Qual é melhor suplex ou lycra?

Perguntado por: asalazar5 . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

O suplex é o mais adequado para a prática de esportes que necessitem de muita amplitude de movimento, além de facilitar a transpiração, assim como uma secagem mais rápida. Pelas características de sua fibra, o material retém menos odores externos do que a lycra.

A LYCRA® é uma fibra composta por uma grande quantidade de elastano, que possui natureza sintética. O elastano, por sua vez, é responsável por garantir uma elevada elasticidade para as peças, além de durabilidade. Para você ter uma ideia, é possível estender roupas com elastano em até sete vezes o seu tamanho original.

Como vimos anteriormente, o suplex de elastano é mais fino e maleável, já o suplex de poliamida é mais grosso e resistente.

poliamida

Leggings, shorts e tops
Ao optar pelo uso de leggins, shorts e tops, o tecido mais indicado é a poliamida. Com ela, qualquer uma dessas peças se moldam de forma perfeita ao seu corpo. Além disso, a poliamida é bastante leve, macia e não impede que o seu corpo realize corretamente o processo de transpiração.

Enquanto o suplex é utilizado em roupas esportivas, como calça fitness, tops e blusas, a poliamida é usada em roupas esportivas, íntimas e de proteção individual. Dito isso, a escolha entre os dois tecidos dependerá exclusivamente da finalidade em que eles serão aplicados.

lycra

Por isso, o tecido deve ser leve, com baixa capacidade de absorção de água e possibilitar boa aderência da peça ao corpo. o tecido mais indicado para confecção de biquínis, sungas e maiôs é a lycra que tem, em sua constituição, poliamida e elastano.

Composição: 96,00 % Poliéster; 4,00 % Elastano.

Trilobal. O trilobal é constituído por fibras especiais de poliéster, o que o torna parecido com a Lycra, mas pode ser considerado um tecido mais “luxuoso”.

Pode ser feito em duas versões: por fibra de poliéster com elastano e outra de poliamida com elastano. No entanto, o suplex de poliéster é uma malha mais fina e com boa maleabilidade, enquanto que o de poliamida é mais firme, com corpo e resistência maior.

O tecido spandex, também conhecido como lycra, é muito utilizado na confecção de vestuário feminino. Porém, hoje em dia, é usado para fabricação de diferentes peças de cama, mesa e usos diversos para o lar.

O elastano, muito conhecido como lycra, surgiu no mundo da moda no final da década de 1950 e nunca mais deixou de ser utilizado.

Conhecida pelo caimento e elasticidada, essa versão da malha suplex tem sua superfície texturizada, dando um efeito muito macio ao toque. Malha leve, muito utilizada para roupas esportivas, moda praia e confecções de verão.

Uso: O suplex é um tecido bastante flexível, bem macio, com ótimo caimento e super resistentes. São mais resistentes que a Helanca e são aqueles tecidos geralmente encontrados em biquinis, maiôs. Calças em suplex protegem bem o corpo e são bastante utilizados no mundo da dança. Adequada para outono e inverno?

Procure por peças que contenham uma boa combinação entre ambos, como um tecido composto por 87% poliamida e 13% elastano, por exemplo. Esse combo torna a legging confortável para você, ao mesmo tempo que não compromete seu movimento, além de ser muito macio.

O suplex zero transparência, por exemplo, é uma fibra composta por poliamida com elastano, muito usada na confecção de peças da moda fitness. Além disso, a tecnologia NEO SHAPE reveste a legging internamente com fios pretos, impedindo a sua transparência, mesmo nas peças de cores claras.

O suplex de poliamida leve é um tecido leve, com transparência, delicado e com toque sedoso. Muito utilizado para forro e confecção de blusas leves. O suplex é um tecido conhecido por sua durabilidade, resistência, não desbotar, não deformar e ter secagem rápida.

O melhor modelo de calça para treinar, sem dúvidas, é o jogger. Este modelo de calça é comumente feito de moletom ou tecido sintético e te permite maior flexibilidade de movimentos na hora do treino.

Continuar lendo Qual é o tecido suplex?