Qual é o advérbio de nunca?

Perguntado por: malmeida . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Em contextos específicos, palavras como “negativo”, “nenhum”, “nunca”, “jamais”, entre outras, podem ser classificadas como advérbio de negação, mas é necessário atenção aos casos. Exemplos: Eu nem vi isso passar.

Em alguns casos particulares, algumas palavras, como “nenhum”, “nada”, “nunca”, “jamais”, podem ser consideradas advérbios de negação se estiverem intensificando um adjetivo, um advérbio ou caracterizando um verbo. Ela nem foi à festa. Eu não estou nada convencido.

Advérbio de negação
As palavras que integram esse grupo, como o nome já define, são utilizadas com o objetivo de intensificar o sentido de negação. São elas: não; nem; nunca; jamais; de jeito nenhum; de maneira alguma; de modo algum; tampouco. Exemplos: Eu nem vi a novela hoje.

jamais. 1. Em tempo algum; nunca.

Significado de Nunca
advérbio Em hipótese alguma; de jeito nenhum; jamais: eu nunca vou participar deste programa de televisão.De modo algum; em nenhuma situação: nunca contarei seu segredo.De jeito nenhum; não: nunca na vida você irá nesta festa!

Advérbio de Modo
Assim, bem, mal, depressa, devagar, melhor, pior, levemente, fielmente, e em geral, várias palavras terminadas em -mente, que é o sufixo adverbial: Usado com Verbo: A estudante recebeu mal a notícia de que sua nota foi abaixo da média.

O advérbio é a palavra que indica uma circunstância (modo, lugar, tempo). Ele pode modificar um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Exemplos: O vizinho fala alto. (alto é um advérbio que indica o modo como o vizinho fala)

Classificação dos Advérbios

ClassificaçãoExemplos
Advérbios demonstrativosAqui, então, agora, aí, etc.
Advérbios relativosOnde, como, quando, etc.
Advérbios interrogativosQuando?, onde?, como?

2. Nunca vi na antiga terminologia gramatical um complemento circunstancial de negação; 3. Na verdade, com um não não estamos a modificar a ação/dar informação sobre as circunstâncias da realização da ação – estamos apenas a negar essa ação (frase afirmativa vs.

Advérbios de afirmação
São as palavras que complementam ou reforçam o sentido de afirmação. Os advérbios de afirmação mais comuns são sim, certamente, realmente, entre outros.

Advérbio de afirmação
certamente, com certeza, decerto, efetivamente, por certo, realmente, seguramente, sem dúvida, sim. Exemplos: Sim, vou sair.

Por exemplo, na Nova Gramática do Português Contemporâneo, talvez é incluído nesta subclasse ao lado de advérbios como acaso, porventura, possivelmente, provavelmente, entre outros2.

Advérbios de lugar: longe, perto, aqui, ali, lá, junto, acima, abaixo, embaixo, atrás, adiante etc.

Os adjetivos modificam um substantivo, atribuindo a ele características. Já os advérbios atingem uma classe maior de palavras — podem modificar verbos, adjetivos, um outro advérbio ou uma frase inteira. Ele acrescenta um fato novo a essas palavras, indicando onde, quando ou como aquilo que está sendo dito aconteceu.