Qual é o adoçante mais saudável?

Perguntado por: rgaspar9 . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

O adoçante mais saudável é o estévia e o xilitol, pois são os mais naturais. Apesar de não existirem comprovação clara do uso de adoçantes artificiais e desenvolvimento de doenças, os adoçantes mais naturais apresentam menor relação com desenvolvimento de doenças.

Prefira Adoçantes Naturais, Eles São mais Saudáveis

  • Stévia: Adoça 300 Vez mais que o Açúcar, Mas Possui Residual Amargo. ...
  • Xilitol e Eritritol: Poder Adoçante Semelhante ao Açúcar e Sem Gosto Residual. ...
  • Frutose: Ideal para Uso Culinário se Consumida com Moderação.

A Sulcralose pode ser 600 vezes mais doce que o açúcar e dependendo da marca pode conter de 0 a 5 calorias, enquanto a Stévia pode ter a sua potência doce de 100 a 400 vezes maior que o açúcar e possui zero calorias. O nosso organismo não absorve estes dois adoçantes, desta forma, a insulina não é produzida.

O Xilitol também é uma ótima opção de adoçante para diabéticos e pessoas que querem perder peso. Mas ao contrário da Stevia, o Xilitol contém algumas calorias – cerca de 2,4 calorias por grama – e pode causar pequenas alterações nos níveis de açúcar no sangue após o consumo.

Todo o mundo já ouviu falar em pelo menos algum mito sobre os adoçantes: que fazem mal à saúde, que podem levar ao desenvolvimento de Alzheimer, ao câncer, entre outras doenças. Na verdade, como qualquer outra substância que ingerimos na alimentação, adoçantes são seguros quando consumidos de maneira adequada.

5 ADOÇANTES MAIS NOCIVOS AO ORGANISMO HUMANO

  • Aspartame: Possivelmente o mais nocivo adoçante sintético, o aspartame é também um dos mais consumidos, principalmente por estar presente em muitos alimentos “diet”. ...
  • Sacarina Sódica: ...
  • Sucralose: ...
  • Acesulfame de Potássio (Acesulfame-K): ...
  • Ciclamato Sódico (Edulcorante E952):

Não há efeitos colaterais ou riscos comprovados associados ao uso do stevia. Porém, como qualquer outro adoçante, ele deve ser consumido com moderação.

Em relação ao zero cal aspartame, há estudos sobre sua segurança que falam que se for consumido acima das doses recomendadas (isso tem a ver com o peso de cada indivíduo), o aspartame pode causar "desequilíbrios" nas células de diversos tecidos no nosso corpo, desregulando a função das células e levando à inflamação, o ...

Segundo a pesquisa, nos grupos que usaram sacarina e sucralose, houve um impacto significativo na tolerância à glicose. Portanto, os exames mostraram um aumento na quantidade de açúcar circulando pela corrente sanguínea. Este é, exatamente, o quadro que aumenta o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2.

O corpo humano não reconhece a sucralose como um açúcar ou como um carboidrato, não é usada como fonte de energia e não afeta os níveis de glicose no sangue. Sendo assim, a sucralose é segura para diabéticos.

O adoçante sucralose tem um sabor parecido com o açúcar,possui zero calorias e não exige grandes quantidades para adoçar bem. Além disso, ele não é metabolizado pelo organismo, logo é completamente eliminado em até 24 horas. Por fim, a sucraloseresiste muito bem ao calor, portanto, ideal para o seu cafezinho!

Como adoçar sem açúcar
Para adoçar sucos, cafés, iogurtes naturais ou fazer receitas de bolos e doces, os melhores adoçantes são os naturais, como stévia, xilitol, eritritol, maltitol e taumatina, e podem ser usados em todo tipo de receitas e preparações.

Xilitol pode trazer problemas para a saúde
Pois é, ele chega a gerar gases e até diarreia. Aliás, o estômago acaba ficando mais irritadiço, algo que pode afetar com mais intensidade pessoas celíacas ou com intolerância à lactose.

Se você quer saber qual o verdadeiro adoçante stevia, e qual a melhor versão, saiba que a resposta é uma só: adoçante stevia da Color Andina. O produto é o único 100% natural e sem amargor do mercado.

Linea 100% Stevia é um adoçante dietético líquido 100% natural, extraído da Stevia Rebaudiana, uma planta com poder adoçante de 200 a 400 vezes maior que a sacarose (açúcar comum). A estévia é um adoçante natural, inofensiva à saúde e muito recomendada por médicos e nutricionistas.

O xilitol, o eritritol e a stévia, por exemplo, são as opções de adoçantes para diabéticos.