abelhas. Nesse artigo, tratamos da visão vegana acerca do alimento, e como substituí-lo em suas refeições!

Refrigerante Diet É o pior alimento de todos os tempos. Além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet.

> Se for guardar o arroz na despensa, coloque cravos-da-índia nas prateleiras, o forte cheiro irá afastar os insetos; > Para longo prazo, separe o arroz em porções menores e coloque em sacos plásticos. Antes de fechar, retire todo o ar do interior, pode ser com um canudinho, e vede bem o saco.

O consumo dos lares brasileiros deve desacelerar em 2023, segundo previsão divulgada pela Associação Brasileira de Supermercado (Abras). Caso se confirme, isso afetará a produção de alimentos no Brasil.

O sal não tem data de validade. É um produto de origem mineral não perecível e, pelas suas características microbiológicas, está excluído da obrigação de ter data de validade.

Lembre que 1 kg de sal iodado é suficiente para suprir uma família de 4 pessoas durante 50 dias.

não superior a 30 dias.

— Escolher um açúcar saudável e que não tenha passado pelo refinamento pode fazer a diferença na alimentação, sendo os mais indicados: açúcar demerara, de coco ou mascavo, que têm menor índice glicêmico e mais nutrientes — explica Buzzini.