Qual é o ácido mais forte do mundo?

Perguntado por: ebernardes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

ácido sulfúrico

É o fluorantimônico, cuja acidez supera a mais alta encontrada na natureza:o. ácido sulfúrico a 100%.

A facilidade com que os ácidos se ionizam em água e outros solventes é medida pela força do ácido, sendo que, ácidos fortes liberam H+ com maior facilidade. Vejamos: Ácidos fortes: HI (ácido iodídrico), HBr (ácido bromídrico) e HCl (ácido clorídrico).

O ácido sulfúrico é classificado como um dos ácidos mais perigosos que existem, devido ao seu poder corrosivo e desidratante. Em contato com a pele, o ácido pode provocar queimaduras graves por meio de uma reação de desidratação, decompondo proteínas, carboidratos e lipídios presentes na pele e nos músculos.

ácido fluorídrico

O professor Walter – assim como muitos professores de química – tem conhecimento que o ácido fluorídrico (HF) é capaz de dissolver um corpo pela destruição dos tecidos e também promover a descalcificação de ossos e dentes.

Ácido fluorídrico

Ácido fluorídrico (HF)
Para sumir com o corpo, Walter pede para que ele compre no mercado Ácido Fluorídrico, representado pela fórmula HF, um ácido que deve ser guardado em recipientes de plástico, já que, ao entrar em contato com vidro ou cerâmica, corrói.

Quando o aço-carbono entra em contato com ácido sulfúrico concentrado, ocorre ataque imediato do metal com formação de uma quantidade significativa de gás hidrogênio e íons ferrosos.

Perigos mais importantes: corrosivo, altamente tóxico por ingestão e muito Tóxico por inalação. queimaduras à pele, aos olhos, ao sistema respiratório e trato digestivo. Exposições prolongadas ou repetidas, a concentrações acima do limite de exposição, podem causar descoloração dos dentes.

Ácido hialurônico

Ácido hialurônico
Os primeiros têm intensa capacidade de reter água na pele e, assim, mantêm a hidratação cutânea. Os segundos penetram profundamente na pele, chegando à derme, onde consegue aumentar a produção do ácido hialurônico, promovendo revitalização eficaz da pele.

íon-hidróxido

O íon-hidróxido é a base mais forte possível em soluções aquosas, mas existem bases com forças muito maiores do que pode existir na água.

O HCl é considerado forte pois praticamente todo H+ do ácido é ionizado, ou seja, a concentração de hidrônio se encontra bastante elevada. Importante frisar que, no caso dos ácidos fortes, o equilíbrio não é estabelecido, pois todo ácido é ionizado.

Ácidos fortes: ácido clorídrico (HCl), ácido iodídrico (HI), ácido sulfúrico (H2SO4). Ácidos moderados: ácido fluorídrico (HF), ácido fosfórico (H3PO4).

Adenina, guanina, citosina, timina e uracila
As bases nitrogenadas são compostos químicos que possuem nitrogênio em sua composição.

Ácidos fortes são substâncias que, quando adicionadas à água, são capazes de produzir, por meio de ionização, cátion hidrônio e um ânion qualquer. Os ácidos nítrico (HNO3) e sulfúrico (H2SO4) são exemplos de ácidos fortes.

ácido clorídrico

O ácido clorídrico é muito corrosivo. Mesmo em concentrações baixas e medianas (como dentro do estômago), ele é capaz de destruir uma série de objetos.

Por inalação: de vapores causa tosse, espirros, irritação no nariz com sangramento, broncoespasmo, queda respiratória, edema pulmonar, enfisema e danos no aparelho respiratório. Por ingestão: causa corrosão da mucosa da boca, garganta e esôfago, com dor epigástrica, náuseas e vômitos cor de café.