Qual é o adoçante mais gostoso?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

A sucralose, embora seja artificial, tem sido a mais utilizada e recomendada pela comunidade científica, pela segurança de uso e pelo paladar mais agradável, já que não deixa gosto residual como outros adoçantes”, disse a nutricionista Alessandra Paula Nunes, da Salutem – Nutrição e Bem Estar.

Estévia. Último da nossa lista de adoçantes naturais, a estévia (ou stevia) é extraída das folhas da planta de mesmo nome, não possui calorias e é extremamente doce. Sim: cerca de 300 vezes mais doce que o açúcar comum.

O adoçante sucralose tem um sabor parecido com o açúcar,possui zero calorias e não exige grandes quantidades para adoçar bem. Além disso, ele não é metabolizado pelo organismo, logo é completamente eliminado em até 24 horas. Por fim, a sucraloseresiste muito bem ao calor, portanto, ideal para o seu cafezinho!

O sabor do xilitol é doce, levemente mentolado e sem sabor residual, o que o torna semelhante ao gosto do açúcar comum. Entretanto, o xilitol possui 40% menos calorias do que o açúcar. O xilitol encontrado em lojas é vendido na forma de um pó branco e cristalino.

Tanto o adoçante quanto o açúcar fazem mal em excesso. Por isso, é importante evitar alimentos que possuem altas quantidades, como os processados e industrializados, por exemplo. O cuidado na escolha deve ter uma atenção maior para pessoas diabéticas, alérgicas ou que possuem algum tipo de restrição alimentar.

5 ADOÇANTES MAIS NOCIVOS AO ORGANISMO HUMANO

  • Aspartame: Possivelmente o mais nocivo adoçante sintético, o aspartame é também um dos mais consumidos, principalmente por estar presente em muitos alimentos “diet”. ...
  • Sacarina Sódica: ...
  • Sucralose: ...
  • Acesulfame de Potássio (Acesulfame-K): ...
  • Ciclamato Sódico (Edulcorante E952):

Os piores adoçantes incluem adoçantes artificiais como sucralose, sacarina e aspartame, xarope de milho com alto teor de frutose, agave e xarope de arroz integral. É melhor evitar esses adoçantes, se possível.

Outro truque da culinária diet é juntar umas gotas de essência de baunilha às receitas. Isso disfarça o gosto meio amargo que às vezes surge no finalzinho das colheradas. Vale ainda incluir suco de laranja ou limão sempre que possível. É que nossas papilas gustativas são mais sensíveis aos sabores ácidos.

Adoçantes: menos calorias e maior poder adoçante
Vale lembrar que os sachês de açúcar costumam ter 6 gramas e os de adoçante têm apenas 800 mg, pois as versões artificiais são muito mais doces. Já os adoçantes líquidos não apresentam quantidades significativas de calorias.

Ingestão diária aceitável: até 5mg/Kg/dia o que equivale a 140 gotas/dia (2 gotas/Kg de peso) ou 35 copos de refrigerante zero, considerando um indivíduo com 70Kg.

"Os resultados claramente indicam que consumir alimentos adoçados com sacarina pode levar a um aumento de peso e da taxa de gordura maior do que o consumo de açúcares calóricos", diz o estudo.

Uma das principais vantagens do adoçante é que ele contém uma quantidade de calorias muito mais baixa do que o açúcar. Ou seja: não contribui para o consumo calórico, o que dá uma força para quem está querendo perder peso. Mas tem que mexer o corpinho, né gente!

Confira agora 8 opções saudáveis para substituir o açúcar em sua dieta

  1. Mel de abelha. O mel que é produzido pelas abelhas é um adoçante natural que substitui o açúcar. ...
  2. Stevia. ...
  3. Açúcar de coco. ...
  4. Xilitol. ...
  5. Melado de cana. ...
  6. Açúcar mascavo. ...
  7. Eritritol. ...
  8. Maple syrup.

Café utilize adoçante preferencialmente de estévia ou sucralose. As frutas por conterem alto teor de frutose, açúcar natural das frutas, devem ser consumidas com moderação.

No caso da stevia, dizemos que ela é baixa em carboidratos por ser muito, muito doce — muito mais doce do que o açúcar. Então, nós usamos quantidades muito pequenas dela, que bastam para adoçar o suficiente. Já o eritritol e o xilitol são açúcares de álcool, e por isso são classificados como 100% carboidratos.

O xilitol é extraído de fibras de frutas, vegetais e cogumelos. Acredita-se que ele é até 40% menos calórico do que o açúcar, ao mesmo tempo que tem um poder adoçante similar. Por outro lado, seu consumo em excesso pode trazer desconforto intestinal, flatulências, diarreia e irritação intestinal.