Qual é o advérbio de quanto?

Perguntado por: acarvalho . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Em termos semânticos, «(o) quanto» é classificado como um advérbio de intensidade¹, fazendo parte da classe sintática dos advérbios de quantidade/grau.

Os advérbios de dúvida ou hesitação são aqueles que indicam incerteza ou hesitação nas frases. Exemplos: possivelmente, talvez, aparentemente, supostamente, provavelmente, acaso, casualmente, porventura, quiçá.

felizmente (advérbio) -

Os advérbios de causa são sentenças subordinadas que indicam a causa da ação da sentença principal. A conjunção mais frequente é porque, mas existem outras: desde que, bem, como, o que, no entanto, por isso, desde que, entre outros.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

O advérbio é a palavra que indica uma circunstância (modo, lugar, tempo). Ele pode modificar um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Exemplos: O vizinho fala alto.

Advérbio de ordem: depois; primeiramente; ultimamente; logo; sucessivamente; etc. Exemplos: Conversamos com Juliana e posteriormente com Rita. Depois de amanhã é feriado nacional.

abaixo, acima, adentro, adiante, afora, aí, além, algures (em algum lugar), alhures (em outro lugar), nenhures (em nenhum lugar), ali, aquém, atrás, cá, dentro, embaixo, externamente, lá, longe, perto.

Por que – O advérbio em questão denota uma noção referente à causa: Por que não compareceram à aula? Queremos saber por que não compareceram à aula.

Diferença entre adjunto adnominal e adjunto adverbial
adnominal faz referência a somente um substantivo, atribuindo características, modificando-o. Adjunto adverbial se refere, geralmente a um verbo, mas também pode modificar um adjetivo ou advérbio. Ele irá indicar uma circunstância.

ADVÉRBIO INTERROGATIVO DE MODO
Exemplo: Como terminaremos o trabalho?

Advérbio de afirmação
certamente, com certeza, decerto, efetivamente, por certo, realmente, seguramente, sem dúvida, sim. Exemplos: Sim, vou sair.

“sempre”: advérbio de tempo.

São as palavras que expressam tempo/período. Os advérbios de tempo mais comuns são hoje, amanhã, ontem, sempre, nunca, antes, depois, cedo, tarde, entre outros.

Advérbios de Negação: não, tampouco, nem, nunca, jamais, etc. Há também locuções de palavras que funcionam como um advérbio de negação, nestes casos são chamadas de Locuções Adverbiais de Negação. Exemplos: Locuções Adverbiais de Negação: de modo algum, de jeito nenhum, de forma nenhuma.

Grau superlativo
a) absoluto analítico: formado pela anteposição ao advérbio de outro advérbio de intensidade. Exemplo: Acordei muito cedo. Ele estava bastante calmo.

Os advérbios interrogativos introduzem uma pergunta, exprimindo uma ideia de tempo, de lugar, de modo ou de causa: quando, onde, como e porque: (1) «Quando fazes anos?» (2) «Onde moras?» (3) «Como vou para a tua casa?»

tristemente (advérbio) -

tris·te

MasculinoFeminino
Singulartristetriste
Pluraltristestristes