Qual é o alimento mais rico em ferro do mundo?

Perguntado por: ialbuquerque4 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Considerando uma alimentação que geralmente se consome no Brasil, os principais alimentos ricos em ferro são as carnes em geral, como as vermelhas, frango, peixes e crustáceos, gema de ovo, feijão e outras leguminosas e os vegetais verde escuros.

Tomar o suplemento de ferro ou consumir o alimento fonte de ferro juntamente com alimentos ricos em vitamina C ajuda a aumentar a absorção de ferro no organismo, pois a vitamina C atua como facilitadora, favorecendo a biodisponibilidade do ferro ingerido.

Deve-se evitar o consumo de chá, café e produtos lácteos às refeições principais, que diminuem a absorção de ferro.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

De maneira geral, diversos estudos indicaram que a suplementação com ferro bisglicinato quelato é superior ao sulfato ferroso na correção da anemia e aumento das reservas de ferro do organismo, além de causar menor incidência de efeitos colaterais que poderiam reduzir a adesão do paciente ao tratamento.

O ferro pode ser obtido com a ingestão de algumas frutas, como coco, mamão ou manga desidratados e de frutos secos, como amendoim ou nozes.

Entre as leguminosas, o feijão é campeão em ferro.

Sucos para combater a anemia: confira opções nutritivas e...

  • Melhores sucos para combater a anemia.
  • Suco de couve.
  • Sucos para combater a anemia: espinafre.
  • Suco de brócolis.
  • Sucos para combater a anemia: cenoura.
  • Sucos para combater a anemia: agrião e limão.

Alimentos a serem evitados na anemia
Isso porque as fonte de cálcio, como leite e derivados, por exemplo, são capazes de diminuir a absorção de ferro no intestino. Além disso, os fitatos e taninos, devem ser evitados junto ao consumo de ferro.

Alimentos para anemia
No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

A deficiência de ferro geralmente resulta da perda de sangue em adultos (incluindo sangramento da menstruação) mas, em crianças e gestantes, pode resultar de uma dieta inadequada. A anemia se desenvolve, fazendo com que as pessoas fiquem pálidas e sintam-se fracas e cansadas.

Os alimentos de origem animal, como a carne vermelha e o fígado de frango, contêm mais ferro do que os de origem vegetal. Além disso, o organismo consegue absorver cerca de 20% a 30% do mineral presente em carnes e outros alimentos de origem animal, enquanto a absorção do ferro em produtos vegetais varia de 2% a 10%.

Como alternativas, há boas fontes de ferro em verduras folhosas de cor verde-escura, como a couve e o espinafre, e leguminosas, como ervilhas e lentilhas. O problema é que você não absorve tanta quantidade de ferro das fontes vegetais quanto absorve da carne vermelha.

Alimentos que devem ser evitados
Além disso, também deve-se evitar o consumo de café, chá preto e chá mate nas refeições ricas em ferro, pois são ricos em fitatos e taninos, substâncias que também reduzem a absorção de ferro no intestino. Veja mais 3 dicas para curar a anemia.

Evite café ou chá mate após grandes refeições
A cafeína prejudica a absorção de ferro --e também de cálcio e vitamina C. Portanto, evite beber café, chá-mate, chá-verde e refrigerantes com cafeína durante ou logo após comer.

Nesse ponto, os “estoques” do elemento no organismo já terão sido consumidos e os sinais da condição começarão a surgir.

  1. Exaustão e cansaço excessivo. ...
  2. Palidez da pele. ...
  3. Inchaço dos tornozelos. ...
  4. Coração acelerado. ...
  5. Queda de cabelo. ...
  6. Alterações no paladar.

Entre as leguminosas, o feijão é o que mais possui ferro.

O fígado bovino tem maior digestibilidade, enquanto o de frango e porco se destaca pela facilidade de preparo e por serem mais toleráveis e agradáveis quando bem preparados. “Entre os fígados, o de frango tem mais ferro, e ambos têm, pelo menos, duas vezes mais ferro que a carne branca”, diz Lili Purim.