Qual é o abacate mais gostoso?

Perguntado por: acosta6 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

De acordo com o especialista, os abacates Fortuna e o Margarida são os mais apreciados pelos brasileiros, porque são mais docinhos. O Avocado é ideal para fazer guacamole. O Geada é indicado para o preparo de cremes. Se você quer um suco ou um smoothie, é melhor escolher o abacate Quintal.

O paladar e a cultura brasileira de consumo de abacate estão sujeitas as receitas tipicamente mais adocicadas, por isso, o Fortuna e o Margarida acabam sendo os mais presentes nos mercados brasileiros.

O abacate Hass é a variedade de abacate mais popular do mundo. Nos Estados Unidos, o consumo per capita de abacates, com mais de 95% constituído por abacates Hass, triplicou desde o início dos anos 2000, segundo o USDA.

De acordo com o especialista, os abacates Fortuna e o Margarida são os mais apreciados pelos brasileiros, porque são mais docinhos. O Avocado é ideal para fazer guacamole. O Geada é indicado para o preparo de cremes.

A variedade Hass de abacate é a mais interessante comercialmente no mundo, principalmente devido à sua qualidade superior, sabor e longa vida útil.

Pode-se concluir que existe potencial de mercado para o abacate, principalmente para as cultivares Quintal, Fortuna, Geada e Margarida, consideradas mais apreciadas pelos consumidores.

Para escolher o abacate ideal, uma dica é observar se a casca está verde e brilhante e sem amassados. Também vale apertar levemente a fruta. "Ela não deve estar dura nem mole demais, deve estar firme", diz Cynara Oliveira, nutricionista e supervisora do Departamento de Nutrição do Hospital Santa Lúcia, de Brasília.

O Abacate Manteiga (Persea americana) é o mais doce e o mais cultivado no Brasil e tem como características frutos grandes com formato alongado, casca lisa e coloração verde. Seu nome é devido a sua polpa ter textura de manteiga e amarelada, macia e muito saborosa. Muito utilizado em cremes, doces e in natura.

Sua safra vai de maio a novembro. – Hass (A) – também conhecido como avocado, possui casca rugosa e é o menor dos abacates cultivados por aqui. Sua safra é bem extensa, dependendo da região de plantio, indo de março até outubro. É a variedade mais cultivada em todo o mundo.

O abacate quintal é uma das variedades mais pesadas: possui cerca de 500g a 900g, mas podendo facilmente ultrapassar 1kg. Ótimo para receitas de sucos e smoothies! Que tal uma receita diferente para saborear essa variedade? Bata o abacate e a água até ficar bem até ficar cremoso.

O Abacate Breda é de tamanho mediano, muito bonito, saboroso com uma polpa amarela, adocicada e uma casca mais lisa de cor verde intensa. O Abacate Breda é pertencente ao Grupo floral "A". Época de maturação: Junho a Outubro. Tamanho da muda: Mínimo de 50cm, da base à ponta da planta.

São Paulo é responsável pelas maiores área e produção no Brasil.

Abacate ouro-verde: casca verde, textura da casca rugosa, espessura da casca média, coloração da polpa amarela. Avocado hass: casca verde a roxa, textura da casca rugosa, espessura da casca grossa, coloração da polpa amarela.

Nas variedades do grupo A, as flores abrem primeiro como femininas pela manhã, fechando-se no fim da manhã ou no início da tarde. No dia seguinte, essas mesmas flores abrem como masculinas pela tarde. Nas variedades de abacate do grupo B, as flores abrem como femininas no início da tarde do primeiro dia de floração.

As duas frutas são riquíssimas em nutrientes e muito benéficas ao nosso organismo. No entanto, o avocado é ainda mais nutritivo, pois tem uma concentração maior de gorduras boas, vitaminas e minerais. E, além disso, o avocado também é 10% menos calórico que um abacate tradicional.

O abacate Hass possui mais gordura e menos água que o abacate tropical, tornando-o mais cremoso e rico em sabor. Por isso, ele é excelente para a guacamole, torradas, mousse de chocolate vegano, molhos, sopas ou preparações quentes.

O abacateiro fiapo é o tipo mais rústico e comum dos abacates encontrados nos pomares da Amazônia. Ele produz uma grande quantidade de flores e frutos, que no norte são considerados pequenos e fibrosos, mas esta variedade de planta é bastante utilizada para cruzar com abacates maiores e mais apreciados.