Qual é o agente causador da infecção urinária?

Perguntado por: asampaio4 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Geralmente, a infecção urinária é causada por bactérias, como Escherichia coli, Staphylococcus saprophyticus, espécies do gênero Proteus e do Klebsiella e o Enterococcus faecalis.

Sem dúvida alguma, o mais comum é a Escherichia coli, seguida dos gêneros Proteus, Klebsiella e Enterobacter. Entre as bactérias Gram positivas encontram-se o Enterococcus faecalis, e espécies do gênero Staphylococcus.

A infeção urinária, habitualmente, tem origem em bactérias e o tratamento baseia-se nos antibióticos. Outros medicamentos que se associam frequentemente aos antibióticos são os anti-inflamatórios (ex. ibuprofeno) ou os analgésicos para aliviar a dor e desconforto.

Há dois tipos de infecção urinária:

  • Cistite: infecção do trato urinário baixo.
  • Pielonefrite: infecção do trato urinário superior.

Infecção urinária é uma doença infecciosa que ocorre em partes do sistema urinário, como rins, ureteres, bexiga e uretra, sendo os dois últimos mais comum. Os sintomas normalmente incluem ardência e incontinência urinária.

Agente etiológico: é o agente causador ou responsável por uma doença. Pode ser vírus, bactéria, fungo, protozoário ou helminto. É sinônimo de “patógeno”. Agente infeccioso: é o microorganismo (vírus, bactérias, fungos, protozoários, helmintos) capaz de produzir infecção ou doença infecciosa.

São considerados agentes infecciosos microrganismos responsáveis por causar doenças infecciosas com potencial de transmissão para outros seres vivos, da mesma espécie ou não.

A maior parte das bactérias é transmitida pela ingestão de alimentos contaminados ou em contato com pessoas doentes. Os sintomas são variados, conforme o tipo de doença. A prevenção, muitas vezes, é baseada em cuidados simples como a lavagem das mãos e dos alimentos e vacinação.

Não, infecção urinária não pega, isso é um mito. A infecção urinária não é contagiosa. A doença acontece devido à alguns problemas como, por exemplo, baixa frequência miccional, deslocamanto de bactérias do intestino para a bexiga, cálculos renais e quando não existe higiene íntima após as relações sexuais.

A cistite é uma infecção na bexiga provocada por bactérias, sendo a Escherichia coli a principal causadora.

A principal dica é beber bastante água. Isso ajuda a expelir bactérias e impurezas da bexiga e da uretra. Cuidado com a higiene e as roupas íntimas também são formas importantes de prevenir a infecção urinária. No caso das mulheres, é necessário manter a região da vulva e do ânus sempre limpa, por meio de água e sabão.

A bactéria Escherichia coli fica no trato digestivo, mas é a grande causa de infecção urinária, principalmente nas mulheres por conta da questão anatômica da mulher. Essa bactéria também pode causar infecção urinária no homem, porém, nos homens que têm problemas de próstata aumentada.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

A Infecção do Trato Urinário (ITU), conhecida como infecção urinária, pode ocorrer na uretra, bexiga, ureteres e rins. É mais comum no trato inferior, composto pela bexiga e uretra. É um dos tipos de infecção bacteriana mais comuns no ser humano.

Não é indicado consumir frutas ácidas quando se está com infecção urinária. Apesar de frutas como o abacaxi, a laranja e o limão serem ótimas para a nossa saúde e agirem como antioxidantes e anti-inflamatórios, nesse caso, elas podem acabar irritando a bexiga e piorando o quadro.

Urocultura. É o exame que detecta e identifica a presença de bactérias no trato urinário. Os rins e a bexiga são ambientes estéreis, onde normalmente não há bactérias, portanto, a urocultura pode indicar a presença delas.

Vírus, bactérias, protozoários, fungos, platelmintos e nematelmintos são alguns exemplos de agentes etiológicos.

Os agentes transmissores de doenças ou vetores são organismos responsáveis por carrear patógenos em seus corpos, contaminando outros seres vivos.