Qual é o adubo rico em fósforo?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

A farinha de ossos é um fertilizante natural rico em fósforo, cálcio e nitrogênio, elementos essenciais ao crescimento, floração e frutificação das plantas. É um adubo orgânico muito seguro, não queima as plantas. Além disso é um forte estimulante da floração e frutificação.

Fosfatagem é a técnica de correção de fósforo do solo com aplicação via fertilizantes minerais, sendo os mesmos incorporados ou não no perfil do solo. Essa é uma prática que tem como objetivo a elevação da disponibilidade de fósforo do solo para níveis adequados.

Uma das principais maneiras de fornecer fósforo às plantas, é por meio da utilização de fertilizantes fosfatados, contudo, o fósforo é relativamente imóvel no solo e assim permanece próximo ao local em que foi colocado o fertilizante.

O fosfato natural, também conhecido como fosfato natural reativo, é um tipo de fertilizante de fósforo produzido principalmente a partir de rochas sedimentares, como a fosforita. Geralmente, essas rochas são formadas pela deposição de restos de animais marinhos e possuem alta porosidade e reatividade.

O adubo mineral NPK 4-14-8, fornece 4% de nitrogênio, 14% de fósforo e 8% de potássio, portanto a formulação 4-30-16 possui 4% de nitrogênio, 30% de fósforo e 16% de potássio.

O principal reservatório de fósforo na natureza são as rochas. O ciclo tem início quando as rochas sofrem intemperismo e liberam o íon fosfato no solo. Assim, esse composto pode ser carregado até os rios, oceanos e lagos ou incorporado por seres vivos.

Adubo para plantas
A borra do café é rica em nitrogênio, que é um dos três principais macronutrientes que alimentam as plantas. Além disso, a borra também previne algumas pragas. Mas cuidado: em excesso, ela pode ser prejudicial. Saiba mais sobre como o café age no solo aqui.

No plantio, o excesso de fósforo na cova ou sulco reflete, indiretamente, ao interferir na absorção ou no transporte, para a parte aérea, do cobre, ferro, manganês e zinco.

Como repor a deficiência de fósforo? O uso de fertilizantes é uma forma muito eficiente para resolver a falta de fósforo no solo. Soluções como o Fosfato Diamônico, superfosfato triplo e superfosfato simples são altamente recomendadas para o uso em locais onde é necessário suprir essa carência.

O fósforo da matéria orgânica para as plantas
Sendo essa manteria orgânica um adubo rico em fósforo e que apresenta algumas vantagens em relação ao fósforo proveniente dos fertilizantes minerais. Pois, o fósforo orgânico depois que passa pelo processo de mineralização, através da ação de microrganismos, torna-se lábil.

As principais formas encontradas de fósforo na solução do solo são os íons H2PO4 e HPO4. De maneira geral, os solos brasileiros apresentam altos teores de óxidos de ferro, alumínio e argila do tipo caulinita, além de um alto grau de intemperismo e baixos teores de matéria orgânica.

Regra geral, as fontes de proteína também são boas fontes de fósforo, tais como, carne vermelha, carne de aves, peixe e ovos. O leite e derivados também são boas fontes assim como as leguminosas, os cereais e os grãos.

O fósforo é um mineral importante para o desenvolvimento das plantas. Ele pode ser usado na agricultura, para a fertilização de espécies vegetais, e no tratamento de áreas degradadas, para a recuperação ambiental. O fósforo usado como adubo na agricultura é originado de rochas e da matéria orgânica.

Nitrogênio

Para um crescimento e produção saudável é importante que a fonte de nutrientes a ser utilizada seja o mais completa possível. Sendo que, para desempenhar funções de florescimento e frutificação, por exemplo, as plantas precisam do Nitrogênio para crescer flores e frutos.

O fosfato monoamônio (MAP) pode ser utilizado como fonte alternativa de fósforo em substituição ao fosfato bicálcico. O calcário Paraíso é tecnicamente viável para utilização na alimentação de poedeiras comerciais, pois não prejudica a produção e a qualidade da casca dos ovos.

Para atingir um aumento de fosfato específico, use a dose de acordo com a seguinte fórmula: 0.8vp = M, em que V = volume do tanque em litros, p = aumento desejado de fosfato e m = volume de produto para usar em mL. Por exemplo, para aumentar a 20 litros para 0,1 mg de fosfato / L você usaria: 0,8 * 20 * 0,1 = 1,6 mL.