Qual é o alimento que não estraga?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

O mel é muitas vezes considerado o único alimento que realmente dura para sempre, graças a sua química mágica e a obra de abelhas. O néctar das flores se mistura com enzimas dentro das abelhas que extraí-lo, o que muda a composição do néctar e divide-os em açúcares simples que são depositados em favos de mel.

Estes 7 alimentos podem ser armazenados fora da geladeira

  1. Café Se for guardado na geladeira, o café pode perder grande parte do sabor e da textura, pois a interação com a temperatura mais fria pode tirar dos grãos as características mais básicas. ...
  2. Ovos. ...
  3. Pão. ...
  4. Mel. ...
  5. Manteiga. ...
  6. Abacate. ...
  7. Banana.

De fato, o mel dura muito porque ele fermenta de forma mais lenta que os demais alimentos perecíveis, mas a verdade é que o prazo de vencimento dele é de dois anos após aberto pela primeira vez.

Sal de cozinha, sal kosher ou sal marinho conservam ao longo de anos a mesma qualidade que tinham no dia em que você os comprou. Para conservar amido de milho por tempo indeterminado, conserve-o bem seco, em recipiente bem fechado e num lugar de temperatura amena.

Frutas secas como Damasco, Passas e Tâmaras podem substituir o açúcar em bolos, panquecas doces e geleias.

Isso é possível com a Fruta-do-milagre (Synsepalum dulcificum). Ela contém em sua polpa uma proteína chamada miraculina, que quando entra em contato com as papilas gustativas da língua inibe a nossa capacidade de saborear a acidez e o amargo dos alimentos.

Maçãs e pêras, quando conservadas dentro da geladeira, podem durar de 3 a 4 semanas. Já a framboesa, manga, abacate, goiaba e figo podem durar até 2 semanas enquanto os frutos cítricos como laranja, limão, tangerina, abacaxi e acerola tem uma durabilidade aproximada de 1 semana.

Verduras e hortaliças são delicadas
Uma das classes mais difíceis em questão de durabilidade são as verduras e hortaliças, mas ainda assim existem opções espertas. O repolho, por exemplo, dura tranquilamente mais de uma semana e a couve também é das mais duradouras.

A vida útil do arroz varia.
Segundo a Healthline, antes de cozinhado, o arroz branco pode durar até dois anos se mantido a temperatura ambiente, enquanto que o arroz integral dura cerca de seis meses. Congelar aumenta a sua vida útil. Já o arroz cozinhado deve ser refrigerado e conservado até cerca de quatro dias.

Para aqueles que utilizam a manteiga clarificada, o risco é ainda menor: esse tipo é pura gordura, sem quaisquer adições de água ou derivados de leite. Por isso, em seu texto para o portal, Alfaro afirma que manteigas clarificadas podem durar até meses em temperatura ambiente.

Manter uma batata na temperatura fria da sua geladeira vai transformar seu amido em açúcar mais rapidamente, de modo que você vai ficar com uma batata doce e dura. Em vez de colocar as batatas na geladeira, guarde-as em um saco de papel em um local fresco, mas não frio, como dentro de uma despensa.

O sal não tem data de validade. É um produto de origem mineral não perecível e, pelas suas características microbiológicas, está excluído da obrigação de ter data de validade.

Ferver o mel fará com que ele perca as propriedades naturais. Fato! Temperaturas elevadas promoverão o aumento da substância chamada hidroximetilfufural (HMF). O produto também perderá parte dos compostos aromáticos.

Mas é importante que as pessoas saibam que a qualidade do mel não está relacionada à sua cor. Culturalmente, o consumidor brasileiro acredita que o mel para ser bom, tem que ser escuro. E isso não é verdade. O mel orgânico do Brasil, independentemente da sua cor, é um produto excelente para o consumo.

A resposta é, sim, vários.

  • Mel. Em 2015, arqueólogos relataram que encontraram mel de três mil anos enquanto escavavam túmulos no Egito e era perfeitamente comestível. ...
  • Legumes secos. ...
  • Molho de soja. ...
  • Vinagre. ...
  • Arroz branco. ...
  • Chocolate amargo. ...
  • Açúcar e sal.

Arroz. O arroz é outro dos alimentos que nunca vencem, pelo menos nas versões branco, selvagem, arbóreo, jasmine e basmati. Isso porque, assim como o feijão, sua estrutura retém suas qualidades nutricionais e a qualidade interna dos grãos por tempo indeterminado.

ARROZ BRANCO (cru, em grãos, ainda na embalagem fechada)
Quanto tempo dura na despensa: indefinidamente, se conservado em embalagem apropriada. Mais uma dica: depois de cozido, o arroz dura de 4 a 6 dias na geladeira. Você deve refrigerá-lo até duas horas depois do cozimento e conservá-lo em recipiente hermético.

Goiaba

Goiaba: Rica em fibras e de baixo Índice Glicêmico, a goiaba é uma das frutas que diabéticos podem comer.

7 frutas que diabéticos podem comer

  • Pêssego. Essa fruta possui fibras e antioxidantes em abundância que permitem uma maior sensação de saciedade. ...
  • Limão. ...
  • Goiaba. ...
  • Mamão papaia. ...
  • Morango. ...
  • Abacate. ...
  • Abacaxi.
Continuar lendo O que estraga a bike?