Qual é o advérbio de bem?

Perguntado por: dbarreto . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Classificação dos Advérbios

ClassificaçãoExemplos
Advérbios de modoAssim, bem, debalde, depressa, devagar, mal, melhor, pior; e quase todos terminados em -mente: fielmente, levemente, etc.
Advérbios de negaçãoNão, tampouco (=também não)

De acordo com as circunstâncias que exprimem, os advérbios podem ser de modo, intensidade, lugar, tempo, negação, afirmação, dúvida, entre outros.

Advérbio de Intensidade: são as palavras que conferem a intensidade da ação. Advérbio de Afirmação: são os advérbios que têm a função de afirmar. Advérbio de Negação: são as palavras que exprimem a ideia de negar. Advérbio de Dúvida: são as palavras que expressam a ideia de incerteza.

Já mal, pode ser classificada como advérbio de modo, quando significa “incorretamente”, “erradamente”. Nesse caso, é invariável e seu antônimo é o advérbio bem.

O bem (do termo latino bene) é a qualidade de excelência ética atribuída a ações que estejam relacionadas a sentimentos de aprovação e dever.

Com pouca margem de erro: 12 com certeza, talvez, sem dúvida, certamente, obviamente, seguramente, provavelmente, decerto, por certo. Exemplo: Esse fato faz bem uns dois anos.

“Mal” é antônimo de “bem”. Já “mau” é antônimo de “bom”. Essa simples regra é suficiente para ajudar na hora de escrever. Mas, a seguir, vamos entender quando usar cada uma delas.

Advérbio - classe de palavras que modifica um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Na oração, "bem" é um advérbio de modo.

Advérbios de tempo
São as palavras que expressam tempo/período. Os advérbios de tempo mais comuns são hoje, amanhã, ontem, sempre, nunca, antes, depois, cedo, tarde, entre outros. Veja: Eu cheguei depois.

Como diferenciar o adjetivo do advérbio? Os adjetivos modificam um substantivo, atribuindo a ele características. Já os advérbios atingem uma classe maior de palavras, podendo modificar verbos, adjetivos, um outro advérbio ou uma frase inteira.

Advérbios de lugar: longe, perto, aqui, ali, lá, junto, acima, abaixo, embaixo, atrás, adiante etc.

Como dito anteriormente, onde costuma ser utilizado como advérbio de lugar ou como pronome relativo. Essa palavra possui noção de lugar, mas sempre no sentido estático, permanente, isto é, sem movimento.

Os advérbios de tempo informam quando uma ação aconteceu, assim como sua duração e frequência.

O que é um advérbio:
Advérbio é uma palavra invariável que acompanha o verbo, modificando seu sentido. Exemplos: Cheguei cedo (advérbio de tempo). Ele escreveu depressa (advérbio de modo). Eu estou aqui (advérbio de lugar).

Advérbios interrogativos
onde? (indicando lugar); como? (indicando modo); quando? (indicando tempo).

tristemente (advérbio) -

Na função de adjetivos, BOM e MAU sempre flexionam, concordando em gênero e número com o substantivo ou pronome a que se referem: Elas são boas / más. Truque: Nunca há dúvida entre BEM e BOM; ela ocorre sempre entre MAL e MAU. Por isso mesmo, o truque consiste em trocar MAL por BEM ou BOM.

Etimologia (origem da palavra bens). Plural de bem.

1 esmerado, caprichado, correto, acurado, aperfeiçoado, aprimorado, apurado, bem-acabado, bem-apresentado, bem-lançado, burilado, cuidado, preciso, primoroso.

Resposta: Fazer o bem significa ajudar alguém de forma espontânea e sem esperar algo em retorno, algo em troca. O interesse de ajudar as outras pessoas, seja como for, deve partir de da iniciativa própria, ainda que alguém lhe convite para fazer alguma ajuda humanitária.