Qual é o acento da cobrinha?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

O til, também conhecido como "cobrinha" (~), não é propriamente um acento. Na língua portuguesa, o til só é utilizado nas vogais "a" e "o" para indicar sua nasalização. Assim aparece na vogal nasal ã e nos ditongos nasais: ãe, ãi, ão e õe.

O circunflexo (^) é um sinal diacrítico usado na escrita dos alfabetos grego e latino utilizado em diversos idiomas, tanto como na romanização e na transcrição linguística.

O acento agudo (´) é o sinal gráfico usado acima das vogais para indicar a sílaba tônica com som aberto em algumas palavras. Há regras específicas para seu uso, já que nem todas as palavras da língua portuguesa precisam de acento agudo para indicar a sílaba tônica.

São eles:

  • Acento agudo. O acento agudo possui a função de indicar as vogais tônicas. ...
  • Acento circunflexo. O acento circunflexo é utilizado nas vogais “a”, “e” e “o”. ...
  • Til. O til é um acento que usamos para indicar a nasalidade nas vogais. ...
  • Acento grave. Esse acento é também conhecido como crase.

Na língua portuguesa, existem três tipos de acento: acento agudo (´) acento grave (`) acento circunflexo (^)

As palavras oxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a última) que terminam em a/as, e/es, o/os, em/ens são acentuadas: carajás, café, invés, parabéns, porém.

Acento circunflexo [ ^ ] é um sinal de acentuação colocado sobre as vogais “a”, “e” e “o” tônicas e fechadas de uma palavra, de acordo com as regras da língua portuguesa.

A solução é muito simples: basta segurar o shift apenas ao digitar a tecla do acento. Depois, sem manter qualquer tecla pressionada, digite a letra que deve ganhar a acentuação.

Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico.

minhocas (nome masculino) -

Acento circunflexo (^): que indica a sílaba tônica e que a vogal tem som fechado. Exemplos: estômago e você.

Resumo sobre acento agudo
O acento agudo [ ´ ] é usado em uma vogal tônica aberta; já o circunflexo [ ^ ], em uma vogal tônica fechada. Atualmente, o acento grave [ ` ] é usado apenas para indicar a ocorrência de crase.

Reforma ortográfica: acentos que caíram

  • O circunflexo do ditongo ôo diz adeus. ...
  • O acento do hiato êem some. ...
  • O agudo do u tônico dos verbos apaziguar, averiguar, arguir & cia. ...
  • O i e u antecedidos de ditongo perdem o grampo. ...
  • Os ditongos abertos éi e ói mandam o acento bater em retirada. ...
  • Os acentos diferenciais se vão.

Origem da cedilha
Ainda que não mais seja usada no espanhol desde o século XVIII, a Ç tem sua gênese na Espanha. A palavra vem de "ceda", nome da letra Z, em espanhol. Originalmente, o “tracinho” que se coloca abaixo do C era um pequeno Z cuja finalidade era indicar que a letra correspondia ao som de S.

As palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. Ou seja, cuja pronúncia tem mais força e intensidade. Apesar dessa ênfase, a maioria das paroxítonas não possuem o acento gráfico. Além disso, elas representam a maior parte das palavras da língua portuguesa.

É da crase que estamos falando, representada por aquele sinalzinho que se parece com o acento agudo, mas só que ao contrário, lembra-se? Não pare agora...

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

O uso do “til” faz com que, ao lermos as palavras com esse sinal, elas tenham o som nasal, que sai pelo nariz e pela boca. Repita as palavras e teste: anã, camarão, mãos, põe, balões, compõem.