Qual é melhor torque ou potência?

Perguntado por: amartins5 . Última atualização: 30 de maio de 2023
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Conceitualmente falando, torque é trabalho. O trabalho de subir um aclive é o mesmo se feito por um carro de 50 cv ou outro de 500 cv. Ambos vão subir a ladeira, vão realizar o mesmo trabalho. Só que o mais potente fará o percurso em um tempo incomparavelmente menor, por ter mais potência.

Se você quer empurrar algo em linha reta (o carro sem bateria) é força, se você quer fazer algo girar, essa aplicação de força passa a se chamar torque. Quando você pedala uma bicicleta, você está aplicando torque sobre o pedivela. Torque é simplesmente a força rotacional.

Dos dois, o torque é o responsável pela capacidade do motor produzir força motriz, ou seja, o movimento giratório. É essa força que faz o veículo sair da inércia, arrancar e vencer ladeiras íngremes sem que você precise efetuar muitas trocas de marchas.

Se o uso do veículo for urbano, procure escolher motores que possuam seus picos de torque com baixas rotações (entre 1.500 e 2.500 rpm, rotações por minuto, rpm). Dessa forma, você terá um carro "mais esperto" em baixas velocidades. Nos carros 1.0, o valor do torque fica próximo dos 9,5 kgfm.

O torque máximo de um carro geralmente se dá em um ponto específico, que pode ser entre 2.800 e 4.000 rpm.

Audi e-tron S Sportback
O e-tron S Sportback, um SUV-Coupê, é o carro com o maior torque (973 Nm) da marca a nível mundial. E esse é o principal diferencial em relação à versão lançada em 2020, com uma configuração bem similar à de 2021.

Em resumo, a maior robustez de um motor a diesel é necessária justamente porque ele tem a taxa de compressão mais elevada e, consequentemente, gera mais torque.

Essa força é produzida pelo sobe-e-desce dos pistões. O movimento desses componentes ao longo de seu curso gira o virabrequim, um eixo interligado às rodas motrizes. A partir dessa atividade mecânica, o carro ganha impulso.

O torque, geralmente expresso em kgf. m (quilograma força por metro) ou Nm (Newton por metro) é a capacidade do motor de fazer um esforço, ou seja, gerar energia.

A potência é a capacidade de um motor de executar uma tarefa em um determinado tempo. Mais potência significa menos tempo. Ela é o resultado da relação entre o torque e a quantidade de rotações (ciclos dos cilindros). Portanto, é a potência que permite a um veículo atingir boas velocidades.

Torque pode ser tanto estático quanto dinâmico. Um toque estático é aquele que não produz uma aceleração angular. Alguém empurrando uma porta trancada está aplicando um torque estático sobre a porta, pois a porta não está rotacionando nas dobradiças, apesar da força aplicada.

Um motor com torque de 1 kg.cm é capaz de suportar um peso de 1 kg a uma distância radial de 1 cm.

Torque, ou momento de uma força, consiste na ação de girar ou torcer um corpo em torno do seu eixo de rotação (polo) por meio da aplicação de uma força. Para aplicarmos um torque sobre um corpo, é necessário que a força aplicada sobre ele não coincida com o seu eixo de rotação.

Essa medida foi adotada no mundo automotivo com uma conta um pouco diferente da criada por Watt. Nesse cenário, o torque multiplicado pelo giro do motor e dividido por 5252. Assim, um cavalo de potência equivale a 735,5 Watts.

Cilindrada do motor x Potência
Se o motor é capaz de processar mais combustível, logo ele deve ser mais potente. Mas essa análise não deve ser feita isoladamente. A potência é o resultado de uma série de fatores, e as cilindradas do motor são apenas um deles.

“Considero adequada a relação entre 8 kg/cv e 10 kg/cv”, afirma o professor de engenharia mecânica da FEI Ricardo Bock.