Qual é melhor para ansiedade alprazolam ou clonazepam?

Perguntado por: vximenes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Ademais, os dois causam sedação e relaxamento muscular e são anticonvulsivantes e ansiolíticos. Além disso, a diferença entre eles se dá na duração dos efeitos, no perfil de ação e nas circunstâncias de uso. Em geral, se usa o clonazepam em episódios pontuais. Já o alprazolam, por sua vez, é para uso de forma contínua.

O alprazolam deve ser usado somente com indicação e acompanhamento médico. E vale ressaltar que jamais deve ser feito o uso recreativo dessa substância. Xanax e outras drogas têm sido utilizadas por pessoas que não têm os distúrbios listados na seção da bula que diz para que serve o alprazolam.

Medicamentos Similares: Alfron®, Altrox®, Apraz®, Constante®, Neozolam®, Teufron®, Tranquinal®, Tranquinal SLG® Zoldac®.

Além disso, a diferença entre eles se dá na duração dos efeitos, no perfil de ação e nas circunstâncias de uso. Em geral, se usa o clonazepam em episódios pontuais. Já o alprazolam, por sua vez, é para uso de forma contínua.

Transtornos de ansiedade (generalizado e na síndrome de pânico e seus sintomas - associadas ou não à agorafobia) Transtornos de ansiedade relacionados a outras condições (como abstinência de álcool)

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.

ansiedade: iniciar com 0,25 a 0,5 mg, 3 vezes por dia. síndrome do pânico: iniciar com 0,5 mg, 3 vezes por dia e ir aumentando gradualmente as doses em 1 mg por dia (com intervalos de 3 a 4 dias), até chegar a 4 mg por dia, em média (alguns casos podem chegar a dose máxima de 10 mg por dia).

No tratamento de transtornos de ansiedade em alguns pacientes, a ação do alprazolam no alívio dos sintomas foi rápida. Uma dose administrada pela manhã pode trazer o efeito dentro de 1 h a 2 h após a administração em adultos saudáveis.

Diazepam (Valium); Lorazepam (Lorax); Clonazepam (Rivotril).

Ele funciona aumentando a atividade de substâncias neurotransmissoras no cérebro, como o ácido gama-aminobutírico (GABA), que faz com que a atividade no sistema nervoso central diminua, o que causa um efeito tranquilizante, reduzindo os efeitos da ansiedade.

A abstinência pode surgir entre 24 e 72 horas após a interrupção do tratamento, apresentando efeitos como ansiedade, insônia, irritabilidade, explosões de choro, distúrbios de humor e sonhos vívidos, além de sintomas neurológicos e motores como tonturas, vertigens, cefaleia, falta de coordenação motora, alterações de ...

Uma overdose de alprazolam pode ser fatal. Os sintomas de overdose podem incluir sonolência extrema, confusão mental, fraqueza muscular, perda de equilíbrio ou coordenação, sensação de tontura e desmaio.

O clonazepam é um medicamento benzodiazepínico usado no tratamento de ansiedade, transtornos do humor, entre outras condições. Ele também é muito conhecido por Rivotril, marca comercial do medicamento de referência.

Sistema nervoso: lentidão, sonolência, tonturas, ataxia, hipotonia muscular. Em alguns casos, observaram-se cefaleia e aumentos de crises de epilepsia. Oculares: aparência de olho vítreo e distúrbios reversíveis da visão. Distúrbios cardiovasculares: dor torácica, palpitação, insuficiência cardíaca.

Clopam 0,5mg, caixa com 200 comprimidos (embalagem hospitalar)

Após administração oral, alprazolam (princípio ativo deste medicamento) é rapidamente absorvido. A concentração máxima do medicamento no organismo ocorre 1 hora ou 2 horas após a administração. No tratamento de transtornos de ansiedade em alguns pacientes, a ação de alprazolam no alívio dos sintomas foi rápida.

Se ministrado à noite, ele pode induzir ao sono. Mas Pamela destaca que, apesar de causar sonolência, o alprazolam não é a melhor indicação para dormir ou combater a insônia, inclusive pelo risco de dependência. Há outros medicamentos direcionados a esse tipo de tratamento.

A prática de meditação e/ou mindfulness, também chamada de atenção plena, traz inúmeros benéficos para quem tem ansiedade. Tirar alguns minutos para não pensar em nada, concentrando-se somente em respirar profundamente, melhora a concentração, eleva o humor e reduz a preocupação.