Qual é o ABC do trauma?

Perguntado por: yteixeira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

C | ABCDE do trauma: como avaliar o estado circulatório do paciente. Nessa etapa devemos identificar choque e manter a circulação avaliando 4 parâmetros: pele, pulso, perfusão e hemorragias (sangramentos externos). Ainda, deve-se identificar principais locais de sangramento: tórax, pelve, abdome e ossos longos.

O "x' de hemorragia exsanguinante ou seja hemorragia externa grave foi acrescentado ao acrônimo que agora passa a ser XABCDE.

B – Respiração (ventilação e oxigenação)
Para tal, é necessário expor o tórax do paciente, realizar inspeção, palpação, ausculta e percussão. Verificar se a respiração é eficaz e se o paciente está bem oxigenado.

O ABC da Vida consiste em Vias Aéreas (do Inglês, Airway), Respiração (Breathing) e Circulação (Circulation). Checados nesta ordem, você pode assumir que a vítima não apresenta uma situação imediata de ameaça à vida por comprometimento dos ABC`s. Restabeleça as Vias Aéreas para permitir a respiração.

C | ABCDE do trauma: como avaliar o estado circulatório do paciente. Nessa etapa devemos identificar choque e manter a circulação avaliando 4 parâmetros: pele, pulso, perfusão e hemorragias (sangramentos externos). Ainda, deve-se identificar principais locais de sangramento: tórax, pelve, abdome e ossos longos.

Como funcionam as etapas do método?

  • A de airway- via aérea. Nesta etapa, deve-se examinar cuidadosamente o controle da coluna cervical. ...
  • B de breathing – respiração. O objetivo desta fase é checar se a pessoa está realmente respirando. ...
  • C de circulation – circulação. ...
  • D de disability – incapacidade. ...
  • E de exposure – exposição.

Passo “A” (Airway) – Vias aéreas com controle cervical; 2) Passo “B” (Breathing) – Respiração (existente e qualidade); 3) Passo “C” (Circulation) – Circulação com controle de hemorragias; 4) Passo “D” (Disability) – Estado neurológico 5) Passo “E” (Exposure) – Exposição da vítima (para abordagem secundária).

primeiros socorros - os três esses

  • 1.SEGURANÇA NO ATENDIMENTO.
  • E AVALIAÇÃO:
  • DA REGRA DOS TRÊS ESSES:
  • a) CENA DO ACIDENTE (SCENE)
  • b) SEGURANCA (SECURITY)
  • c) SITUAÇÃO (SITUATION)

Se trata da avaliação primária do paciente traumatizado, de forma esquematizada, para maior eficiência. A: Via aérea (Airway); B: Respiração (Breathing); C: Circulação; D: Avaliação neurológica; E: Exposição.

B: Ventilação e respiração
Vocês já sabem: todo paciente vítima de trauma deve receber oxigênio suplementar. Se o paciente não estiver intubado, a oferta se dará por meio de máscara facial, com O2 a 100%, com fluxo de 10L/min.

Os itens que compõem o mnemônico “XABCDE” consistem em: “X” (controle de hemorragia exsanguinante); A (airways) vias aéreas com controle da coluna cervical; B (breathing) respiração e ventilação; C (circulation) circulação com controle da hemorragia; D (disability) estado neurológico; E (exposure) exposição e controle ...

C. A letra C do “ABCDE” do protocolo de trauma refere-se à etapa que visa justamente observar a circulação sanguínea do paciente, com a adoção de possíveis medidas para conter sangramentos e hemorragias.

O protocolo de trauma é um conjunto de cuidados básicos de extrema importância em acidentes, visando garantir a sobrevivência dos indivíduos envolvidos. Utilizando o mnemônico “A B C D E”, o profissional pode manter o paciente acidentado a salvo até sua chegada no hospital, local com mais recursos para o atendimento.

A sigla vem das três cidades que, originalmente, formavam a região em um único município, sendo: Santo André (A), São Bernardo do Campo (B) e São Caetano do Sul (C). Às vezes, Diadema (D) é incluída na sigla.

O alfabeto passa a ter 26 letras, dispostas da seguinte forma: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z, como comumente víamos.