Qual é o agrotóxico mais perigoso?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

A análise mostrou que glifosato, Aldicarbe, paraquate, Picloram e Carbofurano são os agrotóxicos que mais intoxicaram brasileiros na última década. Em relação a mortes, Aldicarbe, paraquate, glifosato, Diurom e Carbofurano são os mais encontrados.

O Furadan, devido ao seu mecanismo de ação (anticolinesterásico), promove uma intoxicação aguda que geralmente leva à morte, seja por inalação ou contato.

Conheça como são aplicados os 5 principais agrotóxicos no Brasil

  • Glifosato. Na soja transgênica, glifosato pode ser aplicado em qualquer etapa do ciclo de produção. ( ...
  • 2,4-D. ...
  • Mancozeb. ...
  • Acefato. ...
  • Atrazina.

Estes agrotóxicos respondem por cerca de 70% do total utilizado no Brasil: glifosato; 2,4-D; mancozebe; acefato; óleo mineral; atrazina; óleo vegetal; paraquate (dicloreto); imidacloprido; e oxicloreto de cobre.

Considerando o tipo de ação, os agrotóxicos podem ser classificados como inseticidas, fungicidas, herbicidas, raticidas, acaricidas, desfolhantes, entre outros.

Assim, o ÁRida padronizou 13.392 registros, ou 29% das notificações. A análise mostrou que glifosato, Aldicarbe, paraquate, Picloram e Carbofurano são os agrotóxicos que mais intoxicaram brasileiros na última década. Em relação a mortes, Aldicarbe, paraquate, glifosato, Diurom e Carbofurano são os mais encontrados.

Os produtos que apresentaram maior percentual de mistura de agrotóxicos foram o pimentão (95%), cenoura (73%) e tomate (68%).

O truque mais popular para eliminar os agrotóxicos das frutas e verduras é a mistura de bicarbonato de sódio com água, na qual os alimentos ficam imersos por alguns minutos. Em seguida, é preciso lavar novamente em água corrente antes do consumo.

As alterações neurológicas, que podem se complicar com convulsões, coma e morte, são atribuídas a hipóxia e/ou hipotensão. Pele: dermatite de contato. Olhos: irritação, dor, queimação ocular, turvação da visão, conjuntivite e edema palpebral. Inalado: Irritação de vias respiratórias altas, pneumonite química.

Se o seu pet ingerir um veneno ácido, o leite irá neutralizar e retardar a absorção.

Intoxicação aguda: náuseas, tonturas, vômitos, desorientação, dificuldade respiratória, sudorese e salivação excessiva, diarréia, chegando até coma e morte.

Alguns deles são:

  • fungicidas (atingem fungos);
  • herbicidas (atingem plantas);
  • inseticidas (atingem insetos);
  • acaricidas (atingem ácaros);
  • rodenticidas (atingem roedores).

Glifosato

O Glifosato é o defensivo agrícola mais vendido no Brasil e no mundo. Somente no Brasil foram 246 mil toneladas vendidas em 2020, quatro vezes mais do que o segundo defensivo mais comercializado, o 2,4-D.

Levantamento inédito feito pela Agência Pública e Repórter Brasil, com dados de 2019 a março de 2022 do sistema de notificações do Ministério da Saúde, mostra que essas intoxicações levaram a 439 mortes — o que equivale a um óbito a cada três dias.

Brasil

Desde 2008, o Brasil é recordista mundial no consumo de agrotóxicos. E essas substâncias, criadas para reduzir a quantidade de pragas e facilitar a vida do agricultor, trazem também consequências para a saúde do trabalhador, do consumidor e do meio ambiente.

Mato Grosso

Mato Grosso é um dos estados que mais consomem agrotóxicos do país e o Pantanal e as comunidades que vivem na região são os mais afetados com o alto consumo do veneno , se a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), conforme levantamento referente ao ano passado.

Estima-se que um terço dos alimentos consumidos por brasileiros esteja contaminado com agrotóxicos. Na lista de alimentos mais contaminados estão: pimentão (91,8%), morango (63,4%), pepino (57,4%), alface (54,2%), cenoura (49,6%), abacaxi (32,8%), beterraba (32,6%) e mamão (30,4%).

Os agrotóxicos atuam no controle e na proliferação de pragas, ervas daninhas e no combate a possíveis doenças associadas ao cultivo de determinados produtos. São compostos por substâncias capazes de agir sobre a atividade biológica dos seres vivos que estão nos cultivos agrícolas.

O glifosato é o agrotóxico mais vendido no mundo. É usado para matar ervas daninhas nas maiores culturas agrícolas: soja, milho, trigo, algodão e café. São essas produções que “puxam” as vendas dos principais pesticidas.

glifosato

Herbicida mais utilizado no mundo atualmente, o glifosato foi descoberto pela Monsanto em 1970. O defensivo é usado para eliminação de ervas daninhas na agricultura, agindo através do bloqueio de uma enzima que faz parte da síntese de aminoácidos essenciais para o desenvolvimento das plantas.