Qual é o adoçante mais natural?

Perguntado por: hcampos . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

O Xilitol é um adoçante natural e saudável encontrado na madeira e em vegetais. Tem calorias, mas inferiores as do açúcar convencional. Causa uma sensação refrescante na boca, por isso sendo recorrente em produtos bucais. Seu consumo acima de 30 gramas dia pode ter efeito laxativo.

Entretanto, a máxima da alimentação saudável e com menos artificiais, vale-se aqui. Os denominados adoçantes naturais – como o adoçante eritritol, maltitol, xylitol e stévia – devem ser priorizados. Isso porque sua obtenção é através de meios naturais, com poucos processos químicos.

Como adoçar sem açúcar
Para adoçar sucos, cafés, iogurtes naturais ou fazer receitas de bolos e doces, os melhores adoçantes são os naturais, como stévia, xilitol, eritritol, maltitol e taumatina, e podem ser usados em todo tipo de receitas e preparações.

O corpo humano não reconhece a sucralose como um açúcar ou como um carboidrato, não é usada como fonte de energia e não afeta os níveis de glicose no sangue. Sendo assim, a sucralose é segura para diabéticos.

O xilitol, o eritritol e a stévia, por exemplo, são as opções de adoçantes para diabéticos.

O que é Stevia? É um adoçante dietético 100% natural, desenvolvido com os adoçantes stévia e taumatina, visando atender aos consumidores que precisam adoçar seus alimentos e bebidas de maneira saudável e ainda manter seu sabor agradável.

No caso da stevia, dizemos que ela é baixa em carboidratos por ser muito, muito doce — muito mais doce do que o açúcar. Então, nós usamos quantidades muito pequenas dela, que bastam para adoçar o suficiente. Já o eritritol e o xilitol são açúcares de álcool, e por isso são classificados como 100% carboidratos.

Os piores adoçantes incluem adoçantes artificiais como sucralose, sacarina e aspartame, xarope de milho com alto teor de frutose, agave e xarope de arroz integral. É melhor evitar esses adoçantes, se possível.

Em relação ao zero cal aspartame, há estudos sobre sua segurança que falam que se for consumido acima das doses recomendadas (isso tem a ver com o peso de cada indivíduo), o aspartame pode causar "desequilíbrios" nas células de diversos tecidos no nosso corpo, desregulando a função das células e levando à inflamação, o ...

Segundo a pesquisa, nos grupos que usaram sacarina e sucralose, houve um impacto significativo na tolerância à glicose. Portanto, os exames mostraram um aumento na quantidade de açúcar circulando pela corrente sanguínea. Este é, exatamente, o quadro que aumenta o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Além da tâmara, outras opções como a uva, o figo, a banana e a cereja também são super adocicadas. A melhor maneira de usar frutas nas receitas é em forma de geleia, como as de cereja ou de figo. Outra opção de produto natural utilizado como adoçante é o açúcar de coco.

Ingestão diária aceitável: até 5mg/Kg/dia o que equivale a 140 gotas/dia (2 gotas/Kg de peso) ou 35 copos de refrigerante zero, considerando um indivíduo com 70Kg.

O mel, melado de cana e outros açúcares como o açúcar de coco e demerara são opções mais naturais para quem prefere adoçar o café no dia. Uma xícara de café com uma colher de chá de mel ou melado de cana, transforma o café.

já o aspartame, o ciclamato, a sacarina, o acessulfame K e a sucralose são praticamente isentos de calorias4 e podem ser incluídos na nutrição do diabético sem maiores problemas, respeitando os limites de consumo diário desses adoçantes (geralmente informados pelos fabricantes).

Adoçantes não calóricos são os melhores para diabéticos
“Para o paciente com diabetes, os melhores adoçantes são os não calóricos: sucralose, sacarina, ciclamato de sódio, aspartame, acessulfame de potássio e estévia“, afirma a endocrinologista Gabriella Rivelli Ramos.

Com o Adoçante Linea Sucralose Líquido 75mL é possível adoçar alimentos e bebidas sem se preocupar com as calorias e os malefícios do açúcar. O sabor do produto além de ser natural e sem fundo amargo, possibilita o uso para as mais diversas pessoas, de crianças a diabéticos.

o melhor pão para você é o pão 100% integral e sempre adicionar um fonte de proteína junto, como queijo ou ovo. Para controle glicêmico é de grande importância consumir carboidratos integrais e sempre associar uma fonte de proteína junto. Espero ter ajudado.

Mostrar especialistas Como funciona? Pré-diabéticos devem evitar o consumo de açúcar e carboidratos de alta carga glicêmica, durante todas as refeições. Sucos de frutas, procure consumir sem adoçar, uma vez que possuem o doce natural das frutas. Café utilize adoçante preferencialmente de estévia ou sucralose.

É importante saber que o açúcar mascavo e mel são mais saudáveis por conterem mais nutrientes, mas, assim como o açúcar branco, aumentam a glicemia e favorecem o ganho de peso. Passa por um leve processo de refinamento, porém, não recebe nenhum aditivo químico, preservando melhor seus nutrientes.

Efeitos colaterais e contraindicações
No caso de pessoas com diabetes, hipertensão ou problemas renais, crianças e mulheres grávidas, o seu uso deve ser orientado pelo médico ou nutricionista. Alguns estudos sugerem que a stevia crua poderia causar hipotensão ou interagir com os medicamentos para a diabetes.

Linea 100% Stevia é um adoçante dietético líquido 100% natural, extraído da Stevia Rebaudiana, uma planta com poder adoçante de 200 a 400 vezes maior que a sacarose (açúcar comum). A estévia é um adoçante natural, inofensiva à saúde e muito recomendada por médicos e nutricionistas.