Qual é o adubo potássio?

Perguntado por: aourique . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

É um fertilizante solúvel em água, sendo indicado para sistemas hidropônicos, adubação foliar e adubação via fertirrigação. Na irrigação por gotejamento em solos alcalinos, o sulfato de potássio pode acidificar ligeiramente o pH na zona radicular da planta, aumentando a disponibilidade de fosfato e micronutrientes.

O adubo com potássio possui atuação direta na fotossíntese das plantas, participa da ativação de sistemas enzimáticos, formação de amido, auxilia na absorção da água e no transporte e armazenamento de carboidratos.

Onde encontrar potássio para as plantas? O potássio é encontrado no solo na forma mineral, principalmente em minerais primários (feldspato, biotita e muscovita). Ainda, podemos encontrar esse mineral na forma de cátion na solução do solo. Em que, em alguns casos é uma das formas mais disponíveis de potássio.

Casca de banana
"Para usar a banana como adubo, triture a casca e a polpa e enterre ao redor da planta. A banana é uma ótima fonte de potássio", ensina Gabriela Pileggi, paisagista à frente do Jardineiro Fiel.

Três ingredientes caseiros podem compor um ótimo adubo NPK. São eles: borra de café coada (nitrogênio), casca de banana (potássio) e casca de ovo (cálcio). Basta bater tudo no liquidificador, acrescentar água até ficar bem diluído e pronto.

do esterco bovino tudo isso contém potássio e se potássio eles é disponibilizado mais rápido e isso vale também para adubação verde você faz uma prática de adubação verde por exemplo em isso ajuda na ciclagem de nutrientes ajudam.

A aplicação pode ser feita de duas formas, sendo posicionada ou disseminada. A posicionada é feita no momento do plantio, localizando o fertilizante a aproximadamente 7 cm da lateral da semente e 5 cm abaixo dela. Já a disseminada resulta em boa parte do potássio aplicado permanecendo no topo de 2 cm ou 5 cm do solo.

Sulfato de potássio (K2SO4)
Ele é muito utilizado como fonte de potássio e enxofre para as plantas. Isso por causa da sua alta concentração desses nutrientes: ele contém cerca de 50% de potássio sob a forma de K2O e 17% de enxofre sob a forma SO42-.

O fertilizante NPK 04-14-08 apresenta maior concentração de fósforo e potássio, possui um elevado complexo de macronutrientes e age diretamente na nutrição das plantas, melhorando o metabolismo e ativando o equilíbrio nutricional das plantações.

O adubo mineral NPK 4-14-8, fornece 4% de nitrogênio, 14% de fósforo e 8% de potássio, portanto a formulação 4-30-16 possui 4% de nitrogênio, 30% de fósforo e 16% de potássio.

As plantas deficientes em potássio crescem vagarosamente e desenvolvem pouco o sistema radicular. Os caules apresentam facilidade em quebrar, e pode ocorrer acamamento das plantas dependendo das condições de planta e ambiente.

Outro método de extração de potassa é a mineração por dissolução, em que se injeta salmoura (solução de sal em água) aquecida para retirar o potássio de minérios subterrâneos. A salmoura rica em potássio é bombeada para a superfície e depositada em poços, onde o mineral é posteriormente extraído.

Batata, batata-doce, beterraba, brócolis, cará, couve, couve-flor, espinafre e tomate.

Partindo desse princípio, é possível repor o potássio do solo ao estimular a atividade dos microrganismos solubilizadores de potássio. E para isso, é preciso contar com algumas boas práticas agrícolas, como evitar a aplicação de fertilizantes com altos teores de cloro e índice salino.

As cascas de banana podem ser enterradas inteiras ou picadas, próximo de plantas que gostam de potássio (como árvores frutíferas, por exemplo). Ao enterrar as cascas inteiras elas demorarão para apodrecer e, com isso, liberam o potássio mais lentamente no solo.

Esse é um nutriente indispensável para as plantas crescerem bem, além de reduzir o PH, que é a acidez do solo. Logo, podemos aplicar de diferentes formas. Em plantas que demandam mais acidez, como Hortênsia, Lírio e Azálea, as quantidades de farinha de casca de ovo serão pequenas: uma colher de chá já é o suficiente.

O esterco de galinha é considerado uma importante fonte de nutrientes que age como uma espécie de corretivo do solo. Quando comparado a outros estercos, como de vaca, ele mostra-se rico em nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio.

O uso da borra de café nas plantas é uma excelente forma de fornecer nutrientes, já que ela é rica em nitrogênio, carbono e matéria orgânica. Além disso, ela é levemente ácida, o que ajuda no fortalecimento do solo.

Rochas como dacito, rica em potássio; xisto, que potencializa a disponibilidade de nutrientes de outras rochas; e fonolito, fonte alterativa ao cloreto de potássio, podem ser consideradas "amigas" da agricultura.

Outra forma de usar a borra de café como um fertilizante, mais suave, pode ser misturar (apenas a borra de café) com água, na proporção de 100 gramas de borra de café para um litro de água. Borrife a mistura nos vasos ou canteiros.

a cálcio Magnésio e enxofre micronutrientes. fósforo né então Existem várias outras vantagens deixa adubo orgânico por isso que a gente sempre fala que as estratégias devem estar juntas o adubo mineral muito importante também para alguns casos.